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Tipo do documento: Dissertação
Title: Simulação de Cenários para Regulação Emocional de Investidores em Ações
Other Titles: Scenario Simulation for Emotional Regulation of Stock Investors
Autor: Bortoli, Alcinéia De 
Primeiro orientador: Rojo, Claudio Antonio
Primeiro membro da banca: Rojo, Claudio Antonio
Segundo membro da banca: Bulhões, Ronaldo
Terceiro membro da banca: Vieito, João Paulo Torre
Resumo: Em sua maioria, os investidores adentram o mercado de ações com pouco conhecimento sobre o assunto e aprendem à medida que operam na compra e venda de ações. O processo de aprendizagem pode apresentar tanto perdas quanto ganhos em função do perfil do investidor e da exposição ao risco. Muitos investidores tomam decisões equivocadas, sejam os iniciantes ou investidores experientes; isso porque a racionalidade humana para tomada de decisão é limitada (Simon, 1981). Além disso, tanto as emoções quanto os vieses cognitivos interferem nesse processo de tomada de decisão. Esta pesquisa teve como propósito a construção de um roteiro baseado no Modelo Rojo de Simulação de Cenários para a regulação emocional de investidores em ações. Utilizou-se o método exploratório-descritivo, sendo a abordagem qualitativa e a técnica de coleta de dados feita por meio de Bola de Neve. O método de amostragem adotado foi o não probabilístico por conveniência. O mapeamento das emoções, a utilização de técnicas de regulação emocional (Gross 2008), o mapeamento das heurísticas e vieses (Kahneman 2012), bem como a simulação de cenários (Rojo 2006) podem contribuir para decisões mais assertivas na compra e venda de ações, mesmo para os investidores mais experientes. Os resultados desta pesquisa reforçam a importância de atentar para a presença e uso de heurísticas e vieses na hora de tomar decisões e as consequências potenciais, nem sempre agradáveis, decorrentes delas.
Abstract: Most investors enter the stock market with little knowledge of the subject and learn as they trade stocks. The learning process can present losses and gains depending on the investor's profile and risk exposure. Many investors make wrong decisions, whether beginners or experienced investors because human rationality for decision-making is limited (Simon, 1981). Moreover, both emotions and cognitive biases interfere in this decision-making process. This research aimed to construct a script based on Rojo's Scenario Simulation Model for the emotional regulation of stock investors. The exploratory-descriptive method was used, the approach was qualitative, and the data collection technique was done through the snowball technique. The sampling method adopted was non-probability by convenience. The mapping of emotions, the use of emotion regulation techniques (Gross 2008), the mapping of heuristics and biases (Kahneman 2012), as well as scenario simulation (Rojo 2006) can contribute to bold decisions when buying and selling stocks, even for the most experienced investors. The results of this research reinforce the importance of paying attention to the presence and use of heuristics and biases when making decisions and the potential consequences, not always pleasant, arising from them.
Keywords: Cenários
Decisões de investimentos
Finanças comportamentais
Regulação emocional
Investimentos
scenarios
Investments
Investment decisions
Behavioral finance
Emotion regulation
CNPq areas: COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: Bortoli, Alcinéia De. Simulação de Cenários para Regulação Emocional de Investidores em Ações. 2022. 55 f. Dissertação( Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6424
Issue Date: 30-Nov-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

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