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https://tede.unioeste.br/handle/tede/1817
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Casale, Valéria Crivelaro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9129598251416659 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lindino, Terezinha Corrêa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0049519038542899 | por |
dc.contributor.referee1 | Morales, Angélica Gois | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6150713282196250 | por |
dc.contributor.referee2 | Baumgartner, Dirceu | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1704962046056402 | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-10T18:01:56Z | - |
dc.date.available | 2016-04-29 | - |
dc.date.issued | 2015-07-29 | - |
dc.identifier.citation | CASALE, Valéria Crivelaro. Environmental education as a strategic element for the incorporation of corporate sustainability: case Itaipu Binacional - left margin/Brazil. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ecossistemas e dinâmicas Sócio-ambientais e Tecnologias aplicadas ao Meio Ambiente) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1817 | - |
dc.description.resumo | A visão sistêmica do meio ambiente e a adoção dos princípios da gestão ambiental nas empresas impulsionaram a promoção das ações voltadas para a Sustentabilidade e a Responsabilidade Socioambiental Empresarial. Neste sentido, os gestores empresariais estão sujeitos a uma realidade que demanda um entendimento do papel abrangente da empresa na sociedade e não apenas como agente do mercado. E é nesse cenário que se observa a importância da Educação Ambiental, que surge como uma possibilidade de mudanças individuais, coletivas e organizacionais no espaço empresarial. A Educação Ambiental deve ser entendida como uma estratégia de implantação de processos sustentáveis, de formação corporativa, de mudança de visão, missão e atuação empresarial. Reporta-se aqui de uma Educação Ambiental Não Formal que promova o diálogo dentro e fora da empresa e que seja entendida e implantada no contexto estruturante da governança empresarial. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar o Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional Margem Esquerda/Brasil, buscando discriminar os elementos norteadores desse programa, a fim de relacioná-los no fortalecimento da sustentabilidade empresarial. Para tal, foi utilizada como estratégias metodológicas a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas que foram interpretadas a partir da análise do discurso. Ficou evidente no estudo, que quando a educação ambiental está alinhada à governança empresarial, com bases teóricas e metodológicas definidas, estruturadas e internalizadas na empresa, ela se torna uma estratégia eficaz para o alcance da sustentabilidade empresarial, bem como, contribui para a formação continuada interna e externamente e principalmente assume seu papel de formação da cidadania, reformulando valores éticos, individuais e coletivos, tanto na comunidade quanto no ambiente corporativo. Isso repercute na melhoria na imagem, na contribuição de formação de capital humano, na valorização, empoderamento, protagonismo e qualidade de vida do colaborador, na ampliação de parcerias e na harmonização das relações externas com as partes interessadas. | por |
dc.description.abstract | A visão sistêmica do meio ambiente e a adoção dos princípios da gestão ambiental nas empresas impulsionaram a promoção das ações voltadas para a Sustentabilidade e a Responsabilidade Socioambiental Empresarial. Neste sentido, os gestores empresariais estão sujeitos a uma realidade que demanda um entendimento do papel abrangente da empresa na sociedade e não apenas como agente do mercado. E é nesse cenário que se observa a importância da Educação Ambiental, que surge como uma possibilidade de mudanças individuais, coletivas e organizacionais no espaço empresarial. A Educação Ambiental deve ser entendida como uma estratégia de implantação de processos sustentáveis, de formação corporativa, de mudança de visão, missão e atuação empresarial. Reporta-se aqui de uma Educação Ambiental Não Formal que promova o diálogo dentro e fora da empresa e que seja entendida e implantada no contexto estruturante da governança empresarial. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar o Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional Margem Esquerda/Brasil, buscando discriminar os elementos norteadores desse programa, a fim de relacioná-los no fortalecimento da sustentabilidade empresarial. Para tal, foi utilizada como estratégias metodológicas a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas que foram interpretadas a partir da análise do discurso. Ficou evidente no estudo, que quando a educação ambiental está alinhada à governança empresarial, com bases teóricas e metodológicas definidas, estruturadas e internalizadas na empresa, ela se torna uma estratégia eficaz para o alcance da sustentabilidade empresarial, bem como, contribui para a formação continuada interna e externamente e principalmente assume seu papel de formação da cidadania, reformulando valores éticos, individuais e coletivos, tanto na comunidade quanto no ambiente corporativo. Isso repercute na melhoria na imagem, na contribuição de formação de capital humano, na valorização, empoderamento, protagonismo e qualidade de vida do colaborador, na ampliação de parcerias e na harmonização das relações externas com as partes interessadas. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-10T18:01:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valeria Crivelaro Casale.pdf: 3463549 bytes, checksum: d71fed957d8c3df0f576fab667f079cf (MD5) Previous issue date: 2015-07-29 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Parana | por |
dc.publisher.department | Ecossistemas e dinâmicas Sócio-ambientais e Tecnologias aplicadas ao Meio Ambiente | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Gestão ambiental | por |
dc.subject | Educação ambiental empresarial | por |
dc.subject | Governança | por |
dc.subject | Sustentabilidade empresarial | por |
dc.subject | Environmental management | eng |
dc.subject | Corporate environmental education | eng |
dc.subject | Governance | eng |
dc.subject | Corporate sustainability | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.title | A educação ambiental como elemento estratégico para a incorporação da sustentabilidade empresarial: caso Itaipu Binacional margem esquerda/Brasil | por |
dc.title.alternative | Environmental education as a strategic element for the incorporation of corporate sustainability: case Itaipu Binacional - left margin/Brazil | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Ambientais (TOL) |
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Valeria Crivelaro Casale.pdf | 3.38 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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