Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Eduardo Attuy-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2158368784091349por
dc.contributor.advisor1Santos, Carlos Henrique Farias dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021977611161895por
dc.contributor.referee1Reginato, Romeu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9166033914580991por
dc.contributor.referee2Hönnicke, Marcelo Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9110318808152531por
dc.date.accessioned2019-04-16T13:44:17Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationCARVALHO, Eduardo Attuy. Desenvolvimento e modelagem de um controlador fuzzy takagi-sugeno tolerante a faltas aplicado em veículos subaquáticos não tripulados. 2018. 114 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4211-
dc.description.resumoApesar das precauções tomadas durante a fase de projeto, os Veículos Subaquáticos Autônomos (VSA), objeto de estudo deste trabalho, podem sofrer faltas e falhas (perda total e parcial, respectivamente) de seus propulsores durante a missão. Isso acarreta em prejuízos, que vão desde o excessivo custo de manutenção à perda do veículo. Para lidar com esse tipo de problema, propôs-se o desenvolvimento de um Controle Tolerante a Faltas (CTF) utilizando a lógica fuzzy de Takagi-Sugeno para compensar as faltas e falhas dos propulsores em outros propulsores que estejam sadios e no mesmo plano de ação. Visando validar a estratégia de controle desenvolvida, aplicou-se a mesma em dois Veículos Subaquáticos Autônomos: o Biointeractive-1 e o Nerov. Ambos os veículos possuem 6 propulsores, sendo 4 horizontais e 2 verticais. Foram realizadas simulações numéricas no software Matlab ® junto ao pacote Simulink ®, nas quais os veículos percorreram 20 metros no eixo x, levando-se em consideração a ocorrência de falta e falha em dois propulsores horizontais em planos de ação diferentes. Os resultados obtidos mostraram que a compensação das forças dos propulsores faltantes nos propulsores que se encontram no mesmo plano de ação, por meio da mimetização aplicando a lógica fuzzy de Takagi-Sugeno, garante um erro de seguimento de trajetória aceitável e evita a oscilação brusca de forças nos propulsores sadios.por
dc.description.abstractDespite the precautions taken during the design phase, the Autonomous Underwater Vehicles (AUV), object of study of this work, may suffer faults of its thrusters during the mission. This leads to losses, ranging from the excessive cost of maintenance to the loss of the vehicle. In order to deal with this type of problem, it is proposed the development of a Fault Tolerant Control (FTC) using Takagi-Sugeno fuzzy logic to compensate for the faults and failures of the thrusters in others that are healthy and in the same plane of action. Aiming to validate the developed control strategy, it has been applied in two AUV: Biointeractive-1(BA-1) and Nerov. Both vehicles have 6 thrusters, 4 horizontal and 2 vertical. Numerical simulations were carried out by using Matlab ® software into the Simulink ® package. For the vehicles traveled 20 meters on the x axis, taking into account the occurrence of fault and failure in the horizontal propeller 1 and fault in the propeller 4. The obtained results show that the compensation of the missing thrusters’ forces in the thrusters that are in the same plane of action guarantees the proper trajectory of the vehicles with accuracy and prevents abrupt oscillation of forces in the healthy thrusters.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2019-04-16T13:44:17Z No. of bitstreams: 2 Eduardo_Attuy_Carvalho_2018.pdf: 5762391 bytes, checksum: 462b43f81fd5acde5b015e9d881fd876 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-16T13:44:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Eduardo_Attuy_Carvalho_2018.pdf: 5762391 bytes, checksum: 462b43f81fd5acde5b015e9d881fd876 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectVeículos subaquáticos autônomospor
dc.subjectLógica fuzzypor
dc.subjectControle tolerante a faltaspor
dc.subjectAutonomous underwater vehicleseng
dc.subjectFuzzy logiceng
dc.subjectFault tolerant controleng
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.titleDesenvolvimento e modelagem de um controlador fuzzy takagi-sugeno tolerante a faltas aplicado em veículos subaquáticos não tripuladospor
dc.title.alternativeDevelopment and modeling of a fault tolerante takagi-sugeno controller applied to unmanned underwater vehicleseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo_Attuy_Carvalho_2018.pdf5.63 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons