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Tipo do documento: Dissertação
Title: O processo de indicação geográfica na Região Oeste do Paraná: um estudo de caso na Cooperativa de Mel - Coofamel
Other Titles: The geographical indication process in the Western Region of Paraná: a case study at the Honey Cooperative – Coofamel
Autor: Sígolo, Érick Antonio 
Primeiro orientador: Rocha Jr., Weimar Freire da
Primeiro membro da banca: Rocha Jr., Weimar Freire da
Segundo membro da banca: Cielo, Ivanete Daga
Terceiro membro da banca: Piacenti, Carlos Alberto
Quarto membro da banca: Pinela, Sandra Regina da Silva
Resumo: A Indicação Geográfica - IG está associada à mudança na percepção da produção em decorrência das próprias empresas e do consumidor, considerando fatores como origem do produto, cultura, costumes e a valorização dos aspectos físicos relacionados ao local de origem e à qualidade do produto. O fato é que existem características contratuais de custo de transação, os quais influenciam as formas de entendimento e os mecanismos de governança das organizações. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar a influência do ambiente institucional e das organizações que auxiliaram a criação da IG para o mel da Região Oeste do Paraná. O estudo de caso teve, como metodologia, a pesquisa descritiva que procura elucidar características de sua natureza, causas, relações entre outros fatores de determinada população, buscando estabelecer as variáveis a serem analisadas. Os dados primários foram coletados através de formulário específico entre os cooperados e o presidente da Coofamel; os dados secundários foram obtidos por meio de relatos e observação junto ao local da pesquisa. A análise dos dados foi realizada com a utilização do Software Excel, empregando a estatística descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. Foi possível identificar o MAPA, a Anvisa, o Sebrae, o Biolabore, a Unioeste e as Prefeituras como as principais organizações no processo de implantação e gestão da IG do mel na Região Oeste do Paraná. No aspecto social, verificou-se a racionalidade limitada e oportunismos dos agentes econômicos e os atributos frequência e incerteza inerentes ao custo de transação. Por fim, foi identificado que a cooperativa necessita melhorar o seu processo de coordenação e comunicação com o associado de forma que qualifique a sua estrutura de governança.
Abstract: Geographical Indication (GI) is related to the perception of the own companies and the consumer in regards to changes in production, considering factors such as product origin, culture, customs and the valorization of the physical aspects related to the place of origin and the quality of the product. The fact is that there are contractual characteristics of transaction cost, which influence the understanding and the governance mechanisms of the organizations. In this sense, the objective of this research was to analyze the influence of the institutional environment and the organizations that helped to establish the GI for honey in the Western Region of Paraná. The case study owned, as methodology, the descriptive research that seeks to elucidate characteristics of its nature, causes, relations, among other factors of a certain population, in order to establish the variables to be analyzed. Primary data were obtained through a specific form among the members and the president of a specific cooperative; secondary data were obtained through reports and observation at the research site. Data analysis was performed with the use of Excel Software, employing descriptive statistics with quantitative and qualitative approach. It was possible to identify MAPA, Anvisa, Sebrae, Biolabore, Unioeste and Prefectures as the main institutions and organizations in the process of implementation and management of the GI of honey in the Western Region of Paraná. In the social aspect, it was verified a limited rationality and opportunisms of the economic agents and the attributes of frequency and uncertainty inherent to the transaction cost. Finally, it was identified that the cooperative needs to improve its process of coordination and communication with the associate in a way that qualifies its governance structure.
Keywords: Indicação geográfica
Instituições
Organizações
Custo de transação
Geographical indication
Institutions
Organizations
Transaction cost
CNPq areas: CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
Campun: Toledo
Citation: SÍGOLO, Érick Antonio. O processo de indicação geográfica na Região Oeste do Paraná: um estudo de caso na Cooperativa de Mel - Coofamel. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4596
Issue Date: 5-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

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