Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5408
Tipo do documento: Dissertação
Title: Gestão de ativos intangíveis sob o enfoque da análise de rede de valor: Um estudo da rede universidade-sociedade
Other Titles: Management of intangible assets under the focus of value network analysis: A study of the university-society network
Autor: Klein, Simone Boruck 
Primeiro orientador: Dal Vesco, Delci Grapégia
Primeiro membro da banca: Dal Vesco, Delci Grapégia
Segundo membro da banca: Araújo, Maria Piedade
Terceiro membro da banca: Hoss, Osni
Resumo: O tema da pesquisa refere-se à gestão de ativos intangíveis numa perspectiva de rede, a qual utilizou-se da value network analysis (VNA) ou análise de rede de valor (Allee, 2008). Desenvolvido com o objetivo de analisar qual a participação dos ativos intangíveis na geração de valor na rede universidade-sociedade. Para isso, foram discorridos tópicos teóricos referentes aos ativos intangíveis sob o enfoque de modelos de avaliação, aspectos gerenciáveis e a geração de valor. Na segunda parte dos tópicos teóricos foram elencados a evolução histórica das universidades, o conceito da universidade empreendedora e da terceira corrente de atividades da universidade, ou terceira missão. Este estudo justifica-se diante dos desafios de gerir conhecimento, know-how, competências organizacionais e de pessoal e inova ao utilizar o modelo de análise de valor em rede, pois corresponde a uma oportunidade de desenvolvimento de caminhos em direção ao conhecimento de como ocorre a criação de valor em universidades. A relação universidade-sociedade, apresentada como base desta pesquisa, também é um tema relevante, haja vista que, busca-se fornecer um caminho de gerenciamento de intangíveis, em que se pretende observar os agentes de geração de valor fundamentais em Universidades no que tange o seu relacionamento com a sociedade local. Essa relação, pode ser mais bem explorada em enfoque aplicado bem como fornecer modelos para a construção de atividades que fomentem a relação em estudo. Utilizou-se de um estudo de caso, com foco de análise na Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) da UTFPR, campus Santa Helena, PR. Trata-se de uma universidade com vocação para o cumprimento da missão de promover o relacionamento universidade-sociedade de forma mais ativa. A escolha do campus ocorreu devido à característica da cidade de pequeno porte e o pouco tempo de abertura do campus diante da relevância já atingida na região. A coleta de dados ocorreu por entrevistas, questionário e análise documental. A análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin (1991) e análise de rede de valor da Alle (2008). Os resultados apresentaram sete agentes de conversão de valor que são os departamentos que compõem a DIREC mais a sociedade. O mapeamento das trocas de valor para formação de ativos intangíveis ocorreu por ações e atividades desenvolvidas pela DIREC. A partir destas, emergiram os elementos da geração de valor da rede universidade-sociedade na UTFPR de Santa Helena, PR. A análise de rede de valor (VNA) permite uma gestão eficiente dos ativos intangíveis já desenvolvidos na rede e visa buscar brechas passíveis de serem desenvolvidas para melhor aproveitamento da rede, pois demonstra os pontos frágeis da rede analisada. Foram também realizadas análises do impacto do valor percebido na universidade UTFPR quanto aos objetivos da terceira missão da universidade. Percebeu-se que os indicadores da dimensão do capital humano apresentaram um valor percebido maior que as demais dimensões na rede universidade sociedade.
Abstract: The research theme refers to the management of intangible assets from a network perspective, which used value network analysis (VNA) or value network analysis (Allee, 2008). Developed with the objective of analyzing the participation of intangible assets in the generation of value in the University-Society network. To that end, theoretical topics related to intangible assets were discussed, focusing on valuation models, manageable aspects and the generation of value. In the second part of the theorists, the historical evolution of the universities, the concept of the entrepreneurial university and the third current of activities of the university, or third mission, were listed. This study is justified in the face of the challenges of knowledge management, know how, organizational and personnel skills and innovates when using a network value analysis model, as it corresponds to an opportunity to develop paths towards knowledge as value creation occurs in universities. The university-society relationship, presented as the basis for this research, is also a relevant topic, given that, it seeks to provide a way of managing intangibles, in which it is intended to observe the fundamental value generation agents in Universities regarding their relationship with the local society. This relationship can be better explored in a technical focus as well as providing models for the construction of activities that foster the relationship under study. A case study was used, with a focus on analysis in the UTFPR Directorate of Business and Community Relations (DIREC), campus Santa Helena, PR. It is a university with a vocation to fulfill the mission of promoting the university-society relationship in a more active way. The choice of campuses was due to the characteristic of the small city and the short time the campus was opened in view of the construction already reached in the region. Data collection occurred through identification, questionnaire and document analysis. Data analysis uses content analysis by Bardin (1991) and value analysis by Alle (2008). The seven value conversion team results that are the departments that make up DIREC plus society. The mapping of value exchanges for the formation of intangible assets occurred by actions and activities developed by DIREC. From these, the elements of value creation of the university-society network emerge at UTFPR in Santa Helena, PR. The value network analysis (VNA) allows an efficient management of intangible assets already developed in the network and presents loopholes that can be developed for better use of the network, as it demonstrates the weak points of the analyzed network. Analyzes of the impact of the perceived value at UTFPR university were also carried out regarding the objectives of the university's third mission. It was noticed that the indicators of the dimension of human capital dissipated a perceived value greater than the other dimensions in the university-society network.
Keywords: Ativos Intangíveis
Universidade-Sociedade
Geração de Valor
Intangible Assets
University-Society
Value Generation
CNPq areas: Controladoria
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
Campun: Cascavel
Citation: KLEIN, Simone Boruck. Gestão de ativos intangíveis sob o enfoque da análise de rede de valor: Um estudo da rede universidade-sociedade. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5408
Issue Date: 30-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone_Klein2021.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons