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Tipo do documento: Dissertação
Title: O processo formativo de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família na ótica de egressos.
Other Titles: The formative process of a Multiprofessional Residency Program in Family Health form the perspective of graduates.
Autor: Farias, Évelyn 
Primeiro orientador: Conterno, Solange de Fátima Reis
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Rosa Maria
Segundo membro da banca: Carvalho, Brígida Gimenez
Resumo: Desde a criação legal e implantação do Sistema Único de Saúde no país, em 1988, faz parte de suas atribuições a formação de recursos humanos em saúde. A formação de profissionais qualificados é uma necessidade, sendo assim, o desenvolvimento de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, cujo foco é a formação em serviço, promovendo reflexão e problematizações por meio de ferramentas como a Educação Permanente em Saúde, tem sido estratégia importante. Um desses programas situa-se no município de Cascavel-PR e possui suas ações voltadas para o modelo da Estratégia de Saúde da Família. Partindo desse contexto, buscou-se problematizar a formação promovida pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Cascavel-PR. O objetivo dessa problematização verificar a real instrumentalização dos egressos para a atuação profissional na Atenção Primária à Saúde, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde. Parte-se do pressuposto de que a formação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, apesar de ser uma experiência recente na realidade local, esteja contribuindo positivamente na atuação qualificada dos seus egressos na Atenção Primária à Saúde de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde. O objetivo geral do estudo é avaliar o processo formativo de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, na perspectiva dos egressos. Trata-se de estudo de caso exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com todos os egressos que finalizaram o processo formativo no programa de residência em questão, com exceção dos que se negaram a participar da pesquisa. Foram entrevistados 17 egressos, entre eles enfermeiros, odontólogos e assistentes sociais formados entre 2020 e 2022. As entrevistas se deram entre 16 de junho e 21 de julho de 2022, duraram em média 28 minutos e foram realizadas por meio de vídeo-chamadas efetuadas nas plataformas on-line Google Meet e Microsoft Teams, as quais foram gravadas e transcritas sendo utilizada a análise de conteúdo de Bardin para tratar os resultados. Os dados foram apresentados em forma de artigos, sendo que o primeiro deles valeu-se da matriz SWOT (FOFA) para analisar as potencialidades e fragilidades do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Como potencialidades destacou se: a) fortalecimento da intervenção profissional no âmbito da Atenção Primária à Saúde; b) atuação em diferentes cenários de prática no processo de aprendizagem, que permitiu a interação dos residentes com diferentes equipes, preceptores e Unidades; c) o fazer multiprofissional oportunizado no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e sua contribuição com o desenvolvimento de habilidades inerentes de cada categoria profissional envolvida na formação e d) preparação intencional e sistematizada para a atuação no Sistema Único de Saúde. As fragilidades do processo ensino-aprendizagem do Programa relacionam-se aos conteúdos e aos encaminhamentos metodológicos das atividades teóricas; à falta de interação multiprofissional e de atividades de Educação Permanente em Saúde; à indefinição dos papéis de coordenador, tutores e preceptores; à dificuldade de inserção no mundo do trabalho; e, à desvalorização dos profissionais formados. O segundo artigo apresenta as motivações dos participantes para ingressarem no Programa, sendo elas: a busca por aprimorar e aprofundar os conhecimentos em saúde coletiva, a superação da formação incipiente da graduação quanto ao preparo para atuar na Atenção Primária à Saúde, a vivência na prática dos conceitos aprendidos na graduação e, a possibilidade de um vínculo empregatício remunerado. Esse segundo artigo aborda ainda as experiências dos egressos no mundo do trabalho após a formação. O artigo três aborda os reflexos da pandemia de Covid-19 na formação oferecida, e destaca a intensa participação dos residentes nas ações de planejamento e assistência nesse período, bem como a possibilidade de maior contato com os residentes de medicina e da própria residência multiprofissional. Por outro lado, devido às restrições sanitárias, ocorreu prejuízo nas aulas teóricas e nas atividades de Educação Permanente em Saúde e Educação em Saúde. Diante dos resultados, pode-se inferir que os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde são espaços férteis para o aprimoramento dos recursos humanos em saúde com vistas à atuação no Sistema Único de Saúde, possibilitando o desenvolvimento de ações multiprofissionais e interdisciplinares. Porém, ainda há necessidade de fortalecimento dos aspectos internos, como por exemplo um maior preparo de preceptores e tutores e condução mais assertiva das aulas teóricas. E, no que diz respeito à inserção dos egressos no mundo do trabalho, aponta para a importância da criação de mecanismos a fim de facilitar o ingresso no Sistema Único de Saúde e a concessão de incentivos financeiros para que os residentes permaneçam, nele, vinculados.
Abstract: Since the legal creation and implementation of the Unified Health System in the country, in 1988, the training of human resources in health is part of its attributions. The training of qualified professionals is a necessity, and so the development of Multiprofessional Residency Programs in Health, whose focus is on in-service training, promoting reflection and problematization through tools such as Continuing Education in Health, has been an important strategy. One of these programs is located in the municipality of Cascavel-PR and its actions are focused on the Family Health Strategy model. Based on this context, we sought to problematize the training promoted by the Multiprofessional Residency Program in Family Health in Cascavel-PR. The objective of this problematization was to verify the real instrumentalization of the graduates for professional performance in Primary Health Care, according to the principles of the Unified Health System. It is assumed that the formation of the Multiprofessional Residency Program in Family Health, despite being a recent experience in the local reality, is contributing positively to the qualified performance of its graduates in Primary Health Care according to the principles of the Unified Health System. The general objective of the study is to evaluate the formative process of a Multiprofessional Residency Program in Family Health from the perspective of the graduates. This is an exploratory-descriptive case study, with a qualitative approach. The data were collected by means of semi-structured interviews with all the graduates who finished the formative process in the residency program in question, with the exception of those who refused to participate in the research. Seventeen graduates were interviewed, including nurses, dentists, and social workers who graduated between 2020 and 2022. The interviews took place between June 16 and July 21, 2022, lasted an average of 28 minutes and were conducted via video calls made on the online platforms Google Meet and Microsoft Teams, which were recorded and transcribed, being used Bardin's content analysis to treat the results. The data were presented in the form of articles, the first of which used the SWOT matrix to analyze the potentialities and weaknesses of the Multiprofessional Residency Program in Family Health. The potentialities were: a) strengthening of the professional intervention in Primary Health Care; b) performance in different practice settings in the learning process, which allowed the interaction of residents with different teams, preceptors and Units; c) the multiprofessional practice provided in the Multiprofessional Residency Program in Family Health and its contribution to the development of skills inherent to each professional category involved in the training and d) intentional and systematized preparation for performance in the Unified Health System. The weaknesses of the teaching-learning process of the Program are related to the contents and methodological routes of theoretical activities; the lack of multidisciplinary interaction and activities of Continuing Education in Health; the lack of definition of the roles of coordinator, tutors and preceptors; the difficulty of insertion in the world of work; and the devaluation of trained professionals. The second article presents the participants' motivations for joining the Program, which are: the search for improving and deepening knowledge in public health, overcoming the incipient formation of the undergraduate course in terms of preparation to work in Primary Health Care, the experience in practice of the concepts learned in the undergraduate course, and the possibility of a paid job. This second article also addresses the graduates' experiences in the world of work after graduation. Article three addresses the effects of the Covid-19 pandemic on the training offered, and highlight the intense participation of residents in planning and assistance actions in this period, as well as the possibility of greater contact with medical residents and the multiprofessional residency itself. On the other hand, due to sanitary restrictions, there was a loss in theoretical classes and activities of Continuing Education in Health and Health Education. Given the results, it can be inferred that the Multiprofessional Residency Programs in Health are fertile spaces for the improvement of human resources in health with a view to acting in the Unified Health System, enabling the development of multiprofessional and interdisciplinary actions. However, there is still a need to strengthen the internal aspects, such as greater preparation of preceptors and tutors and more assertive conduction of theoretical classes, and, with respect to the insertion of graduates in the world of work, it points to the importance of creating mechanisms to facilitate entry into the Unified Health System and the granting of financial incentives for residents to remain linked to it.
Keywords: Equipe Multiprofissional
Educação Permanente
Estratégia Saúde da Família (ESF)
Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde (SUS)
Patient Care Team
Education
Continuing
National Health Strategies
Primary Health Care
Unified Health System
CNPq areas: BIOLOGIA, PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E POLÍTICAS DE SAÚDE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde
Campun: Cascavel
Citation: Farias, Évelyn. O processo formativo de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família na ótica de egressos.. 2023. 150 f. Dissertação( Mestrado em Biociências e Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6688
Issue Date: 23-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Biociências e Saúde (CVL)

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