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https://tede.unioeste.br/handle/tede/4584
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Foucault e as utopias das luzes: panóptico e esclarecimento |
Other Titles: | Foucault and the utopias of lights: panopticon and enlightenment |
Autor: | Batista, Fábio |
Primeiro orientador: | Heuser, Ester Maria Dreher |
Primeiro membro da banca: | Heuser, Ester Maria Dreher |
Segundo membro da banca: | Schütz, Rosalvo |
Terceiro membro da banca: | Busellato, Stefano |
Quarto membro da banca: | Genis, Andrea Diaz |
Quinto membro da banca: | Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira |
Resumo: | Esta tese se ocupa do pensamento de Foucault a partir de um recorte que busca compreender sua concepção das Luzes desde uma perspectiva moral, ética e política. A tese propõe que se pode encontrar em Foucault uma dupla concepção das Luzes: a análise do panóptico de Bentham e o estudo do ensaio de Kant sobre o esclarecimento. Defende que se trata de uma genealogia foucaultiana de duas utopias das Luzes, o panóptico técnico-disciplinar e o esclarecimento ético-político, das quais provém uma imagem da modernidade que, paradoxalmente, tende à disciplina e à emancipação ao mesmo tempo: o corpo dócil e a indocilidade refletida. Para tanto, são utilizados textos de Foucault, sobretudo das décadas de 1970 e 1980, bem como textos de filósofos de diferentes períodos da história da filosofia. Esta tese está dividida em três capítulos. O primeiro explora a noção de utopia em três momentos: um, com Thomas More, criador da noção de utopia; outro de recusa da noção de utopia; e, por terceiro, uma compreensão de utopia na qual ela tem um valor positivo. Estabelecido isso, passa à noção foucaultiana de utopia, a qual impõe certa inflexão às três concepções anteriores ao articular corpo e utopia, de modo a mostrar que o corpo é a matriz da utopia; e, ainda no capítulo um, há referência à noção foucaultiana de heterotopia. O segundo capítulo aborda a utopia-panóptico e suas heterotopias, mostrando como Foucault faz a genealogia dessa utopia: começa pela proveniência a partir de problemas relacionados à vigilância, à arquitetura e ao controle sociopolítico; passa à emergência da utopia-panóptico no âmbito do pensamento de Bentham – arquitetura e funcionamento transferível dessa utopia da inspeção; depois indica quais são as heterotopias de tipo panóptico, especialmente a prisão e o asilo psiquiátrico, expondo de que modo essas instituições modernas se articulam com o programa panóptico benthamiano. Por fim, o terceiro mostra quais problemas suscitaram a posterior formulação kantiana da utopia-esclarecimento, especialmente a recusa, por parte de seus contemporâneos, da sanção religiosa do matrimônio. Em seguida passa a considerar a utopia-esclarecimento, desde a perspectiva de Kant. Mostra então a emergência dessa utopia; a atitude de modernidade esboçada pela utopia-esclarecimento e o modo como Foucault se posiciona diante desta em suas implicações para a própria compreensão da questão sobre o que é a filosofia. Encerra com uma seção que trata das lutas contra as técnicas de poder-saber de tipo disciplinar e pastoral, compreendidas como lutas anárquicas em deslocamento relativo ao esclarecimento de tipo kantiano; interpreta também que se pode falar ao menos de uma heterotopia de tipo esclarecimento intimamente ligada a Foucault: a Universidade Experimental de Vincennes. |
Abstract: | This dissertation deals with the thought of Foucault from a perspective that seeks to understand his conception of enlightenment from a moral, ethical and political perspective. The dissertation proposes that one can find in Foucault a double conception of enlightenment, the analysis of Bentham's panopticon and the study of Kant's essay on enlightenment. It argues that it is a Foucauldian genealogy of two Utopias of Lights, the technical-disciplinary panopticon and the ethical-political enlightenment, from which comes an image of modernity that, paradoxically, tends to discipline and emancipation at the same time: the docile body and reflected indocility. For that, texts of Foucault are used, especially of the decades of 1970 and 1980, as well as texts of philosophers of different periods of the history of philosophy. This dissertation is divided into three chapters. The first explores the notion of utopia in three moments: first, with Thomas More, creator of the notion of utopia; second of refusing the notion of utopia; and, third, an understanding of utopia in which it has a positive value. Having established this, this dissertation passes to Foucault's notion of utopia, which imposes a certain inflection on the three earlier conceptions when articulating body and utopia, in order to show that the body is the matrix of utopia; and, still in chapter one, there is reference to the Foucauldian notion of heterotopia. The second chapter deals with the panopticon-utopia and its heterotopias, showing how Foucault makes the genealogy of this utopia: he begins with the origin of problems related to surveillance, architecture and socio-political control; he passes to the emergence of the panopticon-utopia in Bentham's thought: architecture and transferable functioning of this utopia of inspection; then he indicates which are the panopticon heterotopias, especially the prison and the psychiatric asylum, showing how these modern institutions are articulated with Bentham's panopticon program. Finally, the third chapter shows the problems that led to Kant's subsequent formulation of the enlightenment-utopia, especially his contemporaries' refusal to accept the religious sanction of marriage. Then it goes on to consider the enlightenment-utopia from Kant's perspective. It shows the emergence of this utopia; the attitude of modernity outlined by the enlightenment-utopia and the way in which Foucault stands before it as well as its implications for his understanding of the question of what philosophy is. This chapter closes with a section dealing with the struggles against the techniques of power-knowledge of a disciplinary and pastoral type, understood as anarchic struggles in displacement relative to the Kantian enlightenment; it also interprets that one can speak of at least one enlightenment-type heterotopia, which is closely linked to Foucault, the Vincennes Experimental University Center. |
Keywords: | Foucault Utopia Heterotopia Luzes Panóptico Esclarecimento Lights Panopticon Enlightenment |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Sociais |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Campun: | Toledo |
Citation: | BATISTA, Fábio. Foucault e as utopias das luzes: panóptico e esclarecimento. 2019. 184 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4584 |
Issue Date: | 23-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Doutorado em Filosofia (TOL) |
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