Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5508
Tipo do documento: Dissertação
Title: Acessibilidade urbana e segregação socioespacial: um estudo configuracional da distribuição de renda na cidade de Cascavel (PR)
Other Titles: Urban accessibility and socio-spatial segregation: a configurational study of income distribution in the city of Cascavel (PR)
Autor: Andrade, Ana Luisa de 
Primeiro orientador: Staduto, Jefferson Andronio Ramundo
Primeiro coorientador: Stamm, Cristiano
Primeiro membro da banca: Alves, Lucir Reinaldo
Segundo membro da banca: Maraschin, Clarice
Resumo: O processo de urbanização brasileiro resultou em um movimento de expansão e de desenvolvimento das cidades, que vislumbra uma necessidade de entendimento da relação entre seus aspectos físicos, sociais e funcionais. Nesse processo, que foi carregado de diferenças econômicas e sociais, compreender como a cidade está configurada é essencial para seu desenvolvimento; com isso, questões como a segregação, a desigualdade e a acessibilidade aos recursos urbanos são consideradas alguns dos principais problemas sociais sofridos. Diante disso, a problemática que instigou esta pesquisa foi: “Como a distribuição de renda se relaciona, sob o ponto de vista configuracional, com a segregação urbana e a acessibilidade espacial?”. O objetivo geral do estudo foi analisar a configuração urbana de Cascavel (PR) e a sua relação com a acessibilidade urbana e a segregação socioespacial, a partir da distribuição de renda da população. A metodologia empregada foi a Sintaxe Espacial, por meio das medidas de Integração Global e Local, Conectividade e Escolha. Os resultados mostraram, na medida de Integração Global, que a cidade tem um núcleo central bastante integrado e, oposto a isso, uma periferia com menor acessibilidade. A Integração Local evidenciou uma centralidade de bairros com vias de forte ligação ao centro, entretanto, com baixa relação cruzada entre bairros. No que se refere à conectividade, a cidade conta com uma malha urbana bem regular que auxilia nessa medida. Quanto à Escolha, notou-se que as rodovias que circundam a cidade contribuem na acessibilidade das municipalidades vizinhas ao centro de Cascavel, porém, ao contrário disso, desfavorecem o acesso da população que mora nos bairros formados por essas barreiras físicas. Quando comparadas as medidas aos dados de rendimento nominal médio da população, percebeu-se que a população de alta renda se encontra localizada no centro altamente integrado, enquanto a periferia segregada é habitada por uma população com renda inferior. Além disso, não foi encontrada uma similaridade entre bairros segregados para os bairros com menor renda, visto que os primeiros se encontram na periferia formada pela BR-277, já os segundos estão situados na região nordeste, periferia da BR-467.
Abstract: The Brazilian urbanization process resulted in a movement of expansion and development of cities, which sees a need to understand the relationship between their physical, social and adequate aspects. In this process, the promotion of the economy and society was provided, understanding how the city is essential for its development; with that, as issues segregation, inequality and accessibility to urban resources are considered some of the main social problems suffered. Given this, the issue that instigated this search was: “How does income distribution relate, from a configurational point of view, with urban segregation and spatial accessibility?”. The general objective of the study was to analyze the urban configuration of Cascavel (PR) and its relationship with urban accessibility and socio-spatial segregation, based on the population's income distribution. The methodology used for Space Syntax, through the measures of Global and Local Integration, Connectivity and Choice. The limited results, in terms of Global Integration, that the city has a very integrated central core and, opposite to that, a periphery with less accessibility. Local Integration evidenced a centrality of neighborhoods with roads that are strongly connected to the center, however, with a low cross-relationship between neighborhoods. With regard to connectivity, the city has a very regular urban grid that helps in this measure. As for the Choice, note that the highways that surround the city contribute to the accessibility of the municipalities neighboring the center of Cascavel, however, on the contrary, they hinder the access of the population that lives in the neighborhoods formed by these physical barriers. When compared as measures to the average nominal income of the population, it is shown that a high-income population is located in the highly integrated center, while the segregated periphery is inhabited by a population with lower income. In addition, no similarity was found between segregated neighborhoods for neighborhoods with lower income, since the former are found on the periphery formed by BR-277, while the latter are located in the northeast region, on the periphery of BR-467.
Keywords: Sintaxe espacial
Acessibilidade configuracional urbana
Segregação socioespacial.
Space syntax
Urban configurational accessibility
Socio-spatial segregation
CNPq areas: CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
Campun: Toledo
Citation: ANDRADE, Ana Luisa de. Acessibilidade urbana e segregação socioespacial: um estudo configuracional da distribuição de renda na cidade de Cascavel (PR). 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5508
Issue Date: 8-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Luisa_Andrade_2021.pdf5.88 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.