Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6260
Tipo do documento: Dissertação
Title: A emancipação humana no pensamento filosófico de Walter Benjamin: Romantismo, Messianismo e Marxismo
Other Titles: Human emancipation in Walter Benjamin's philosophical thought: Romanticism, Messianism and Marxism
Autor: Gonçalves, Jhonatan 
Primeiro orientador: Schütz, Rosalvo
Primeiro coorientador: Perius, Oneide
Primeiro membro da banca: Bortolini, Bruna de Oliveira
Segundo membro da banca: Frezzatti Junior, Wilson Antonio
Terceiro membro da banca: Schütz, Rosalvo
Resumo: A presente dissertação aborda o tema da compreensão do romantismo, do messianismo judaico e do marxismo para evidenciar uma possível formulação de uma teoria da emancipação humana no pensamento filosófico de Walter Benjamin. Deste modo, o problema consiste em demonstrar a articulação que Benjamin faz do Primeiro Romantismo de Iena – objeto de reflexão de sua juventude –, do messianismo teológico e por fim, do método do materialismo histórico e dialético, para então fundamentar – o que fica evidente nos escritos de 1930 –, a especificidade de sua concepção de crítica da modernidade capitalista e de sua proposta de uma política radical para a emancipação dos vencidos. Num primeiro momento, procura-se expor a apropriação de Benjamin da teoria do conhecimento do primeiro romantismo alemão para fundamentar a sua crítica bem como sua perspectiva político-emancipatória. O segundo momento pretende fazer a exposição das afinidades entre Benjamin e a teologia do judaísmo heterodoxo, bem como a sua apropriação do messianismo judaico, destacando como as categorias do judaísmo contribuíram na formação posterior de sua filosofia da história. Por fim, o terceiro momento expõe a articulação que Benjamin faz do romantismo e da teologia messiânico judaica mesmo após sua assimilação do materialismo histórico e dialético. Demonstrando, então, a defesa da hipótese de que Benjamin tenha dado continuidade a certos elementos de sua fase de ocupação com o idealismo alemão e com os aspectos teológicos e messiânicos do judaísmo heterodoxo mesmo após sua inclinação ao marxismo. O trabalho das Teses sobre o conceito de história (1940), será apresentado enquanto a síntese ou mesmo articulação de problemas aparentemente tão distintos e contraditórios entre si que Benjamin procura estabelecer para sua crítica da modernidade e para sua concepção de emancipação humana. O método empregado nesta pesquisa, será uma abordagem do Estruturalismo genético de Lucien Goldmann, levado adiante por Michael Löwy. A pertinência deste método consiste na análise do pensamento de um intelectual em questão, a partir das afinidades eletivas entre a sua produção teórica com os demais intelectuais de seu contexto histórico. Compreende-se que esta pesquisa é relevante pela necessidade em pensar a constelação conceitual de Benjamin a luz dos problemas contemporâneos. Para além disso, o esforço em abordar a continuidade do pensamento de Benjamin de sua juventude à maturidade, mostra-se pertinente pela escassez de estudos que se propõem ao desafio de articular messianismo e marxismo.
Abstract: This dissertation addresses the theme of understanding romanticism, Jewish messianism and Marxism to highlight a possible formulation of a theory of human emancipation in the philosophical thought of Walter Benjamin. Thus, the problem is to demonstrate Benjamin's articulation of Jena's first Romanticism – the object of reflection in his youth –, of theological messianism and, finally, of the method of historical and dialectical materialism, to then substantiate – which is evident in the writings of 1930 –, the specificity of his conception of criticism of capitalist modernity and of his proposal for a radical policy for the emancipation of the defeated. At first, it seeks to expose Benjamin's appropriation of the theory of knowledge of the first German romanticism to support his critique as well as his political-emancipatory perspective. The second moment intends to expose the affinities between Benjamin and the theology of heterodox Judaism, as well as his appropriation of Jewish messianism, highlighting how the categories of Judaism contributed to the later formation of his philosophy of history. Finally, the third moment exposes Benjamin's articulation of romanticism and Jewish messianic theology even after his assimilation of historical and dialectical materialism. Demonstrating, then, the defense of the hypothesis that Benjamin has continued certain elements of his occupation phase with German idealism and with the theological and messianic aspects of heterodox Judaism even after his inclination to Marxism. The work of the theses On the concept of history (1940) will be presented as the synthesis or even the articulation of problems apparently so distinct and contradictory among themselves that Benjamin seeks to establish for his critique of modernity and for his conception of human emancipation. The method used in this research will be an approach of Lucien Goldmann's genetic structuralism, carried out by Michael Löwy. The relevance of this method consists in analyzing the thought of an intellectual in question, based on the elective affinities between his theoretical production and other intellectuals in his historical context. It is understood that this research is relevant due to the need to think about Benjamin's conceptual constellation in light of contemporary problems. Furthermore, the effort to address the continuity of Benjamin's thought from his youth to maturity is pertinent due to the scarcity of studies that address the challenge of articulating messianism and Marxism.
Keywords: Romantismo
Messianismo
Marxismo
Revolução
Emancipação humana
Romanticism
Messianism
Marxism
Revolution
Human emancipation
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: GONÇALVES, Jhonatan. A emancipação humana no pensamento filosófico de Walter Benjamin: Romantismo, Messianismo e Marxismo. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6260
Issue Date: 12-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jhonatan_Goncalves_2021.pdf912.75 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.