Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6334
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRambo , Elisa Bernadete-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8997850338589660por
dc.contributor.advisor1Hayakawa , Ericson Hideki-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4329506543421390por
dc.contributor.advisor-co1Cunha , José Edézio da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9964163479344142por
dc.contributor.referee1Hayakawa , Ericson Hideki-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4329506543421390por
dc.contributor.referee2Pires , Mateus Marchesan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7471206132114308por
dc.contributor.referee3Fonseca , Ricardo Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8482228144890080por
dc.date.accessioned2022-12-02T23:02:07Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationRAMBO, Elisa Bernadete. Caracterização das Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ensino fundamental II dos colégios estaduais de Marechal Cândido Rondon e o ensino e aprendizagem da Geografia. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Marechal Cândido Rondon, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6334-
dc.description.resumoEssa pesquisa caracterizou o ensino e a aprendizagem dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) na disciplina de Geografia. O número de alunos com Necessidades Educacionais Especiais em sala de aula do ensino regular é expressivo e o conhecimento sobre essa realidade é importante para o cotidiano escolar e para o exercício profissional pelos professores. O objetivo principal é investigar quais as Necessidades Educacionais Especiais presentes no Ensino Fundamental II dos colégios estaduais de Marechal Cândido Rondon e verificar em quais anos/séries os professores de geografia encontram maiores dificuldades em trabalhar com os conteúdos geográficos. A metodologia consistiu em adotar uma abordagem quali-quantitativa. A quantitativa na concepção de investigação empírica, com o objetivo de conferir, registrar atividades e dados, analisar e avaliar os mesmos. A abordagem qualitativa referente a utilização dos dispositivos da pesquisa documental para coleta de dados. Os principais resultados encontrados com o desenvolvimento da pesquisa foram o aumento no número de alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas escolas regulares de Marechal Cândido Rondon assim como o aumento da diversidade de necessidades especiais e que a maior dificuldade destes alunos aparece no sexto ano, nos conteúdos cartográficos.por
dc.description.abstractThis research characterized the teaching and learning of students with Special Educational Needs (SEN) in the discipline of Geography. The number of students with Special Educational Needs in regular education classrooms is expressive and knowledge about this reality is important for the school routine and for the professional practice by teachers. The main objective is to investigate which Special Educational Needs are present in Elementary School II of state schools in Marechal Cândido Rondon and to verify in which years/grades geography teachers find it more difficult to work with geographic content. The methodology consisted of adopting a qualitative-quantitative approach. The quantitative in the conception of empirical investigation, with the objective of checking, recording activities and data, analyzing and evaluating them. The qualitative approach referring to the use of documentary research devices for data collection. The main results found with the development of the research were the increase in the number of students with Special Educational Needs in the regular schools of Marechal Cândido Rondon as well as the increase in the diversity of special needs and that the greatest difficulty of these students appears in the sixth year, in the contents cartographic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2022-12-02T23:02:07Z No. of bitstreams: 2 Elisa_Rambo_2022.pdf: 1691748 bytes, checksum: b3196448720a0739666bb3325765560c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-02T23:02:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Elisa_Rambo_2022.pdf: 1691748 bytes, checksum: b3196448720a0739666bb3325765560c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-08-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades Educacionais Especiaispor
dc.subjectDireito à educaçãopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIApor
dc.titleCaracterização das Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ensino fundamental II dos colégios estaduais de Marechal Cândido Rondon e o ensino e aprendizagem da Geografiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisa_Rambo_2022.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons