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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6548
Tipo do documento: Dissertação
Title: O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: limites e possibilidades na graduação em enfermagem.
Other Titles: Emergency Remote Teaching in times of pandemic: limitations and possibilities in undergraduate nursing
Autor: Girardello, Debora Tatiane Feiber
Primeiro orientador: Conterno, Solange de Fátima Reis
Primeiro membro da banca: Sales, Cibele de Moura
Segundo membro da banca: Machineski, Galvan
Resumo: A pandemia da Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, indiscutivelmente, impôs mudanças sociais, sanitárias, econômicas e educacionais que serão lembradas e estudadas ao longo do tempo. Considerando esse contexto e a necessidade de dar continuidade ao processo de formação escolar, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) surgiu como a possibilidade mais adequada, do ponto de vista sanitário, para a continuidade do trabalho didático-pedagógico em escolas da educação básica e ensino superior. Contudo, tem-se discutido sobre essa forma de ensino na atualidade e críticas foram produzidas sobre o desenvolvimento do ERE. Ao considerar essa problemática, toma-se por objetivo geral identificar, a partir da percepção de docentes e discentes, os limites e possibilidades do ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de estudo de caso, combinando revisão integrativa de literatura, acerca da temática central, com estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. A revisão integrativa de literatura objetivou conhecer como tem sido abordado o desenvolvimento da ERE ensino superior nas produções científicas da área da saúde no Brasil, a qual explorou as bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), na Base de dados de enfermagem (BDENF) e na Medline via Pubmed, bem como na Scientific Electronic Library On-line (SciELO), sendo utilizada, para as buscas que ocorreram dia cinco de junho de 2021, a palavra-chave em português e em inglês: Ensino Remoto Emergencial e Emergency Remote Teaching. A análise e sistematização dos dados permitiu identificar, entre os artigos selecionados, duas temáticas diferentes em relação ao desenvolvimento do ERE no ensino superior em saúde, sendo elas: o impacto do Ensino Remoto Emergencial na formação acadêmica e propostas/estratégias didáticas para o Ensino Remoto Emergencial. O estudo é exploratório com abordagem quanti qualitativa, com dados coletados nos meses de julho e agosto de 2021, tendo como participantes 14 docentes e 56 discentes de enfermagem de uma instituição de ensino superior do Oeste do Paraná, que oferta o curso de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de formulário criado no Google Forms® , sendo as respostas sistematizadas e analisadas, por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados foram apresentados em dois artigos, os quais explicitaram que o Ensino Remoto Emergencial foi uma alternativa necessária e importante que colaborou positivamente para a continuidade da formação, além de trazer ganhos que permaneceram no espaço educacional; entretanto, percebem-se fragilidades que necessitam de reavaliação, em uma nova necessidade de utilização do Ensino Remoto Emergencial. O estudo problematizou o Ensino Remoto Emergencial e sua relação com o Ensino a distância, bem como os elementos que influenciaram o processo de ensino-aprendizagem no momento da pandemia, evidenciando que a interação entre professor-aluno foi impactada no processo de ensino aprendizagem
Abstract: The Covid-19 pandemic, caused by the SARS-CoV-2 virus, surely imposed social, health, economic and educational changes that will be remembered and studied over time. Considering this context and the need to continue the process of school training, Emergency Remote Teaching (ERT) emerged as the most appropriate possibility, from a health point of view, for the permanence of didactic-pedagogical work in schools of basic and higher education. However, this method of teaching has been discussed nowadays and criticisms have been made about the development of the ERE. When considering this issue, the general objective was to identify, from the perception of professors and students, the limitations, and possibilities of emergency remote teaching in undergraduate nursing throughout the Covid-19 pandemic. This is a case study, combining an integrative literature review, about the central theme, with a descriptive exploratory study and a qualitative approach. The integrative literature review aimed to understand how the development of higher education ERT has been approached in scientific literature in the health area in Brazil, which explored the databases of Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (Lilacs), in the Nursing Database (BDENF) and Medline via Pubmed, and in the Scientific Electronic Library Online (SciELO), using the descriptor: Emergency Remote Teaching and Ensino Remoto Emergencial in English and Portuguese for the searches that took place on June 5, 2021. The data analysis and systematization allowed us to identify, among the selected articles, two different themes related to the development of ERT in higher education in health, namely: the impact of Emergency Remote Teaching on academic training and didactic proposals/strategies for Emergency Remote Teaching. The exploratory study with a quantitative and qualitative approach, with data collected in July and August 2021, with 14 professors and 56 nursing students as participants from a higher education institution in Western Paraná, which offers the nursing course. Data collection was performed using Google Forms®, and the responses were systematized and analyzed using Content Analysis. The results were presented in two articles, which explained that Emergency Remote Teaching was a necessary and important choice that positively cooperated with permanent training, in addition to contributions that remains in the educational field, but exposes weaknesses that need reassessment, in a new need to use Emergency Remote Teaching. The study problematized Emergency Remote Teaching and its relationship with Distance Learning, as well as the elements that influenced the teaching-learning process at the time of the pandemic, showing that the interaction between teacher and student was impacted in the teaching-learning process.
Keywords: Educação em Enfermagem
Ensino
Ensino Remoto Emergencial
Educação Superior
Ensino Remoto Emergencial
Education
Nursing
Teaching
Emergency Remote Teaching
Education
Higher
CNPq areas: Biologia, processo saúde-doença e politicas de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde
Campun: Cascavel
Citation: Girardello, Debora Tatiane Feiber. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: limites e possibilidades na graduação em enfermagem.. 2022. 119 f. Dissertação( Mestrado em Biociências e Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6548
Issue Date: 12-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Biociências e Saúde (CVL)

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