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Tipo do documento: Dissertação
Title: Processo de autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde: construindo ferramentas
Other Titles: Process of self-assessment of the Graduate Program in Biosciences and Health: building tools
Autor: Berté, Italoema Agnelo Alves 
Primeiro orientador: Conterno, Solange de Fátima Reis
Primeiro coorientador: Viera, Claudia Silveira
Primeiro membro da banca: Conterno, Solange de Fátima Reis
Segundo membro da banca: Bonfleur, Maria Lucia
Terceiro membro da banca: Domingues, João Luiz Pereira
Resumo: Avaliar processos educativos é a estratégia adequada para compreender como está se dando o processo formativo proposto. Frente às novas demandas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), emerge a necessidade de desencadear a avaliação sistematizada dos programas de pósgraduação para além dos aspectos quantitativos da produção científica. Destacandose nesse dentre as novas orientações da CAPES, a realização da autoavaliação. Definida como avaliação interna ou avaliação institucional, que deve envolver todos os sujeitos tanto na formulação como nas ações a serem avaliadas. Assim sendo, o objetivo geral do trabalho é o de construir e validar instrumentos para mediar processo de autoavaliação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociências e Saúde. Trata-se de estudo metodológico, de natureza quantitativa, desenvolvido em dois momentos: primeiro - construção de instrumentos para subsidiar a autoavaliação do Programa de Pós-graduação, destinados aos docentes; aos agentes universitários envolvidos com as atividades do programa; mestrandos/doutorandos e aos egressos. Considerou-se para construção dos instrumentos a sistemática de autoavaliação de Programa de Pós-graduação proposta pela CAPES e para organização dos dados optou-se pela modelo teórico-metodológico proposto por Donabedian, no qual a avaliação contempla os domínios estrutura, processo e resultado. No segundo momento, procedeu-se à validação de conteúdo dos instrumentos produzidos, objetivando identificar a adequabilidade dos instrumentos. Os participantes do estudo foram selecionados seguindo a lógica da amostragem não probabilística de tipo intencional, na qual os participantes, por serem considerados conhecedores das questões estudadas foram denominados no estudo como juízes especialistas. Estes foram distribuídos por categorias, conforme a especificidade de cada instrumento a ser validado. Para tanto, há quatro categorias de juízes especialistas: docentes; agentes universitários; mestrandos/doutorandos e egressos. A técnica de coleta foi o levantamento on-line por meio da ferramenta Google Forms, em que os links dos instrumentos foram disparados aos participantes por meio dos seus endereços eletrônicos, obtidos nos sites e páginas dos programas de pós-graduação. Participaram 63 juízes especialistas: 29 docentes, 8 agentes universitários, 13 mestrando/doutorandos e 13 egressos. A partir das respostas dos avaliadores ao processo de validação, observou-se a adequabilidade em relação ao total de questões. As respostas em relação aos domínios, indicaram que o mais adequado foi a Estrutura (91%), seguida por valores muito próximos entre si para o domínio Perfil (86,5%), Resultados (86%) e Processo (85,75%). Dentre os avaliadores, notou-se que os Docentes foi o grupo que mais respondeu de maneira positiva, indicando que 93±5,3% das questões estavam adequadas. Seguiram-se a eles os Egressos, com respostas que apresentaram 90±7,0% de adequabilidade. Os dados qualitativos emergiram das questões abertas, constituíram-se pelas indicações, sugestões ou outras colocações escritas ao final de cada bloco de validação dos domínios dos instrumentos. Conclui-se que, construir e validar instrumentos para mediar processo de autoavaliação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociências e Saúde através da avaliação contextual e qualitativa, é uma estratégia importante para o programa, pois os resultados de um processo sistematizado de avaliação poderá ser um disparador de mudanças no processo formativo.
Abstract: Evaluating the educational processes is the appropriate strategy to understand how the proposed training process is progressing. Faced with the new demands for evaluation by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) the need arises for the systematic evaluation of graduate programs to emerge beyond the quantitative aspects of scientific production. Among the new Capes guidelines, the self-assessment is being highlighted. Defined as internal evaluation or institutional evaluation, it must involve all the stakeholders in the formulation of evaluation and in actions to be evaluated. The general objective of this research is to build and validate tools to mediate the self-evaluation process in the Graduate Program in Bioscience and Health. It is a methodological study, of a quantitative nature, developed in two stages. The first stage embodies the construction of instruments to support the self-evaluation of the Graduate Program, aimed at professors, university staff members involved in the activities of the program; masters and PhD students and alumni. For the construction of the instruments, the self-evaluation system of the Graduate Program proposed by Capes was considered and for the organization of the data, the theoretical-methodological model proposed by Donabedian was chosen, in which the evaluation considers the structure of domains, process and result. In the second stage, the content validation of the instruments produced was carried out, in order to identify the suitability of the instruments. The study participants were selected following the logic of non-probabilistic intentional sampling, in which the participants, being considered knowledgeable about the subjects studied, were appointed in the study as expert judges. These were distributed by categories, according to the specificity of each instrument to be validated. For this, there are four categories of expert judges: professors, university staff members, masters and PhD students, and alumni. The data collection technique was the online survey through Google Forms tool, in which the links of the instruments were triggered to the participants through their electronic addresses, obtained on the websites and pages of the graduate programs. In total, 63 expert judges participated: 29 professors, 8 university staff members, 13 master's and PhD students and 13 alumni. From the responses of the evaluators to the validation process, the adequacy was observed in relation to the total number of questions. The responses in relation to the domains indicated that the most appropriate was Structure (91%), followed by very close values for the domain Profile (86.5%), Results (86%) and Process (85.75%). Among the judges, the group of professors answered more positively, indicating that 93±5,3% of the questions were adequate. After them, the alumni group with answers that represented 90±7,0% of adequality.
Keywords: Programas de Pós-Graduação interdisciplinares
Avaliação Educacional
Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa
Interdisciplinary Graduate Programs
Educational evaluation
Evaluation of programs and research instruments
CNPq areas: Biologia
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde
Campun: Cascavel
Citation: BERTÉ, Italoema Agnelo Alves. Processo de autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde: construindo ferramentas. 2021. 179 f. Dissertação (Mestrado em Biociências e Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5783
Issue Date: 7-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Biociências e Saúde (CVL)

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