Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5742
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Carla Renata Garcia Xavier da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1088207631356536 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lazo, Pedro Pablo Durand | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6562031070856171 | por |
dc.contributor.referee1 | Lazo, Pedro Pablo Durand | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6562031070856171 | por |
dc.contributor.referee2 | Sanguino Bejarano, Santos Richard Wieller | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5481652762620253 | por |
dc.contributor.referee3 | Vicente, André | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5363258579893221 | por |
dc.date.accessioned | 2022-01-31T19:43:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carla Renata Garcia Xavier da. O Conceito de Função do Contexto Universitário ao Contexto Escolar. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5742 | - |
dc.description.resumo | O conceito de função é tratado de formas diversas dependendo do contexto. No entanto, muitas vezes a apresentação do conceito é vaga. Neste trabalho, trazemos uma discussão sobre o conceito de função e suas propriedades a m de estabelecer um enunciado formal e preciso da de nição de função. Investigamos as abordagens deste conceito nos contextos universitário e escolar com o objetivo de veri car se o conceito matemático corresponde à noção que se trabalha na escola. Para isso, analisamos textos universitários e livros didáticos do PNLD disponíveis na Internet e observamos que os abusos de linguagem e de notação podem distorcer este conceito. Como resultado, apresentamos a fundamentação metodológica do ensino deste conceito a partir das disciplinas oferecidas nos cursos de licenciatura. | por |
dc.description.abstract | The concept of function is treated in di erent ways depending on the context. However, the presentation of the concept is often vague. In this work, we bring a discussion about the concept of function and its properties in order to estabilish a formal and precise statement of a function de nition. We investigate the approaches of this concept in university and school contexts with the aim of verifying if the mathematical concept corresponds to the notion that is used at school. For this, we analyzed university texts and PNLD textbooks available on the internet and observed that language and notation abuses can distort this concept. As a result, we present the methodological foundations for teaching this concept from de subjects o ered in undergraduate courses. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-01-31T19:43:27Z No. of bitstreams: 2 Carla_Silva2021.pdf: 1754362 bytes, checksum: 1174a4fac1b62c2b28e770fa0ddafc63 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-31T19:43:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Carla_Silva2021.pdf: 1754362 bytes, checksum: 1174a4fac1b62c2b28e770fa0ddafc63 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-10-15 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Ensino de Matemática | por |
dc.subject | Mathematics education | eng |
dc.subject.cnpq | MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | por |
dc.title | O Conceito de Função do Contexto Universitário ao Contexto Escolar | por |
dc.title.alternative | The Concept of Function of the University Context to the School Context | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Carla_Silva2021.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License