Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStachio, Larissa Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4320157647599134por
dc.contributor.advisor1Gabriel, Flavio Braga de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9084287979694927por
dc.contributor.advisor-co1Schneider, Mirian Beatriz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9335877867055216por
dc.contributor.advisor-co2Silva, Christian Luiz da-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8046559694932152por
dc.contributor.referee1Pontili, Rosangela Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2484451282332686por
dc.contributor.referee2Arend, Silvio Cezar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0491120191978112por
dc.contributor.referee3Gabriel, Flavio Braga de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9084287979694927por
dc.date.accessioned2023-05-15T17:39:34Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.citationSTACHIO, Larissa Paula. Políticas públicas para o setor de transportes rodoviários na perspectiva dos caminhoneiros autônomos: uma análise a partir da matriz de posicionamento. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6635-
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo principal verificar como as políticas relativas ao transporte rodoviário de cargas são aplicadas aos caminhoneiros autônomos a partir do processo de abertura econômica do Brasil em 1990. A pesquisa foi baseada em uma análise qualitativa, utilizando da pesquisa bibliográfica sistemática, visando uma narrativa histórica sobre todo o processo de adoção do transporte rodoviário de cargas como o principal modal e a busca de políticas públicas que fossem relacionadas aos caminhoneiros autônomos. Aplicou-se strings para pesquisa buscando artigos e trabalhos científicos, estes utilizando o portal de periódicos da CAPES, e publicações de caráter não acadêmico, estes utilizando sites como Fundação Getúlio Vargas, Confederação Nacional dos Transportes e Agência Nacional de Transportes Terrestres. Com a seleção dos materiais a serem utilizados na pesquisa foi utilizado o software Atlas.ti para a seleção dos trechos relevantes em cada documento e para a classificação com base nos strings da pesquisa. Após a seleção destas citações, montou-se as matrizes de posicionamento que foram analisadas com base no método apresentado por Laurence Bardin em seu livro Análise de Conteúdo (2016). Dentre os resultados obtidos, considerando a análise das políticas públicas Concessão de Rodovias Federais, Redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, Lei do Caminhoneiro, Tabelamento de Frete e Programa Gigantes do Asfalto, obteve-se que apenas a política pública relativa ao tabelamento do frete se torna benéfica aos caminhoneiros autônomos. Como resultado, ainda, verificou-se que não existem trabalhos científicos ligados aos caminhoneiros autônomos e a temática economia, pelo qual sugeriu-se que novos estudos sejam realizados.por
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation was to verify how the policies related to road cargo transport are applied to autonomous truckers from the process of economic opening in Brazil in 1990. The research was based on a qualitative analysis, using systematic bibliographic research, aiming at a historical narrative about the entire process of adoption of road cargo transport as the main modal and the search for public policies that were related to autonomous truckers. Strings were applied for research seeking articles and scientific papers, these using the capes journal portal, and non-academic publications, these using sites such as Fundação Getúlio Vargas, National Transport Confederation and National Land Transport Agency. With the selection of the materials to be used in the research, the Atlas.ti software was used to select the relevant excerpts in each document and for the classification based on the search strings. After selecting these citations, the positioning matrices were set up based on the method presented by Laurence Bardin in her book Content Analysis (2016). Among the results obtained, considering the analysis of public policies Concession of Federal Highways, Reduction of the Tax on Industrialized Products, Trucker's Law, Freight Tableing and Giant Asphalt Program, it was obtained that only the public policy related to freight tableing becomes beneficial to autonomous truckers. As a result, it was also verified that there are no scientific studies related to autonomous truckers and the theme of economics, by which it was suggested that further studies be carried out.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2023-05-15T17:39:34Z No. of bitstreams: 1 Larissa_Stachio_2022.pdf: 5011504 bytes, checksum: b24cb9743ab8c48e1cf89bad92ed6802 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-15T17:39:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Larissa_Stachio_2022.pdf: 5011504 bytes, checksum: b24cb9743ab8c48e1cf89bad92ed6802 (MD5) Previous issue date: 2022-11-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCaminhoneiros autônomospor
dc.subjectEconomiapor
dc.subjectTransporte rodoviário de cargaspor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectRevisão bibliográfica sistemáticapor
dc.subjectAutonomous truckerseng
dc.subjectEconomyeng
dc.subjectRoad freight transporteng
dc.subjectContent analysiseng
dc.subjectSystematic bibliographic revieweng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titlePolíticas públicas para o setor de transportes rodoviários na perspectiva dos caminhoneiros autônomos: uma análise a partir da matriz de posicionamentopor
dc.title.alternativePublic policies for the road transport sector from the perspective of autonomous truckers: an analysis from the positioning matrixeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Economia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa_Stachio_2022.pdf4.89 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.