Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6519
Tipo do documento: Dissertação
Title: O trabalho da(o) assistente social no Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR): um estudo
Other Titles: The labour of the social worker in the Student Assistance Program of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraná (IFPR): a study
Autor: Julio, Edinalva 
Primeiro orientador: Dallago, Cleonilda Sabaini Thomazini
Primeiro membro da banca: Dallago, Cleonilda Sabaini Thomazini
Segundo membro da banca: Engelbrech, Marize Rauber
Terceiro membro da banca: Moreira, Ivana Aparecida Weissbach
Resumo: O presente estudo tem como tema o trabalho da(o) assistente social no programa de assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), como objetivo geral buscamos analisar a contribuição do Programa de Assistência Estudantil a partir da atuação do Serviço Social para a permanência dos discentes na graduação do IFPR. Para tanto, realizamos algumas considerações sobre a categoria trabalho e a “questão social” no modo de produção capitalista, trazendo o debate do trabalho e educação como categorias fundantes do ser social. Realizamos um breve resgate histórico do Serviço Social no Brasil e na política de educação, bem como a trajetória da política de educação no Brasil. O método utilizado fundamenta-se no materialismo histórico-dialético. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo. As participantes da pesquisa foram seis assistentes sociais que atuam no Programa de Assistência Estudantil nos campi do IFPR e o instrumento de coleta de dados foi um questionário. Organizamos a pesquisa em três eixos de análise: Concepção de educação e a particularidade do Serviço Social na política de educação; O trabalho da(o) assistente social e o programa de assistência estudantil: demandas, requisições e atribuições; Evasão escolar e estratégias de enfrentamento: contribuições do trabalho da(o) assistente social. O resultado da pesquisa indica uma concepção de educação alinhada ao Projeto Ético – Político do Serviço Social, cujo horizonte é a emancipação humana. Em relação ao trabalho das(os) assistentes sociais no programa de assistência estudantil, o estudo revela que a principal demanda está relacionada ao processo que envolve a divulgação, orientação, análises socioeconômicas para concessão de auxílios/bolsas e acompanhamento dos estudantes. Verificou-se que a insuficiência de recursos humanos, aliada a incorporação de atividades administrativas e burocráticas no cotidiano de trabalho profissional, tendem a impulsionar respostas às demandas imediatas limitando a possibilidade de planejar e desenvolver outras ações que possam ampliar a dimensão educativa do trabalho profissional. Por fim, consideramos que a partir das reflexões realizadas o estudo indica que o trabalho da(o) assistente social está intrinsecamente ligado ao enfrentamento à evasão escolar, uma vez que o trabalho profissional perpassa a dimensão do acesso e da permanência. As ações desenvolvidas pelas profissionais têm um importante papel no sentido do acolhimento e atendimento social, para conhecer a realidade social dos estudantes e suas famílias e buscam viabilizar respostas às necessidades sociais e o acesso às diferentes políticas sociais.
Abstract: The present study has as its theme the labour of the social worker in the Student Assistance Program of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraná (IFPR). As a general objective, we seek to analyze the contribution of the Student Assistance Program from the performance of the Social Service for the retention of students in the undergraduate program of IFPR. Therefore, we make some considerations about the category labour and the "social question" in the capitalist mode of production, bringing the debate of work and education as founding categories of the social being. We carry out a brief historical literature review of Social Work in Brazil and education policy, as well as the trajectory of education policy in Brazil. The method used is based on historical-dialectical materialism. This is an exploratory research with a qualitative approach. The methodology used was bibliographic, documentary and field research. The research participants were six social workers who work in the Student Assistance Program on IFPR campuses and the data collection instrument was a questionnaire. We organised the research in three axes of analysis: conception of education and the particularity of Social Work in education policy; the labour of the social worker and the Student Assistance Program: demands, requests and assignments; school dropout and retention strategies: contributions of the labour of the social worker. The result of the research indicates a conception of education aligned with the ethical–political project of Social Work, whose horizon is human emancipation. Regarding the labour of social workers in the Student Assistance Program, the study reveals that the main demand is related to the process involving disclosure, guidance, socioeconomic analysis for granting aid/scholarships and monitoring of students. It was verified that the insufficiency of human resources, together with the incorporation of administrative and bureaucratic activities in the daily routine of professional work, tend to boost responses to immediate demands limiting the possibility of planning and developing other actions that can expand the educational dimension of professional work. Finally, we consider that from the reflections carried out, the study indicates that the labour of the social worker is intrinsically linked to avoiding dropout rates, since professional work permeates the dimension of access and permanence. The actions developed by the professionals have an important role in the sense of reception and social care, to know the social reality of students and their families so it is possible to seek and enable responses to social needs and access to different social policies.
Keywords: Trabalho da(o) assistente social
Educação
Assistência Estudantil
Evasão escolar
Social Worker Labour
Education
Student assistance
Dropout rates
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Campun: Toledo
Citation: JULIO, Edinalva. O trabalho da(o) assistente social no Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR): um estudo. 2022. 177 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Toledo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6519
Issue Date: 1-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edinalva_Julio_2022.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.