Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5970
Tipo do documento: Dissertação
Title: A política estadual de ingresso e permanência de indígenas na UNIOESTE: uma análise do processo de permanência dos (as) acadêmicos (as) indígenas a partir do vestibular específico interinstitucional dos povos indígenas
Other Titles: The state policy of admission and permanence of indigenous people in UNIOESTE: an analysis of the process of permanence of indigenous academics based on the specific inter-institutional entrance exam for indigenous peoples.
Autor: Villas Boas, Magueda Thomaz 
Primeiro orientador: Engelbrecht, Marize Rauber
Primeiro membro da banca: Dallago, Cleonilda Sabaini Thomazini
Segundo membro da banca: Amaral, Wagner Roberto do
Terceiro membro da banca: Engelbrecht, Marize Rauber
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de permanência de acadêmicos (as) indígenas na UNIOESTE, no qual buscou-se compreender e analisar a permanência dos (as) acadêmicos (as) indígenas, ingressantes pelo vestibular dos povos indígenas do Paraná, nos cursos de graduação na Unioeste. Para possibilitar essa análise foi necessário retomar a política de educação superior no Brasil e os desdobramentos que resultaram na construção da política de ações afirmativas para os povos indígenas, de acordo com o contexto jurídico e social. A partir dessa compreensão foi possível delimitar o estudo para o Estado do Paraná, analisando o contexto histórico do surgimento das vagas suplementares no ensino de graduação para os povos indígenas e a sua implantação na Unioeste, para então, com as condições teóricas necessárias identificar os mecanismos de permanência dos (as) acadêmicos (as) indígenas e responder a problemática da investigação, que consiste em saber quais são os aspectos limitadores e potencializadores que contribuem para a permanência dos (as) acadêmicos (as) indígenas na Unioeste. A abordagem científica transcorreu por meio do método dialético, permitindo fazer a relação entre o todo (educação) e as partes (educação indígena e ações afirmativas/cotas educacionais), buscando uma análise que explicitasse o movimento do objeto. O recurso metodológico utilizado foi a pesquisa qualitativa e exploratória, o que permitiu compreender e interpretar os fatos de acordo com os seus aspectos específicos, complementado com fontes quantitativas. A abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo, utilizou informações empíricas, a qual teve como recorte espacial a Unioeste e recorte temporal o segundo período especial e emergencial do ano letivo de 2020, com os (as) acadêmicos (as) matriculados na segunda oferta no ano letivo de 2020 e que ingressaram por meio do vestibular dos povos indígenas. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionário e entrevista, de forma remota, aos acadêmicos (as) e aos membros da Cuia local. A escolha dos recursos metodológicos objetivou reunir materiais e fontes empíricas para verificar a implantação da política pública de suplementação de vagas na Unioeste enquanto um processo em desenvolvimento, que busca assegurar a permanência à educação superior. O estudo contemplou o universo de 22 (vinte e dois) acadêmicos (as) indígenas, entretanto, foi possível desenvolver a pesquisa com 07 (sete) deles. Quanto aos membros da Cuia local, participaram 02 (dois) representantes, totalizando 09 (nove) sujeitos. Os resultados evidenciaram que a Unioeste desenvolveu ações e programas para diminuir o índice de evasão apresentado nos anos iniciais da implantação da cota social indígena, o que permitiu um maior número de acadêmicos (as) indígenas concluintes nos cursos de graduação. Contudo, novos avanços precisam ser realizados, dentre eles ações que possibilitem o integral conhecimento da política pela comunidade acadêmica, a qual pode ocorrer a partir da destinação de pessoal e condições materiais exclusivos ou com carga horária suficiente para o desenvolvimento das atividades e a integração entre os (as) acadêmicos (as) indígenas e os demais acadêmicos (as), proporcionando a eles o sentimento de pertencimento ao ambiente universitário.
Abstract: The object of this research is the permanence process of indigenous students at UNIOESTE, in which we sought to understand and analyze the permanence of indigenous students who entered through the vestibular exam for indigenous people of Paraná in undergraduate courses at Unioeste. To make this analysis possible, it was necessary to resume the higher education policy in Brazil and the developments that resulted in the construction of the policy of affirmative action for indigenous peoples, according to the legal and social context. From this understanding, it was possible to delimit the study to the State of Paraná, analyzing the historical context of the emergence of supplementary vacancies in undergraduate education for indigenous people and their implementation at Unioeste, and then, with the necessary theoretical conditions, identify the mechanisms of permanence of indigenous academics and answer the research question, which consists of knowing which are the limiting and potential aspects that contribute to the permanence of indigenous academics at Unioeste. The scientific approach was carried out through the dialectical method, allowing the relationship between the whole (education) and the parts (indigenous education and affirmative action/educational quotas), seeking an analysis that makes the movement of the object explicit. The methodological resource used was qualitative and exploratory research, which allowed us to understand and interpret the facts according to their specific aspects, complemented with quantitative sources. The qualitative approach, by means of field research, used empirical information, which had Unioeste as a spatial cutout and a temporal cutout the second special and emergency period of the school year of 2020, with the students enrolled in the second offer in the school year of 2020 and who entered through the vestibular of the indigenous people. The research was conducted through the application of a questionnaire and a remote interview with the students and members of the local Cuia. The choice of methodological resources aimed at gathering materials and empirical sources to verify the implementation of the public policy for the supplementation of vacancies at Unioeste as a process in development, which seeks to ensure permanence in higher education. The study contemplated the universe of 22 (twenty-two) indigenous academics; however, it was possible to develop the research with 07 (seven) of them. As for the members of the local Cuia, 02 (two) representatives participated, totaling 09 (nine) subjects. The results showed that Unioeste has developed actions and programs to reduce the dropout rate presented in the initial years of the implementation of the indigenous social quota, which allowed a greater number of indigenous students to complete undergraduate courses. However, new advances need to be made, among them actions that enable the academic community to be fully aware of the policy, which can occur from the allocation of exclusive personnel and material conditions or with a sufficient workload for the development of activities and the integration between indigenous students and other students, providing them with a sense of belonging to the university environment.
Keywords: Educação superior indígena
Acadêmicos indígenas
Cota social indígena
Indigenous higher education
Indigenous scholars
Indigenous social quota
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Campun: Toledo
Citation: VILLAS BOAS, Magueda Thomaz. A política estadual de ingresso e permanência de indígenas na UNIOESTE: uma análise do processo de permanência dos (as) acadêmicos (as) indígenas a partir do vestibular específico interinstitucional dos povos indígenas. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5970
Issue Date: 7-Mar-2022
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magueda_Villas_Boas_2022.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.