Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6272
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A percepção da criança como outrem em Merleau-Ponty |
Other Titles: | The perception of the child as other in Merleau-Ponty |
Autor: | Tiberio, Juliana Gilo ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Claudinei Aparecido de Freitas da |
Primeiro coorientador: | Spica, Marciano Adilio |
Primeiro membro da banca: | Dors, Litiara Kohl |
Segundo membro da banca: | Santos, Renato dos |
Terceiro membro da banca: | Silva, Claudinei Aparecido de Freitas da |
Resumo: | A pesquisa pretende-se trabalhar o tema da percepção tendo como questão privilegiada o tema da criança como outrem sob a perspectiva fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Tal investigação é conduzida a partir do seguinte questionamento: como Merleau-Ponty circunscreve o conceito de percepção no âmbito do fenômeno da infância? Em meio a esse ponto interrogativo, o objetivo geral consiste em explicitar o fenômeno da percepção infantil numa convergência com as abordagens das ciências psicológicas da época como, por exemplo, a Gestalttheorie. Em seguida, trata-se de descrever como se dá a relação da criança com ela própria e com outrem, por intermédio da percepção como iniciação no mundo. Para isto, no entanto, examinaremos como o filósofo compreende as noções de percepção e de corpo afim justamente de situar melhor o horizonte da intersubjetividade infantil, debate esse que careceu de uma maior audiência, na época. Essa, por exemplo, se torna, aqui, no interior desse escopo temática, a razão principal pela qual Merleau-Ponty se aproxima da psicologia infantil e da pedagogia, disciplinas, aliás, que se tornarão o foco de um interesse mais imediato em seus célebres Cursos na Sorbonne de 1949 a 1952. Nessa perspectiva, a obra fenomenológica de Merleau-Ponty pode ser uma fértil entrada ao tema tendo em vista a riqueza de descrições numa confrontação crítica, mas, por vezes, também inovadora na seara de tais discursos. Trata-se principalmente de descrever como se abre o ingresso da criança no mundo percebido, interrogando, pois, a necessidade de a criança ser percebida como alguém que aprende, sem dúvida, mas que também tem algo a ensinar ao adulto, à medida em que é capaz de assumir o seu lugar no mundo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se subsidia de reflexões importantes que o filósofo expõe incialmente, em sua primeira grande obra, a Fenomenologia da Percepção (1945) bem como de seus cursos ministrados, particularmente, na Sorbonne sobre o corpo e a aprendizagem da criança. A bem da verdade, Merleau-Ponty ressignifica a própria ideia de subjetividade por meio da percepção, retomando a percepção da criança, na visão clássica, de cariz behaviorista a fim de ressignificá-la, por meio da noção de Gestalt, no interior da Psicologia da Forma. Por fim, a investigação desse tema busca levantar a hipótese do conceito de esquema corporal, na qual, a criança percebe a si mesmo, outrem e o mundo. Afinal, é no início da vida que a criança começa a empregar o seu esquema corporal para perceber outrem de maneira que essa percepção se revela como que posterior a do corpo próprio. |
Abstract: | The research intends to work on the theme of perception, having as a privileged issue the theme of the child as another from the phenomenological perspective of Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Such investigation is conducted from the following question: how does Merleau-Ponty circumscribe the concept of perception within the scope of the childhood phenomenon? In the midst of this questioning point, the general objective is to explain the phenomenon of children's perception in a convergence with the approaches of the psychological sciences of the time, such as Gestalttheorie. Then, it is a matter of describing how the child's relationship with himself and with others takes place, through perception as an initiation into the world. For this, however, we will examine how the philosopher understands the notions of perception and body in order precisely to better situate the horizon of child intersubjectivity, a debate that lacked a wider audience at the time. This, for example, becomes, here, within this thematic scope, the main reason why Merleau-Ponty approaches child psychology and pedagogy, disciplines, in fact, that will become the focus of a more immediate interest in his famous Courses at the Sorbonne from 1949 to 1952. From this perspective, Merleau-Ponty's phenomenological work can be a fertile entry into the subject, given the wealth of descriptions in a critical confrontation, but, at times, also innovative in the field of such discourses. It is mainly a matter of describing how the child's entry into the perceived world opens, questioning, therefore, the need for the child to be perceived as someone who learns, without a doubt, but who also has something to teach the adult, as is able to take its place in the world. From a methodological point of view, the research is supported by important reflections that the philosopher initially exposes, in his first major work, the Phenomenology of Perception (1945) as well as from his courses taught, particularly at the Sorbonne, on the body and the learning of child. In fact, Merleau-Ponty resignifies the very idea of subjectivity through perception, resuming the child's perception, in the classical view, of a behaviorist nature in order to resignify it, through the Gestalt notion, within Psychology the form. Finally, the investigation of this theme seeks to raise the hypothesis of the concept of body schema, in which the child perceives himself, others and the world. After all, it is at the beginning of life that the child begins to use his body schema to perceive others in a way that this perception reveals itself as if it was later than that of his own body. |
Keywords: | Percepção Corpo Criança Outrem Infância Perception Body Child Others Childhood |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Sociais |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Campun: | Toledo |
Citation: | TIBERIO, Juliana Gilo. A percepção da criança como outrem em Merleau-Ponty. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6272 |
Issue Date: | 3-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Filosofia (TOL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Juliana_Tiberio_2022.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.