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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5500
Tipo do documento: Dissertação
Title: As propensões da evasão, no período da pandemia, no curso de Administração de uma faculdade privada do oeste do Paraná
Other Titles: Evasion propensities in the pandemic period in the business administration course at a private college in western Paraná
Autor: Casagrande, Edineia 
Primeiro orientador: Brandalise, Loreni Teresinha
Primeiro membro da banca: Brandalise, Loreni Teresinha
Segundo membro da banca: Bertolini, Geysler Rogis Flor
Terceiro membro da banca: Santos, Leandro Pereira dos
Resumo: Esta pesquisa analisou as propensões da evasão na educação superior privada, no período da pandemia da COVID-19 no ano de 2020, em uma Faculdade localizada no oeste do Paraná. A investigação utilizou-se de dados quantitativos de um questionário eletrônico, sendo a amostra composta por 93 acadêmicos, também utilizou-se da metodologia qualitativa com utilização das ferramentas Análise Swot e as Cinco forças de Porter, as informações foram coletadas através de entrevistas com a direção e equipe estratégica da IES. Os dados do questionário foram analisados através da estatística descritiva e por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais – MEE, utilizando o método Partial Least Squares (PLS), com a utilização do software SmartPLS 3.3.3. Com base no planejamento estratégico desenvolvido foram elaboradas as propostas de ações para o aprimoramento da gestão da propensão à evasão da instituição e, por meio de um modelo reflexivo, os resultados do questionário aplicado demonstram que questões econômicas, práticas pedagógicas, questões sociais de complexidade, questões de tempo e estrutura do curso constituem e são importantes dimensões da propensão à evasão na educação superior privada, no período da pandemia do ano de 2020, na IES estudada. Não se pode deixar de mencionar a questão ambiental, uma variável importante, no momento em que se vive, pessoas com baixa educação tendem a ter menos informação e com isso menor conscientização ambiental, o que pode ocasionar grandes impactos sociais. Nesse sentido, é importante promover o desenvolvimento voltado para as pessoas, um avanço que proporcione verdadeiras melhorias na qualidade de vida humana, caso contrário será um problema que a sociedade e o governo terão de enfrentar. Assim, este estudo melhora o entendimento e apresenta uma contribuição à literatura ao compreender evasão na educação superior privada na pandemia da Covid-19 no ano de 2020.
Abstract: This research analyzed evasion propensities in private higher education, in the period of the COVID-19 pandemic in the year 2020, in a college located in western Paraná. In this investigation, quantitative data from an electronic questionnaire were used and the sample was composed of 93 academics. The qualitative methodology was also used through the tools Swot Analysis and Porter's five forces. The information was collected by means of interviews with the management and strategic team of the Higher Education Institutions (HEI). The questionnaire data were analyzed by descriptive statistics and by means of the Structural Equation Modeling (SEM) technique, using the Partial Least Squares (PLS) method, with the use of the SmartPLS 3.3.3 software. Based on the strategic planning developed, the actions proposed to improve the management of the institution's evasion propensity were elaborated and, by means of a reflective model, the results of the questionnaire carried out show that economic, pedagogical practices, social complexity, time, and course structure issues are important dimensions of the evasion propensity in private higher education, in the pandemic period of the year 2020, at the studied HEI. We cannot fail to mention the environmental issue, an important variable in the times in which we live; people with low education tend to have less information and therefore less environmental awareness, which can cause major social impacts. Thus, it is important to promote people-oriented development, a breakthrough that provides real improvements in the quality of human life; otherwise, it will be a problem that society and government will have to face. Therefore, this study enhances comprehension and contributes to the literature by understanding evasion in private higher education in the pandemic of Covid-19 in the year 2020.
Keywords: Propensão a Evasão
Educação Superior
Permanência
Pandemia da Covid-19
Sustentabilidade na Educação Superior
Evasion Propensity
Higher Education
Permanence
Covid-19 Pandemic
Sustainability in Higher Education
CNPq areas: Competitividade e Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: CASAGRANDE, Edineia. As propensões da evasão, no período da pandemia, no curso de Administração de uma faculdade privada do oeste do Paraná. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, CASCAVEL - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5500
Issue Date: 15-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

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