Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5742
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Carla Renata Garcia Xavier da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088207631356536por
dc.contributor.advisor1Lazo, Pedro Pablo Durand-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562031070856171por
dc.contributor.referee1Lazo, Pedro Pablo Durand-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562031070856171por
dc.contributor.referee2Sanguino Bejarano, Santos Richard Wieller-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481652762620253por
dc.contributor.referee3Vicente, André-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5363258579893221por
dc.date.accessioned2022-01-31T19:43:27Z-
dc.date.issued2021-10-15-
dc.identifier.citationSILVA, Carla Renata Garcia Xavier da. O Conceito de Função do Contexto Universitário ao Contexto Escolar. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5742-
dc.description.resumoO conceito de função é tratado de formas diversas dependendo do contexto. No entanto, muitas vezes a apresentação do conceito é vaga. Neste trabalho, trazemos uma discussão sobre o conceito de função e suas propriedades a m de estabelecer um enunciado formal e preciso da de nição de função. Investigamos as abordagens deste conceito nos contextos universitário e escolar com o objetivo de veri car se o conceito matemático corresponde à noção que se trabalha na escola. Para isso, analisamos textos universitários e livros didáticos do PNLD disponíveis na Internet e observamos que os abusos de linguagem e de notação podem distorcer este conceito. Como resultado, apresentamos a fundamentação metodológica do ensino deste conceito a partir das disciplinas oferecidas nos cursos de licenciatura.por
dc.description.abstractThe concept of function is treated in di erent ways depending on the context. However, the presentation of the concept is often vague. In this work, we bring a discussion about the concept of function and its properties in order to estabilish a formal and precise statement of a function de nition. We investigate the approaches of this concept in university and school contexts with the aim of verifying if the mathematical concept corresponds to the notion that is used at school. For this, we analyzed university texts and PNLD textbooks available on the internet and observed that language and notation abuses can distort this concept. As a result, we present the methodological foundations for teaching this concept from de subjects o ered in undergraduate courses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-01-31T19:43:27Z No. of bitstreams: 2 Carla_Silva2021.pdf: 1754362 bytes, checksum: 1174a4fac1b62c2b28e770fa0ddafc63 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-31T19:43:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Carla_Silva2021.pdf: 1754362 bytes, checksum: 1174a4fac1b62c2b28e770fa0ddafc63 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-10-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.titleO Conceito de Função do Contexto Universitário ao Contexto Escolarpor
dc.title.alternativeThe Concept of Function of the University Context to the School Contexteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla_Silva2021.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons