Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMelo, Claudia Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918338479131689por
dc.contributor.advisor1Duarte, Geni Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1066779488649379por
dc.contributor.referee1Oliveira, Sandra Regina Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9304053885604944por
dc.contributor.referee2Kramer, Méri Frotscher-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6119252241515525por
dc.date.accessioned2017-11-13T19:05:37Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.identifier.citationMELO, Claudia Ferreira de. Cidade, ensino e memórias públicas em Cascavel - PR. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3152-
dc.description.resumoEste trabalho trata do ensino de História Local - na cidade de Cascavel - e sua relação com a memória. Sobretudo, investigamos os processos pelos quais as memórias públicas dessa cidade e o ensino se interrelacionam, já que o ambiente escolar se constitui como um dos espaços para a divulgação de conhecimentos sobre o passado. Paralelamente a isto, apontamos a existência de um conjunto de saberes sobre o passado local que adquiriram certa centralidade e que se instituem como hegemônicos em termos de História Local. Tal versão do passado configura-se em um discurso de poder, que em última instância, visa à instituição de uma identidade local unívoca, trata-se de um enredo histórico respaldado por uma representação de passado homogêneo, mítico e harmônico da cidade. Nessa perspectiva, objetivamos compreender a repercussão de tais discursos no ensino de história, problematizando a sua utilização e sua ressignificação por parte dos professores. A metodologia da História Oral foi utilizada em uma das etapas da pesquisa, sendo um grupo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os entrevistados. Por outro lado, não podemos deixar de mencionar que outras fontes também compuseram o corpo documental desse trabalho. Devido à necessidade de análise das obras e fontes utilizadas como material de pesquisa para os docentes, a literatura memorialística, a imprensa e os próprios lugares de memória da cidade foram igualmente selecionados para as reflexões desenvolvidas durante a pesquisa.por
dc.description.abstractThis work deals with the teaching of Local History - in the city of Cascavel in and its relation to the memory. Above all, we investigate the processes by which public memories of this region and education are interrelated, since the school environment becomes a space for the dissemination of knowledge about the past. Parallel to this, we point out the existence of a set of knowledge about the local past that gained centrality and that are instituted as hegemonic in terms of Local History. This version of the past set in a power discourse, which ultimately aims at the establishment of a local identity, it is a historical plot backed by a homogeneous representation of the past, mythical and harmonious city. In this sense, we aim to understand the impact of such speeches in history teaching, questioning its use and its redefinition of teachers. This research was grounded in the methodology of oral history, and a group of teachers of Years Start and End of elementary school, respondents. On the other hand, we can not fail to mention that other sources also composed the documentary body of work. Due to the need for analysis of the works and fonts used as research material for teachers, the memoirs literature, the press and the very city of memory locations were also selected to the reflections developed during the research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2017-11-13T19:05:37Z No. of bitstreams: 2 Claudia F Melo 2016.pdf: 1593877 bytes, checksum: 12cede44b9005fba05c8b2958206a363 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T19:05:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Claudia F Melo 2016.pdf: 1593877 bytes, checksum: 12cede44b9005fba05c8b2958206a363 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-12-07eng
dc.description.sponsorshipSecretaria de Educação do Paranápor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCidadepor
dc.subjectEnsino de História Localpor
dc.subjectMemórias públicaspor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIApor
dc.titleCidade, ensino e memórias públicas em Cascavel - PRpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia_Melo 20161.56 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons