Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6218
Tipo do documento: Dissertação
Title: Shakespeare: a quebra da ordem político-social e a relação entre governantes e governados
Other Titles: Shakespeare: the breakdown of the political-social order and the relationship between rulers and ruled
Autor: Cunha, Júnior Luiz Ferreira da 
Primeiro orientador: Dias, José Francisco de Assis
Primeiro coorientador: Leão, Liana de Camargo
Primeiro membro da banca: Castro, Pedro Sussekind Viveiros de
Segundo membro da banca: Kahlmeyer-Mertens, Roberto Saraiva
Terceiro membro da banca: Dias, José Francisco de Assis
Resumo: A presente pesquisa aborda a quebra da ordem político-social e a relação entre governantes e governados na tragédia de Macbeth. O mote da pesquisa encontra-se no centro da esfera política apresentada por Shakespeare nas tragédias de Júlio César (1599), Hamlet (1600-1601), Rei Lear (1605-1606) e Macbeth (1606-1607), escritas logo após seus dois conjuntos de peças sobre a história da Inglaterra. Argumenta-se que nessas tragédias a lei natural, que é representada por Shakespeare de dois modos, enquadra-se como um princípio que sustenta a ordem político-social que proporciona o bem comum das comunidades em que os personagens estão inseridos, assim, investiga-se o porquê de os personagens, em especial os protagonistas trágicos, ferirem a lei natural e romperem a ordem político-social e, como isto, afetam a relação entre governantes e governados. A investigação dos motivos que levam os personagens a agirem e as consequências provenientes de suas ações são justificadas por serem o fenômeno central das tragédias de Shakespeare. Nesse sentido, o rompimento com a ordem político-social e o declínio que culmina na morte dos protagonistas trágicos se dão, sobretudo, por conta de ações que levam a outras ações. O primeiro ponto abordado é um prelúdio às tragédias, por meio de uma contextualização política dos períodos elisabetano e jaimesmo, evidenciando que Shakespeare escreve suas obras dramáticas em meio a concepções herdadas, em parte, da visão de mundo medieval e, em parte, construídas a partir do pensamento Renascentista. Depois, coloca-se em foco os dois conjuntos de peças sobre a história da Inglaterra, buscando-se compreender como Shakespeare, no início de sua carreira, aborda a esfera política; como representa as ações cujo fim é a obtenção ou manutenção do poder e as suas consequências; e como retrata a relação entre governantes e governados. Na sequência, trata-se da natureza do mal que recai sobre os protagonistas trágicos de Júlio César e Hamlet e de suas construções dramáticas. Por fim, o objeto deste estudo é a tragédia de Macbeth: expõe-se as ações políticas que caracterizam os personagens; explora-se as nuances do rompimento com a ordem político-social realizado pelo protagonista trágico e mostra-se as consequências desse rompimento; e discute-se o motivo de o personagem romper com a ordem político-social. O estudo é conduzido por meio da análise da construção dramática dos protagonistas e da estrutura das tragédias de Júlio César, Hamlet e, com maior profundidade, Macbeth. Utiliza-se, como principais fundamentos das análises, textos de Barbara Heliodora, Agnes Heller e A. C. Bradley. Conclui-se que o motivo que leva Macbeth a ferir a lei natural e romper com a ordem político-social deve ser explicado em dois planos: um superficial, que se mostra no comportamento aparente do personagem; e um interno, que é condição de possibilidade para o plano superficial e se deve ao modo como Shakespeare realiza a construção dramática do protagonista. No que tange ao plano superfinal, Macbeth é motivado por sua ambição desmedida. No plano interno, isto é, no que se refere à construção dramática do personagem, Macbeth denota a mesma condição para agir que os protagonistas trágicos de Júlio César e Hamlet: a liberdade.
Abstract: The present research addresses the breakdown of the political-social order and the relationship between rulers and ruled in Macbeth's tragedy. The research theme is at the center of the political sphere presented by Shakespeare in the tragedies of Julius Caesar (1599), Hamlet (1600-1601), King Lear (1605-1606) and Macbeth (1606-1607), written shortly after his two sets of plays on the history of England. It is argued that in these tragedies the natural law, which is represented by Shakespeare in two ways, fits as a principle that sustains the political-social order that provides the common good of the communities in which the characters are inserted, thus, investigating if why the characters, especially the tragic protagonists, violate the natural law and break the political-social order and, as a result, affect the relationship between rulers and ruled. The investigation of the motives that lead the characters to act and the consequences arising from their actions are justified by being the central phenomenon of Shakespeare's tragedies. In this sense, the break with the political-social order and the decline that culminates in the death of tragic protagonists are mainly due to actions that lead to other actions. The first point addressed is a prelude to the tragedies, through a political contextualization of the Elizabethan and Jamesian periods, showing that Shakespeare writes his dramatic works in the midst of conceptions inherited, in part, from the medieval worldview and, in part, built on from Renaissance thought. Then, the two sets of plays on the history of England are put into focus, seeking to understand how Shakespeare, at the beginning of his career, approached the political sphere; how it represents the actions whose purpose is to obtain or maintain power and its consequences; and how it portrays the relationship between rulers and ruled. Next, it deals with the nature of the evil that befalls the tragic protagonists of Julius Caesar and Hamlet and their dramatic constructions. Finally, the object of this study is the tragedy of Macbeth: it exposes the political actions that characterize the characters; the nuances of the rupture with the political-social order carried out by the tragic protagonist are explored and the consequences of this rupture are shown; and the reason for the character to break with the political-social order is discussed. The study is conducted through the analysis of the dramatic construction of the protagonists and the structure of the tragedies of Julius Caesar, Hamlet and, in greater depth, Macbeth. As the main foundations of the analysis, texts by Barbara Heliodora, Agnes Heller and A. C. Bradley are used. It is concluded that the reason that leads Macbeth to violate the natural law and break with the political-social order must be explained on two levels: a superficial one, which is shown in the character's apparent behavior; and an internal one, which is a condition of possibility for the surface plane and is due to the way Shakespeare carries out the dramatic construction of the protagonist. As far as the ultimate plan goes, Macbeth is motivated by his unbridled ambition. Internally, that is, with regard to the dramatic construction of the character, Macbeth denotes the same condition for acting as the tragic protagonists of Julius Caesar and Hamlet: freedom.
Keywords: Ordem político-social
Lei natural
Bem comum
Natureza do mal
Construção dramática
Social-political order
Natural law
Common good
Evil nature
Dramatic construction
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: CUNHA, Júnior Luiz Ferreira da. Shakespeare: a quebra da ordem político-social e a relação entre governantes e governados. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6218
Issue Date: 1-Jul-2022
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Junior_Ferreira_Cunha_2022.pdf768.79 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.