Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCasagrande, Edineia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1776439071575460por
dc.contributor.advisor1Brandalise, Loreni Teresinha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1911512871041432por
dc.contributor.referee1Brandalise, Loreni Teresinha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1911512871041432por
dc.contributor.referee2Bertolini, Geysler Rogis Flor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0850609521779159por
dc.contributor.referee3Santos, Leandro Pereira dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321188311799018por
dc.date.accessioned2021-08-06T12:46:20Z-
dc.date.issued2021-03-15-
dc.identifier.citationCASAGRANDE, Edineia. As propensões da evasão, no período da pandemia, no curso de Administração de uma faculdade privada do oeste do Paraná. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, CASCAVEL - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5500-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou as propensões da evasão na educação superior privada, no período da pandemia da COVID-19 no ano de 2020, em uma Faculdade localizada no oeste do Paraná. A investigação utilizou-se de dados quantitativos de um questionário eletrônico, sendo a amostra composta por 93 acadêmicos, também utilizou-se da metodologia qualitativa com utilização das ferramentas Análise Swot e as Cinco forças de Porter, as informações foram coletadas através de entrevistas com a direção e equipe estratégica da IES. Os dados do questionário foram analisados através da estatística descritiva e por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais – MEE, utilizando o método Partial Least Squares (PLS), com a utilização do software SmartPLS 3.3.3. Com base no planejamento estratégico desenvolvido foram elaboradas as propostas de ações para o aprimoramento da gestão da propensão à evasão da instituição e, por meio de um modelo reflexivo, os resultados do questionário aplicado demonstram que questões econômicas, práticas pedagógicas, questões sociais de complexidade, questões de tempo e estrutura do curso constituem e são importantes dimensões da propensão à evasão na educação superior privada, no período da pandemia do ano de 2020, na IES estudada. Não se pode deixar de mencionar a questão ambiental, uma variável importante, no momento em que se vive, pessoas com baixa educação tendem a ter menos informação e com isso menor conscientização ambiental, o que pode ocasionar grandes impactos sociais. Nesse sentido, é importante promover o desenvolvimento voltado para as pessoas, um avanço que proporcione verdadeiras melhorias na qualidade de vida humana, caso contrário será um problema que a sociedade e o governo terão de enfrentar. Assim, este estudo melhora o entendimento e apresenta uma contribuição à literatura ao compreender evasão na educação superior privada na pandemia da Covid-19 no ano de 2020.por
dc.description.abstractThis research analyzed evasion propensities in private higher education, in the period of the COVID-19 pandemic in the year 2020, in a college located in western Paraná. In this investigation, quantitative data from an electronic questionnaire were used and the sample was composed of 93 academics. The qualitative methodology was also used through the tools Swot Analysis and Porter's five forces. The information was collected by means of interviews with the management and strategic team of the Higher Education Institutions (HEI). The questionnaire data were analyzed by descriptive statistics and by means of the Structural Equation Modeling (SEM) technique, using the Partial Least Squares (PLS) method, with the use of the SmartPLS 3.3.3 software. Based on the strategic planning developed, the actions proposed to improve the management of the institution's evasion propensity were elaborated and, by means of a reflective model, the results of the questionnaire carried out show that economic, pedagogical practices, social complexity, time, and course structure issues are important dimensions of the evasion propensity in private higher education, in the pandemic period of the year 2020, at the studied HEI. We cannot fail to mention the environmental issue, an important variable in the times in which we live; people with low education tend to have less information and therefore less environmental awareness, which can cause major social impacts. Thus, it is important to promote people-oriented development, a breakthrough that provides real improvements in the quality of human life; otherwise, it will be a problem that society and government will have to face. Therefore, this study enhances comprehension and contributes to the literature by understanding evasion in private higher education in the pandemic of Covid-19 in the year 2020.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-08-06T12:46:20Z No. of bitstreams: 2 Edineia_Casagrande2021_Português.pdf: 856791 bytes, checksum: 699a52ee9142c1193e3abbca25af46cd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-06T12:46:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Edineia_Casagrande2021_Português.pdf: 856791 bytes, checksum: 699a52ee9142c1193e3abbca25af46cd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPropensão a Evasãopor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectPandemia da Covid-19por
dc.subjectSustentabilidade na Educação Superiorpor
dc.subjectEvasion Propensityeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectPermanenceeng
dc.subjectCovid-19 Pandemiceng
dc.subjectSustainability in Higher Educationeng
dc.subject.cnpqCompetitividade e Sustentabilidadepor
dc.titleAs propensões da evasão, no período da pandemia, no curso de Administração de uma faculdade privada do oeste do Paranápor
dc.title.alternativeEvasion propensities in the pandemic period in the business administration course at a private college in western Paranáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edineia_Casagrande2021_Português.pdf836.71 kBAdobe PDFView/Open Preview
Edineia_Casagrande2021_Inglês.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons