Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1778
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMazoti, Lays Matias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950495173533194por
dc.contributor.advisor1Duarte, Geni Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1066779488649379por
dc.contributor.referee1Garcia, Tania da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1376202606406836por
dc.contributor.referee2Fiuza, Alexandre Felipe-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432939945934180por
dc.contributor.referee3Laverdi, Robson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041505616173109por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:56:08Z-
dc.date.available2012-04-18-
dc.date.issued2011-09-03-
dc.identifier.citationMAZOTI, Lays Matias. Sem ordi não há porgueço e nóis sêmo desordero! : humor, paródia e vida urbana em Alvarenga e Ranchinho (1930/40). 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1778-
dc.description.resumoA representação humorística da história brasileira sempre pôde ser percebida em diversos formatos artísticos: imagens, filmes, textos literários, peças teatrais e também na música. Na música popular, ultrapassando a concepção do ato de se contar piadas , assumiu, por vezes, um caráter cênico, performático e caricatural. Pensando sobre essa questão, busco nesse trabalho analisar as principais produções humorísticas da dupla caipira Alvarenga e Ranchinho, atentando-se, sobretudo, a articulação entre os recursos cômicos utilizados sátira e paródia - com as questões vigentes no meio social das décadas de 1930 e 1940. Esses aspectos foram pensados a partir do campo das diversas transformações sócio-culturais que vigoravam naquele momento, uma vez que foi a partir dessas próprias mudanças que a música caipira pôde encontrar espaço para enfrentar os preconceitos citadinos - via apropriação humorística dessa nova representação do caipira garantindo, assim, sua própria identidadepor
dc.description.abstractThe humorous representation of the Brazilian history could always be perceived in several artistic formats: images, movies, literary texts, theatrical pieces and also in the music. In the folk music, beyond the conception the act of telling jokes , it was assumed, sporadically, a character scenic, performative and grotesquely. Thinking on this question, I seek in this work to analyze the main humorous productions of the hillbilly duo partner, observing, especially, a articulation between comic features used - satire and parody - with the current issues in the social environment of the 1930s and 1940s. However, you must understand artistic production within the field of various socio-cultural transformations that prevailed at the time, once it was from these very changes that hillbilly music could find space to face the urban prejudice city through appropriation of this new representation of the hillbilly ensuring, this way, its own identity.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:56:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lays_Matias_Mazoti.pdf: 1746780 bytes, checksum: 5c9a847a241c01fcd45771755d0e2ceb (MD5) Previous issue date: 2011-09-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHumorpor
dc.subjectMúsica caipirapor
dc.subjectSátirapor
dc.subjectParódiapor
dc.subjectVida urbanapor
dc.subjectAlvarenga e Ranchinhopor
dc.subjectHumoreng
dc.subjectHillbilly musiceng
dc.subjectSatireeng
dc.subjectParodyeng
dc.subjectUrban lifeeng
dc.subjectAlvarenga e Ranchinhoeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIApor
dc.titleSem ordi não há porgueço e nóis sêmo desordero! : humor, paródia e vida urbana em Alvarenga e Ranchinho (1930/40)por
dc.title.alternativeSem ordi não há porgueço e nóis sêmo desordero! : humor, parody and urban life in Ranchinho and Alvarenga (1930/40)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondon-
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lays_Mazoti_20111.71 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.