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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3847
Tipo do documento: Dissertação
Title: Teoria do comportamento planejado e teoria dos valores humanos: a influência na intenção empreendedora de estudantes universitários na região Sudoeste do Paraná
Other Titles: Theory of planned behavior and theory of human values: the influence in the entrepreneur intention of university students in the Southwest region of Paraná
Autor: Marcon, Déborah Luiza 
Primeiro orientador: Mioranza, Claudio
Primeiro membro da banca: Mioranza, Claudio
Segundo membro da banca: Frizon, Jucélia Appio
Terceiro membro da banca: Silveira, Amélia
Resumo: Os empreendedores se destacam como agentes de fortalecimento das economias locais, em decorrência de seu poder de promover o crescimento econômico ligado aos seus negócios. Investigar a formação da Intenção Empreendedora (IE) é determinante para o entendimento de todo o processo de empreendedorismo. Tendo como base a Teoria dos Valores Humanos (TVH) de Schwartz (2001) e a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) de Ajzen (1991), o presente trabalho teve como objetivo identificar a influência dos valores humanos e do comportamento planejado na IE de estudantes universitários de onze instituições de ensino, estabelecidas na região sudoeste do Paraná. O universo de pesquisa abrangeu os discentes do 3° e 4° anos dos cursos de administração, na modalidade presencial. O instrumento para coleta dos dados foi um questionário, composto pelos itens: (1) Sociodemográfico; (2) Questionário de Perfis de Valores (QPV) de Schwartz (2001), (3) Questionário de Intenção Empreendedora (QIE) de Liñán e Chen (2009) e (4) três itens da Escala de Intenção Empreendedora de Thompson (2009). Por meio da análise de Regressão Linear Múltipla, os resultados evidenciaram que o constructo Atitudes Pessoais, da TCP, se mostrou como o mais influente, na IE, em relação aos demais constructos. O constructo Percepção de Controle do Comportamento posicionou-se em segundo lugar, diante dos demais. Para os constructos da Teoria dos Valores Humanos os valores de autopromoção se mostraram significativos, desempenhando influência positiva na IE dos alunos pesquisados. O modelo baseado na TCP permitiu explicar 51,1%, da variância da IE, o que constitui um valor médio se comparado com os valores encontrados em investigações prévias, que variam entre 20% e 65%. O modelo dos valores humanos adicionados permitiu explicar 51,8% da variância na IE. A presente pesquisa evidenciou ainda o fator regionalidade, possibilitando futuros estudos comparativos entre estados e regiões brasileiras.
Abstract: Entrepreneurs stand out as agents for strengthening local economies, as a result of their power to promote economic growth linked to their businesses. Investigating the formation of Entrepreneurial Intent (EI) is determinant for the understanding of the whole process of entrepreneurship. Based on Schwartz’s Theory of Human Values (THV) (2001) and Ajzen’s Theory of Planned Behavior (TPB), the present study aimed to identify the influence of human values and the planned behavior in EI of university students of 11 educational institutions, established in the southwestern region of Paraná, in the south of Brazil. The research universe covered the 3rd and 4th year students of the classroom-based administration courses. The instrument of data collection was a questionnaire, composed by the following items: (1) sociodemographic questionnaire, (2) Schwartz’s Portrait Values Questionnaire (PVQ) (2001), (3) Liñán and Chen’s Entrepreneurial Intention Questionnaire (2009) and (4) three items of Thompson’s Entrepreneurial Intention Scale (2009). Through the Multiple Linear Regression analysis, the results showed that the Personal Attitudes construct was shown to be the most influential in EI, in relation to the other constructs. The construct Perception of Behavior Control, in order of greater influence, ranked second. For the human values constructs, only the values of self-promotion were significant, having a positive influence on the EI of the students surveyed. The TCP-based model allowed to explain 51.1% of the variance of the EI, which is an average value compared to the values found in previous investigations, ranging from 20% to 65%. The human values model added to TCP allowed to explain 51.8% of the variance in EI. The present research evidenced the regionality factor, making possible future comparative studies between Brazilian states and regions.
Keywords: Teoria do Comportamento Planejado
Teoria dos Valores Humanos
Intenção Empreendedora
Theory of Planned Behavior
Theory of Human Values
Entrepreneurial Intention
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional
Campun: Francisco Beltrão
Citation: MARCON, Déborah Luiza. Teoria do comportamento planejado e teoria dos valores humanos: a influência na intenção empreendedora de estudantes universitários na região Sudoeste do Paraná. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3847
Issue Date: 2-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (FBE)

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