Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3162
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMiranda, Pedro Henrique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1148871401026687por
dc.contributor.advisor1Antiqueira, Moisés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3997505047387469por
dc.contributor.referee1Zimmermann, Tânia Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227609326004038por
dc.contributor.referee2Conradi, Carla Cristina Nacke-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6618784394051507por
dc.date.accessioned2017-11-15T23:48:40Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.identifier.citationMIRANDA, Pedro Henrique. De Sara Waters a Josey Aimes: representações sobre a violência contra as mulheres em narrativas fílmicas (final do século XX - início do século XXI). 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3162-
dc.description.resumoO propósito do presente trabalho é analisar o modo como o cinema hollywoodiano constrói representações sobre violência contra as mulheres em suas produções fílmicas no final do século XX e começo do século XXI. Sendo assim, o nosso estudo tem o seu foco na relação entre o cinema e representação, ou seja, buscamos refletir sobre a natureza representacional do cinema. Para tanto, inicialmente, nos pautamos na perspectiva de Roger Chartier ao apontar que a representação é o produto resultante de uma prática. Os longas-metragens escolhidos para análise estão inseridos na configuração estética da Nova Hollywood pós 1975, com suas narrativas que decorrem do final da década de 1980 até meados dos anos 2000. Nessas películas, a violência contra as mulheres acontece em diferentes espaços, tanto no meio privado como no público, sendo perpetrada principalmente por companheiros matrimoniais, estranhos e colegas de trabalho. Os longas-metragens apresentam, ainda, as marcas da violência física, psicológica e sexual no cotidiano dessas mulheres que procuram meios para tentar pôr um fim a essas relações abusivas. Os filmes pertencem a dois estilos cinematográficos de Hollywood: os Stalker Movies e os Courtroom Movies. Este primeiro estilo é caracterizado por ter como temática a perseguição de vítimas em suas histórias, enquanto, o segundo, são produções que abordam narrativas relacionadas ao sistema judiciário dos Estados Unidos. São quatro as fontes escolhidas para a análise do trabalho, sendo elas: Os Acusados (The Accused – 1988), Dormindo com o Inimigo (Sleeping with the Enemy – 1991), Nunca Mais (Enough – 2002) e Terra Fria (North Country – 2005).por
dc.description.abstractThe main purpose of this work is to analyse the way hollywood film industry builds representations on violence against women in their productions from the end of 20th century to beginning of 21st century. Therefore, our study focus on the relation between cinema and representation, it means that we tried to reflect about the representational nature of cinema. For this purpose, initially we guided ourselves mostly in Roger Chartier’s perspective that points to representation as the product resulting from the practice.The full-length films are inserted in the esthetic configurations of the New Hollywood post 1975, with narratives that run from the late 1980s through the mid-2000s. In these productions, violence against women takes place in different spaces, both in the private and in the public environment, being commited mainly by marital partners, strangers and co- workers. The feature films also present the physical, psychological and sexual violence marks in the daily life of these women who seek ways to end up these abusive relationships. The presented films belong to Stalker Movies and Courtroom Movies, two different Hollywood film styles. Stalker Movies are characterized by having the victims persecution in their stories, while the Courtroom Movies approach narratives related to the United States judicial system. Four sources were chosen for the analysis intention: The Accused – 1988, Sleeping with the Enemy – 1991, Enough – 2002 and North Country – 2005.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2017-11-15T23:48:40Z No. of bitstreams: 2 Pedro H Miranda 2017.pdf: 2130865 bytes, checksum: 904009f6874f412f71194e971bdaaf9e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-15T23:48:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Pedro H Miranda 2017.pdf: 2130865 bytes, checksum: 904009f6874f412f71194e971bdaaf9e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-03-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectViolência contra as mulherespor
dc.subjectHollywoodpor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIApor
dc.titleDe Sara Waters a Josey Aimes: representações sobre a violência contra as mulheres em narrativas fílmicas (final do século XX - início do século XXI)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro_Miranda_20172.08 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons