Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5290
Tipo do documento: Dissertação
Title: O trabalho de assistentes sociais na assistência estudantil das universidades federais UNILA e UNILAB
Other Titles: The work of social workers in student assistance at federal universities UNILA and UNILAB
Autor: Dutra, Edineia Aparecida Machado 
Primeiro orientador: Lemos, Esther Luiza de Souza
Primeiro membro da banca: Lemos, Esther Luiza de Souza
Segundo membro da banca: Batista, Alfredo Aparecido
Terceiro membro da banca: Amaral, Wagner Roberto do
Resumo: A presente pesquisa traz como tema central o trabalho de assistente social no âmbito da assistência estudantil das universidades UNILA e UNILAB, seu percurso metodológico buscou responder ao problema de pesquisa expresso pelo seguinte questionamento: Qual a particularidade das demandas e requisições postas aos assistentes sociais da UNILA e da UNILAB no que se refere ao atendimento aos estudantes de diferentes nacionalidades? Com vista a responder a esse problema de pesquisa estabeleceu-se como objetivo geral: Apreender e analisar o trabalho dos/as assistentes sociais no atendimento aos estudantes de diferentes nacionalidades na UNILA e UNILAB. Objetivo este que se desdobrou nos objetivos específicos que são: I – Identificar as diferentes nacionalidades dos estudantes das universidades UNILA e UNILAB; II - analisar qual a compreensão, conhecimento e estrutura possuem os assistentes sociais para o atendimento aos estudantes de diferentes nacionalidades; III - Analisar o significado do trabalho de assistentes sociais no atendimento aos estudantes considerando a realidade do sistema de ensino e a particularidade do atendimento a estudantes de diferentes nacionalidades na UNILA e na UNILAB. Assim, as mediações realizadas acerca do trabalho de assistentes sociais nestes espaços requisitaram um percurso metodológico com o suporte da pesquisa bibliográfica e documental e realização de pesquisa de campo, mediante aplicação de questionários aos trabalhadores assistentes sociais da assistência estudantil da UNILA e da UNILAB. A partir das categorias analíticas apresentadas pelos dados da realidade obtidos pela pesquisa de campo realizada, foi possível estabelecer um percurso metodológico analítico que, em um primeiro momento, discorreu sobre as contradições do sistema capitalista e do sistema de ensino, com ênfase ao ensino superior, tratou dos fundamentos das categorias trabalho, “questão social” e Serviço Social e, por fim, apresentou os dados da realidade e as reflexões teóricas analíticas possibilitadas, as quais indicam, enquanto particularidade para o trabalho de assistentes sociais das instituições pesquisadas os limites para apreender as requisições e as demandas substantivas apresentadas em razão da diversidade de estudantes internacionais.
Abstract: The present research brings as a central theme the work of social worker in the scope of student assistance at UNILA and UNILAB universities, its methodological path sought to answer the research problem expressed by the following question: What is the particularity of the demands and requests placed on UNILA social workers? and UNILAB with regard to serving students of different nationalities? In order to answer this research problem, the general objective was established: To apprehend and analyze the work of social workers in assisting students of different nationalities at UNILA and UNILAB. This objective unfolded in the specific objectives that are: I - To identify the different nationalities of the students of the universities UNILA and UNILAB; II - analyze what understanding, knowledge and structure social workers have to serve students of different nationalities; III - Analyze the meaning of the work of social workers in attending students considering the reality of the education system and the particularity of attending students of different nationalities at UNILA and UNILAB. Thus, the mediations carried out on the work of social workers in these spaces required a methodological path with the support of bibliographic and documentary research and field research, through the application of questionnaires to the social workers of student assistance at UNILA and UNILAB. From the analytical categories presented by the reality data obtained by the field research carried out, it was possible to establish an analytical methodological path that, at first, discussed the contradictions of the capitalist system and the education system, with an emphasis on higher education, dealt with the foundations of the categories work, “social issue” and Social Work and, finally, presented the data of reality and the theoretical analytical reflections made possible, which indicate, as a particularity for the work of social workers of the researched institutions, the limits to apprehend the requests and substantive demands presented due to the diversity of international students.
Keywords: Educação
Serviço social
Trabalho
Sistema capitalista
Education
Social service
Job
Capitalist system
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Campun: Toledo
Citation: DUTRA, Edineia Aparecida Machado. O trabalho de assistentes sociais na assistência estudantil das universidades federais UNILA e UNILAB. 2020. [160 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5290
Issue Date: 4-Sep-2020
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edineia_Machado_Dutra_2020.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.