Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSuptitz, Marina Pereira da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534666635367114por
dc.contributor.advisor1Martins , Vanda Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9136370230484152por
dc.contributor.advisor-co1Lindino , Terezinha Corrêa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0049519038542899por
dc.contributor.referee1Martins , Vanda Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9136370230484152por
dc.contributor.referee2Walker , Maristela Rosso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0575598592447642por
dc.contributor.referee3Schlosser , Marli Terezinha Szumilo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262151295695350por
dc.contributor.referee4Pires, Mateus Marchesan-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7471206132114308por
dc.date.accessioned2022-02-23T13:00:05Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationSUPTITZ, Marina Pereira da Silva. Ensino de solos e educação ambiental: análise do uso das práticas ambientais no ensino fundamental (anos finais). 2021. 97 f. Dissertação ( Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5818-
dc.description.resumoO ensino da Geografia, até tornar-se disciplina curricular, passou por diversas transformações nas últimas décadas. Os seus conteúdos foram transformando sua identidade, ao longo dos anos. Vários foram os conteúdos que se destacaram nesse processo, todavia nota-se um desinteresse pelo conteúdo Solos, fato que pode ser compreendido pela ausência da temática integrada ao Ensino Básico e seu entendimento teórico não complementa as Práticas Educativas Ambientais desenvolvidas no contexto escolar. Cabe ressaltar, que no processo de ensino e aprendizagem da Geografia, esse conteúdo é trabalhado habitualmente de forma compartimentada, voltado para a economia agrícola. Mas, reforça-se a necessidade de trabalhá-lo de forma integrada e interligada. Sob esse contexto, a proposta desta pesquisa recaiu em investigar se as Práticas Educativas Ambientais, contempladas no PPP (Projeto Político Pedagógico) e desenvolvidas no contexto escolar são satisfatórias para fundamentar a importância de se ensinar o conteúdo Solo no Ensino Fundamental (Anos Finais). Para seu desenvolvimento, utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, procurando identificar e analisar as práticas educativas ambientais realizadas na disciplina de Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais, no Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra, município de Nova Santa Rosa-PR. O objetivo foi verificar a relação entre o conteúdo Solo e a Educação Ambiental Formal. Igualmente, procurou-se evidenciar as características e a importância do ensino de Solos no contexto escolar brasileiro, identificar e analisar as práticas educativas ambientais desenvolvidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, de modo a avaliar sua aplicabilidade perante o ensino apresentado na disciplina de Geografia e indicar os conteúdos de solos às práticas educativas ambientais na abordagem do tema Meio Ambiente, buscando analisar a importância e a relevância deles no contexto social e econômico do aluno. Com cunho exploratório, optou-se pelas seguintes técnicas para a coleta dos dados: levantamento bibliográfico e análise documental/fotográfico. Para a análise das informações, foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo, discutindo o que se propõe e o que realmente é realizado no cotidiano escolar, em relação às Práticas Educativas Ambientais sobre Solos. Por conseguinte, espera-se verificar quais Práticas Educativas Ambientais fazem uso do conteúdo Solos como compreensão do Meio Ambiente.por
dc.description.abstractThe teaching of Geography, until it became a curricular subject, it bad undergone thought several transformations in recent decades. Its contents have been changing its identity over the years. Several were the contents that stood out in this process, however there is a lack of interest in the Soil content, a fact that can be understood by the absence of the theme integrated into Basic Education and its theoretical knowledge does not complement Environmental Educational Practices developed in the school context. It should be noted here that in the process of teaching and learning Geography, this content is usually worked in a compartmentalized way, aimed at the agricultural economy. But, it is reinforced in this paper that there is a need to work it in one an integrated and interconnected way. In this context, a proposal of this research was to investigate if the Environmental Educational Practices, contemplated in the PPP (Political Pedagogical Project) and developed in the school context, are satisfactory to fundamentalize the importance of using the Soil content in Elementary School (Final Years). For its development, it was used the qualitative research methodology, seeking to identify and analyze the environmental educational practices carried out in the Geography discipline in Elementary School - Final Years, at Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra, municipality of Nova Santa Rosa-PR. The aim was to verify the relationship between Soil content and Formal Environmental Education. Likewise, it was intended highlight the characteristics and importance of teaching Soil in the Brazilian school context, identify and analyze the environmental educational practices developed in the Final Years of Elementary School, in order to assess its applicability trie to the presented teaching in the Geography and indicate the soil contents to environmental educational practices in addressing the Environment theme, seeking to analyze their importance and their creation in the student's social and economic context. With an exploratory nature, the following techniques were chosen for data collection: bibliographic survey and documentary/photographic analysis. For an analysis of the information, the Content Analysis technique was used, discussing what is proposed and what is actually done in the daily school life, in relation to Environmental Educational Practices on Soil. Therefore, it is expected to verify which Environmental Educational Practices make use of the Soil content as an understanding of the Environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2022-02-23T13:00:04Z No. of bitstreams: 2 Marina_Suptitz_2021.pdf: 3418500 bytes, checksum: 801d79fd88142098376cba1fa0bac8ce (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-23T13:00:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Marina_Suptitz_2021.pdf: 3418500 bytes, checksum: 801d79fd88142098376cba1fa0bac8ce (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-07-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSolospor
dc.subjectPráticas educativas ambientaispor
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIApor
dc.titleEnsino de solos e educação ambiental: análise do uso das práticas ambientais no ensino fundamental (anos finais)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marina_Suptitz_2021.pdf3.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons