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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6878
Tipo do documento: Dissertação
Title: Apoio à Decisão na Gestão Orçamentária em uma Universidade Pública por Meio da Avaliação de Desempenho Construtivista
Other Titles: Decision Support in Budget Management at a Public University through Constructivist Performance Assessment
Autor: Krudycz, Luiz Carlos 
Primeiro orientador: Martins, Vinícius Abílio
Primeiro membro da banca: Martins, Vinicius Abilio
Segundo membro da banca: Toigo, Leandro Augusto
Terceiro membro da banca: Petri, Sergio Murilo
Resumo: A necessidade por mais eficiência e eficácia na utilização dos recursos orçamentários, demanda dos gestores públicos a adoção de mecanismos de controle que ofereçam subsídios para a tomada de decisão e que contribuam para o aprimoramento das suas técnicas de gestão. Neste sentido, fazer uso de ferramentas que proporcionem uma avaliação e análise com profundidade, utilizando-se de critérios que abarcam o orçamento público, bem definidos e transparentes, torna-se um instrumento de apoio à decisão e aprimoramento do processo orçamentário. Com a definição dos critérios, os responsáveis passam a dispor de meios para apoiar suas decisões, pautadas em dados consistentes e mensurados. Desta forma, este estudo teve como objetivo de construir um modelo multicritério de avaliação de desempenho para apoiar a gestão orçamentária de uma instituição pública de ensino, com base nas necessidades e percepções do gestor orçamentário. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva e aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando-se da metodologia Multicritério de Apoio à DecisãoConstrutivista (MCDA-C). A metodologia proporcionou o desenvolvimento de um modelo personalizado de apoio à decisão, que culminou na identificação de 34 descritores, os quais traduzem as preocupações e necessidades do decisor. Com este instrumento, o gestor passa a dispor de meios para auxiliar as suas decisões, podendo executar ações corretivas para o aprimoramento do processo orçamentário. Além disso, o estudo proporcionou uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional, com a aplicação do ProKnow-C, que resultou na identificação de 46 critérios direcionados à avaliação de desempenho e orçamento público. Efetuou-se a análise desses critérios, buscando verificar o seu alinhamento com as preocupações elencadas pelo decisor no modelo. Do total de critérios identificados na literatura, cinco deles não foram percebidos no modelo. Como contribuição teórica, o estudo permitiu a identificação de critérios que auxiliam a gestão orçamentária de um órgão público. E, na prática, o modelo desenvolvido apresenta-se como um novo instrumento de apoio ao gestor na tomada de decisões, além de servir como referência para outras instituições e no desenvolvimento de novas pesquisas.
Abstract: The need for more efficiency and effectiveness in the use of budgetary resources demands that public managers adopt control mechanisms that offer subsidies for decision-making and that contribute to the improvement of their management techniques. In this sense, making use of tools that provide an in-depth evaluation and analysis, using well-defined and transparent criteria that cover the public budget, becomes an instrument to support decisions and improve the budget process. With the definition of the criteria, those responsible now have the means to support their decisions, based on consistent and measured data. Thus, this study aimed to build a multicriteria performance evaluation model to support the budget management of a public educational institution, based on the needs and perceptions of the budget manager. For this, a descriptive and applied research was carried out, with a quantitative and qualitative approach, using the Multicriteria Decision Support-Constructivist methodology (MCDA-C). The methodology provided the development of a personalized decision support model, which culminated in the identification of 34 descriptors, which reflect the concerns and needs of the decision maker. With this instrument, the manager now has the means to support his decisions, being able to perform corrective actions to improve the budgeting process. In addition, the study provided a systematic review of national and international literature, with the application of ProKnow-C, which resulted in the identification of 46 criteria aimed at evaluating performance and public budget. These criteria were analyzed, seeking to verify their alignment with the concerns listed by the decision maker in the model. Of the total criteria identified in the literature, five of them were not perceived in the model. As a theoretical contribution, the study allowed the identification of criteria that help the budgetary management of a public agency. And, in practice, the developed model presents itself as a new tool to support the manager in decision-making, in addition to serving as a reference for other institutions and in the development of new research.
Keywords: Apoio à Decisão
Avaliação de Desempenho
MCDA-C
Orçamento Público
ProKnow-C
Decision Support
Performance evaluation
MCDA-C
Public budget
ProKnow-C
CNPq areas: Contabilidade Gerencial e Controle em Organizações
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
Campun: Cascavel
Citation: KRUDYCZ, Luiz Carlos. Apoio à Decisão na Gestão Orçamentária em uma Universidade Pública por Meio da Avaliação de Desempenho Construtivista. 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6878
Issue Date: 7-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

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