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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6004
Tipo do documento: Dissertação
Title: A função da palavra na filosofia de Schopenhauer: razão e poesia
Other Titles: The function of the word in Schopenhauer philosophy: reason and poetry
Autor: Viante, Caio Miguel 
Primeiro orientador: Frezzatti Junior, Wilson Antonio
Primeiro membro da banca: Moreira, Fernando de Sá
Segundo membro da banca: Busellato, Stefano
Terceiro membro da banca: Frezzatti Junior, Wilson Antonio
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar a dupla concepção da palavra na filosofia de Schopenhauer. De acordo com Schopenhauer, a palavra é instrumento da razão humana. Isso quer dizer que o homem é capaz de ordenar os sons de forma discursiva e racional, pois é uma espécie de animal distinto, já que é dotado da faculdade da razão. Foi por meio da faculdade da razão que o homem conseguiu transmitir conceitos e ideais ao longo de sua história, elaborando teorias, aprimorando as leis e se organizando em sociedades. Diante desse cenário, poderíamos até supor que o estatuto da palavra na filosofia de Schopenhauer está subordinado exclusivamente à composição e à exposição dos conceitos dentro de um âmbito empírico e científico. Contudo, nossa problemática parte do papel significativo que a palavra também tem na poesia, adquirindo assim uma outra função na filosofia de Schopenhauer. A palavra é instrumento indispensável para a comunicação do poeta com o ouvinte. Na poesia, o poeta não expõe conceitos, mas sim as ideias, os mais elevados graus de objetidade da vontade que exprimem o que há de comum ao gênero humano. Entendemos, assim, que há uma tensão na filosofia de Schopenhauer, pois as palavras enunciadas pelos cientistas comunicam conceitos e as palavras enunciadas pelos poetas anunciam ideias. Diante desse contexto, entendemos a necessidade de examinar em um primeiro momento os tipos de representações na filosofia de Schopenhauer, distinguindo as representações submetidas ao princípio de razão da representação independente do princípio de razão. Em um segundo momento, compreender a arte como modo de consideração independente do princípio de razão, analisando o puro sujeito, o gênio e a hierarquia das belas artes. Posto isso, reunimos condições necessárias para discutir especificamente sobre a arte da poesia e o papel da palavra, buscando compreender como o poeta transpõe ideias em palavras. Para uma compreensão desse duplo papel da palavra, utilizaremos, sobretudo, os tomos I e II de O Mundo como Vontade e como Representação (1818-1819 e 1844, respectivamente). Além dessas duas obras de grande relevância do autor, buscamos examinar as preleções da Metafisica do Belo (1820) que também são importantes para nossa pesquisa, já que nesses textos o filósofo procura explicitar os principais temas abordados no Livro III de o Mundo. Partindo do estudo dessas obras, tentamos explicitar os conceitos que tratam do tema da palavra como instrumento da arte poética, entendendo que a palavra e a poesia possuem um lugar distinto na filosofia de Schopenhauer.
Abstract: This dissertation aims to analyze a double concept of the word in Schopenhauer's philosophy. According to Schopenhauer, the word is an instrument of human reason. This means that man is capable of ordering his children in a discursive and rational way, as he is a kind of distinct animal, since he is endowed with the faculty of reason. It was through the faculty of reason that man was able to give concepts and ideals throughout his history, developing theories, improving as laws and organizing themselves into societies. Given this scenario, we could even suppose that the statute of the word in Schopenhauer's philosophy is exclusively subordinated to the composition and exposition of concepts within an empirical and scientific scope. However, our problematic part of the significant role that the word also has in poetry, thus acquiring another function in Schopenhauer's philosophy. The word is an indispensable instrument for the poet to communicate with the listener. In poetry, the poet does not expose concepts, but ideas, the highest degrees of object of the will that expresses or that is common to humankind. We understand, therefore, that there is a tension in Schopenhauer's philosophy, as the words enunciated by scientists communicate concepts and the words enunciated by poets announce ideas. Given this context, we understand the need to examine at first the types of representations in Schopenhauer's philosophy, distinguishing the representations submitted to the principle of reason from the representation independent of the principle of reason. In a second moment, understanding art as a mode of consideration independent of the principle of reason, analyzing the pure subject, the genius and the hierarchy of the fine arts. That said, we meet the conditions specifically required about the art of poetry and the role of the word, seeking to understand how the poet translates ideas into words. For an understanding of this dual role of the word, we will use, above all, volumes I and II of The World as Will and Representation (1818-1819 and 1844, respectively). In addition to these two works of great company by the author, we sought to examine the lectures on the Metaphysics of the Beauty (1820), which are also important for our research, since these texts the philosopher seeks to explain specific themes in volume III. Based on the study of these works, we tried to explain the concepts that deal with the theme of the word as an instrument of poetic art, understanding that a word and a poetry have a distinct place in Schopenhauer's philosophy.
Keywords: Schopenhauer
Idéia
Palavra
Poesia
Idea
Word
Poetry
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: VIANTE, Caio Miguel. A função da palavra na filosofia de Schopenhauer: razão e poesia. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6004
Issue Date: 14-Feb-2022
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

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