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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6125
Tipo do documento: Dissertação
Title: O problema do método no campo da ciência e religião: uma avaliação crítica à abordagem metodológica de Nancey Murphy
Other Titles: The problem of method in the field of science and religion: a critical evaluation of Nancey Murphy’s methodological approach
Autor: Cravelin, José Felipe 
Primeiro orientador: Spica, Marciano Adilio
Primeiro membro da banca: Portugal, Agnaldo Cuoco
Segundo membro da banca: Miranda, Sergio Ricardo Neves de
Terceiro membro da banca: Spica, Marciano Adilio
Resumo: Esta dissertação é uma avaliação crítica do campo da ciência e religião através da proposta da filósofa Nancey Murphy de compreender a atividade teológica como científica em seu livro Theology in the Age of Scientific Reasoning (1990). Murphy pretende utilizar o sucesso metodológico das ciências naturais na atividade teológica para, com isso, poder sustentar que a teologia compartilha padrões comuns de racionalidade com a ciência. Ela faz uso dos programas de pesquisa do filósofo Imre Lakatos buscando aplicá-lo em teologias. Para avaliar criticamente a proposta de Murphy, busca-se estabelecer uma reconstrução das noções centrais contidas em seu livro, tratar de algumas dificuldades deste projeto filosófico, e, por fim, propor um possível caminho alternativo. Tais objetivos são apresentados ao longo de quatro capítulos. No primeiro, é feita uma reconstrução do problema inicial da obra de Murphy, isto é, a queda da credibilidade das teologias teístas ocidentais ocasionada por importantes mudanças epistemológicas no período moderno. Tais mudanças formaram o pano de fundo para as críticas do filósofo David Hume contra as teologias teístas, promovendo uma profunda crise. Diante disso, o desafio oferecido por Murphy é fornecer uma saída para essa crise. No segundo capítulo, é estabelecida uma reconstrução das principais metodologias científicas desenvolvidas na filosofia da ciência no século XX: o positivismo lógico, o falsificacionismo, a teoria dos paradigmas e a metodologia dos programas de pesquisa. Seguidamente, são indicadas as razões para Murphy escolher os programas de pesquisa como um caminho para resolver a crise das teologias teístas. No terceiro capítulo, é apresentada a aplicação que Murphy faz dos programas de pesquisa a duas teologias, o Modernismo Católico e a teologia de Wolfhart Pannenberg. Já na segunda parte do capítulo, é oferecida uma crítica ao projeto metodológico de Murphy. Ao final do capítulo, é indicado como se dá a relação de Murphy com o campo da ciência e religião. Busca-se assinalar que este campo tem como principal característica a tentativa de encontrar paridade metodológica entre a atividade científica e teológica. No entanto, tal estratégia encontra objeções a partir da posição anti-essencialista. No quarto capítulo, é apresentada tal posição anti-essencialista a partir de Josh Reeves (2019) e Peter Harrison (2015). Pretende-se apontar, através do anti-essencialismo, que o problema de autores como Murphy está em adotar metodologias que pressupõem a existência de certas características essenciais nos conceitos de ciência, religião e teologia, embora contestadas pelo estudo histórico. Com efeito, ao revelar uma divergência entre história (descritivo) e filosofia (normativo), Reeves propõe uma solução descritivista para o campo da ciência e religião. No entanto, são oferecidos certos argumentos para sustentar que a teoria das tradições do filósofo Alasdair MacIntyre (2001;1991) é preferível em relação à proposta descritivista de Reeves.
Abstract: This dissertation is a critical assessment of the field of science and religion through the philosopher Nancey Murphy's proposal to understand theological activity as scientific in her book Theology in the Age of Scientific Reasoning (1990). Murphy intends to use the methodological success of the natural sciences in theological activity to sustain that theology shares common standards of rationality with science. She makes use of the philosopher Imre Lakatos’s research programs aiming to apply it in theologies. To critically evaluate Murphy's proposal, we intend to establish a reconstruction of the central notions featured in her book, address some difficulties of this philosophical project, and, finally, propose a possible alternative path. Such aims are presented over four chapters. In the first, a reconstruction of the initial problem of Murphy's work is made, that is, the decline in credibility of Western theistic theologies occasioned by important epistemological changes in the modern period. Such changes formed the background for philosopher David Hume's criticisms of theistic theologies, promoting a deep crisis. Thereof, the challenge taken by Murphy was one of providing a way out of this crisis. In the second chapter, a reconstruction of the main scientific methodologies developed in the philosophy of science in the 20th century is established: logical positivism, falsificationism, the theory of paradigms and the methodology of research programs. Subsequently, Murphy's reasons for choosing research programs as a way to resolve the crisis of theistic theologies are discussed. In the third chapter, Murphy's application of research programs to two theologies, Catholic Modernism and the theology of Wolfhart Pannenberg, is presented. In the second part of the chapter, a critique of Murphy's methodological project is offered. At the end of the chapter, it is indicated how Murphy's relationship with the field of science and religion takes place. It seeks to point out that this field has as its main characteristic the attempt to find methodological parity between scientific and theological activity. However, such a strategy encounters objections from the anti-essentialist position. In the fourth chapter, such an anti-essentialist position is presented from the viewpoint of Josh Reeves (2019) and Peter Harrison (2015). It is intended to point out, through anti-essentialism, that the problem of authors like Murphy is to adopt methodologies that presuppose the existence of certain essential characteristics in the concepts of science, religion and theology, although contested by historical study. Indeed, by revealing a divergence between history (descriptive) and philosophy (normative), Reeves proposes a descriptivist solution for the field of science and religion. However, certain arguments are offered to support that the theory of traditions of the philosopher Alasdair MacIntyre (2001;1991) is preferable over the descriptivist proposal of Reeves.
Keywords: Teologia e racionalidade
Programas de pesquisa teológicos
Anti-esencialismo
História e filosofia da religião
Campo da ciência e religião/teologia
Theology and rationality
Theological research programs
Anti-essentialism
History and philosophy of religion
The field of science and religion//theology
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: CrRAVELIN, José Felipe. O problema do método no campo da ciência e religião: uma avaliação crítica à abordagem metodológica de Nancey Murphy. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6125
Issue Date: 20-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

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