Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorManini, Simone Moro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6598526738938412por
dc.contributor.advisor1Bidarra, Zelimar Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9813725752507728por
dc.contributor.referee1Colla, Crislaine-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9267169396691349por
dc.contributor.referee2Freitas, César Gomes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425147140892912por
dc.contributor.referee3Bidarra, Zelimar Soares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9813725752507728por
dc.date.accessioned2023-04-14T18:38:29Z-
dc.date.issued2023-03-09-
dc.identifier.citationMANINI, Simone Moro. Um estudo sobre a trajetória socioeconômica de egressos da educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Paraná campus Assis Chateaubriand. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6559-
dc.description.resumoA expansão da oferta de Educação Profissional pelo Governo Federal ocorreu principalmente com a criação dos Institutos Federais, cuja atuação deve ser articulada ao contexto territorial, visando o fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais, culturais locais e com ênfase no desenvolvimento socioeconômico. O objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica para as mudanças socioeconômicas na vida de egressos do Instituto Federal do Paraná campus Assis Chateaubriand. A pesquisa foi realizada com estudantes concluintes entre 2011 e 2018, dos cursos técnicos de nível médio em Eletromecânica, Eletrotécnica e Informática, bem como com os docentes que foram coordenadores desses cursos no mesmo período. Utilizou-se para coleta de dados dois questionários estruturados. Os resultados apontaram que os egressos dos cursos Integrados buscaram a formação profissional como forma de preparação para acesso ao ensino superior e conseguiram obter êxito na continuidade dos estudos, pois um alto percentual cursou ou está cursando a graduação. Para os egressos dos Subsequentes, o principal motivo apontado para realizar o curso técnico foi a oportunidade de se capacitar ou atualizar conhecimentos e uma parcela expressiva desses egressos atua em área fortemente relacionada ao curso realizado, além de permanecerem, em sua maioria, no município ou na mesorregião Oeste Paranaense, evidenciando a contribuição do Campus para fortalecimento do capital humano local e regional. Os conhecimentos adquiridos pelos egressos auxiliaram tanto no desempenho profissional quanto acadêmico, além disso, a formação técnica permitiu a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades em diversas áreas. Durante a formação, os estudantes tiveram acesso a muitas atividades que contribuíram para ampliar o aprendizado, mas a falta de recursos financeiros foi apontada como um fator que limita o desenvolvimento dessas ações. Os alunos reconheceram a qualidade da educação oferecida pelo IFPR Assis Chateaubriand através da avaliação dos cursos e da Instituição. Sendo assim, concluiu-se que a Educação Profissional e Tecnológica oferecida pelo IFPR Assis Chateaubriand proporcionou contribuições positivas aos estudantes.por
dc.description.abstractThe offer expansion of professional education by the Federal Government occurred mainly through the creation of Federal Institutes. Their performance must be articulated to the territorial context, aiming at strengthening local productive, social, and cultural arrangements, highlighting socioeconomic development. The aim of this research was to analyze the contribution of Professional and Technological Education to socioeconomic changes in the graduates' lives from Federal Institute of Paraná Campus Assis Chateaubriand. This research was carried out with high-school students graduating between 2011 and 2018 in Electromechanics, Electrotechnics and Informatics technical courses, and with professors who were their coordinators in the same period. Two structured questionnaires were used for data collection. The results showed that the graduates of the Integrated courses sought professional education as a way of preparing for access to higher education. They managed to succeed in continuing their studies, since a high percentage attended or is attending some graduate course. For the graduates of the Subsequent courses, the main reason given by them to take the technical course was the opportunity to train or update their knowledge. Most of these graduates’ work in an area strongly related to the training obtained. Most students remained in the municipality or in the Western Paraná Mesoregion, highlighting the contribution of the Campus to the strengthening of local and regional human capital. The knowledge learned by the graduates helped them both in professional and academic performance. In addition, technical education allowed them to have knowledge and development of skills in several areas. During the studies, students had access to many activities that contributed to broaden their learning, but the lack of financial resources was identified as a limited factor for the development of these actions. The students recognized the quality of the education offered by IFPR Assis Chateaubriand through the evaluation of the courses and the Institution. Thus, it was concluded that the Professional and Technological Education offered by the IFPR Assis Chateaubriand provided positive contributions to the students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2023-04-14T18:38:29Z No. of bitstreams: 1 Simone_Manini_2023.pdf: 2443772 bytes, checksum: fbd9c53cbf166d62c2f1c99fd0ef8a8e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-14T18:38:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone_Manini_2023.pdf: 2443772 bytes, checksum: fbd9c53cbf166d62c2f1c99fd0ef8a8e (MD5) Previous issue date: 2023-03-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegóciopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectEgressospor
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectFederal Instituteseng
dc.subjectGraduateseng
dc.subject.cnpqCRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICOpor
dc.titleUm estudo sobre a trajetória socioeconômica de egressos da educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Paraná campus Assis Chateaubriandpor
dc.title.alternativeA study on the socioeconomic path of the graduates in professional and technological education courses from the Federal Institute of Paraná campus Assis Chateaubriandeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone_Manini_2023.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.