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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6867
Tipo do documento: Dissertação
Title: A existência e os atributos de Deus segundo a filosofia tomista de Garrigou-Lagrange (1877-1964)
Other Titles: The existence and the attributes of God according to the Thomistic philosophy of Garrigou-Lagrange (1877-1964)
Autor: Brustolin, Filipe Luís 
Primeiro orientador: Battisti, César Augusto
Primeiro membro da banca: Custodio, Márcio Augusto Damin
Segundo membro da banca: Moiteiro, Carlos Renato
Terceiro membro da banca: Frezzatti Junior, Wilson Antonio
Resumo: Esta dissertação tem por tema a existência e os atributos de Deus conforme o filósofo tomista Reginald Garrigou-Lagrange (1877-1964). O problema levará a verificar a possibilidade de provar filosoficamente a existência de Deus e seus atributos, tendo como parâmetro só a razão, sem utilizar premissas de natureza teológica. Tendo por objetivo geral fornecer uma resposta satisfatória ao problema, os objetivos específicos que se esperam alcançar são três. Primeiro, analisar os primeiros princípios (os de não-contradição ou de identidade, razão de ser, causalidade eficiente e finalidade) sobre os quais está alicerçada a metafísica tomista e, consequentemente, os argumentos pela existência de Deus, apresentando a defesa realizada por Lagrange desses princípios face às críticas moderno-contemporâneas. Segundo, investigar, conforme o tomismo de Lagrange, como é possível ao intelecto humano alcançar, filosoficamente, um conhecimento natural a respeito da existência de Deus: ascendendo a partir dos entes da realidade por meio das cinco vias: do movimento, da causalidade eficiente, da contingência ontológica, da gradação das perfeições e da ordem cosmológica. Terceiro, averiguar quais são os atributos de Deus, dado que que há uma relação de analogia entre o Ser mesmo subsistente (ipsum Esse subsistens) e os entes por ele causados (com rejeição ao mesmo tempo da univocidade e da equivocidade do ser), por meio da qual, por negação ou maximização dos atributos pertencentes aos últimos, chega-se aos atributos do primeiro. Com isso, pretende-se, em seguida, precisar filosoficamente os atributos relativos ao ser mesmo de Deus: unidade, simplicidade, verdade, perfeição, bondade, infinidade, imensidade, ubiquidade, imutabilidade, eternidade, invisibilidade, incompreensibilidade e cognoscibilidade; e aqueles relativos às suas operações: sabedoria, presciência, providência, vontade, amor, justiça, misericórdia e onipotência. Por fim, busca-se estabelecer a relação que há entre a essência divina e seus atributos, a saber: a identificação dos atributos de Deus entre si e com sua própria essência, sem porém se tornarem sinônimos, pois, ainda que em Deus os atributos se identifiquem entre si, a eles correspondem analogicamente realidades distintas nos entes causados, havendo, portanto, segundo o entendimento humano, uma distinção virtual entre os atributos divinos. O estudo do tema se dará a partir do caminho proposto por Lagrange em Deus, sua existência e sua natureza: solução tomista das antinomias agnósticas (1914), obra que sistematiza sua teologia natural. Necessárias referências serão feitas a outras obras suas e a Tomás de Aquino; enfim, contribuição oportuna à pesquisa virá tanto de comentários sobre o assunto feitos por outros tomistas contemporâneos quanto de comentadores sobre o próprio Lagrange.
Abstract: The subject of this dissertation is the existence as well as the attributes of God as they are conceived in the Thomistic philosophy of Reginald Garrigou-Lagrange (1877-1964). The problem leads to verify the possibility of philosophically proving the existence of God and his attributes through reason alone, without using theological premises. Since the general objective is to provide a satisfactory answer to the problem, three specific objectives are expected to be achieved. First, analyze the first principles on which the Thomistic metaphysics and, consequently, the arguments for the existence of God are based, presenting Lagrange’s defense of these principles in the face of modern-contemporary criticism; the principles are those of non-contradiction or identity, sufficient reason, efficient causality, and finality. Second, investigate, according to Lagrange’s Thomism, how is it possible for the human intellect to achieve, philosophically, a natural knowledge about the existence of God: ascending from the beings of reality through the five ways: from movement, efficient causality, ontological contingency, gradation of perfections, and cosmological order. Third, ascertain which are the attributes of God, since there is between the self-subsistent Being (ipsum Esse subsistens) and the beings caused by him a relation of analogy (that rejects both the univocity and the equivocity of being), through which, by negating or maximizing the attributes belonging to the latter, one can know the attributes of the former. Then philosophically enumerate the attributes relative to the being of God: unity, simplicity, truth, perfection, goodness, infinity, immensity, ubiquity, immutability, eternity, invisibility, incomprehensibility, and knowableness; and those relative to God’s operations: wisdom, foreknowledge, providence, will, love, justice, mercy, and omnipotence. Finally, establish what is the relation that lies between the divine essence and the divine attributes, namely: the identification of God’s attributes with each other and with his own essence, which, however, does not make the attributes synonymous, since, even though in God the attributes are identified with each other, distinct realities in caused beings analogically correspond to them; therefore, in the human way of understanding, there is a virtual distinction between the divine attributes. The research is based on the path proposed by Lagrange in “God, his existence and his nature: a Thomistic solution of certain agnostic antinomies” (1914), work that systematizes his natural theology. Necessary references are made to other works of Lagrange and to Thomas Aquinas; lastly, an opportune contribution comes from both comments on the subject written by other contemporary Thomists, and commentators that write on Lagrange himself.
Keywords: Existência e atributos de Deus
Primeiros princípios
Neotomismo
Garrigou-Lagrange
God’s existence and attributes
First principles
Neo-Thomism
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: BRUSTOLIN, Filipe Luís. A existência e os atributos de Deus segundo a filosofia tomista de Garrigou-Lagrange (1877-1964). 2023. 230 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6867
Issue Date: 30-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

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