Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorViteck, Cristiano Marlon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8648928287713904por
dc.contributor.advisor1Duarte, Geni Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1066779488649379por
dc.contributor.referee1Morettin, Eduardo Victorio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4673512503585529por
dc.contributor.referee2Fiuza, Alexandre Felipe-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432939945934180por
dc.contributor.referee3Laverdi, Robson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041505616173109por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:55:50Z-
dc.date.available2010-03-30-
dc.date.issued2009-09-03-
dc.identifier.citationVITECK, Cristiano Marlon. Rebeldia em cena: a juventude transviada no cinema hollywoodiano nas décadas de 1950 e 1960. 2009. 148 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1751-
dc.description.resumoO conceito de adolescente, que durante toda a primeira metade do século XX vinha sendo discutido nos Estados Unidos, ganhou em importância a partir dos anos 1950, quando se percebeu definitivamente que a adolescência se constituía em um amplo fenômeno cultural e social da sociedade estadunidense. Característica marcante daquela geração era a contestação a determinados valores da sociedade. Esse fenômeno ampliou-se ainda mais durante os anos 1960 com a contracultura, que teve a juventude rebelde como a principal protagonista de suas manifestações. O cinema produzido por Hollywood também acabou influenciado e ao mesmo tempo influenciou essas manifestações. Através de um processo denominado de juvenilização do cinema, a indústria cinematográfica dos Estados Unidos passou a produzir diversas obras que traziam as mais diversas representações das questões ligadas ao tema da juventude durante a década de 1950, sendo que a rebeldia característica de parte significativa daqueles jovens serviu de argumento para muitos desses filmes, o mesmo acontecendo durante a década de 1960 durante a contracultura. Através da análise dos filmes O Selvagem (1954), Juventude Transviada (1955) e Easy Rider Sem Destino (1969), pretende-se compreender o imaginário social e os comportamentos de determinados grupos de jovens das décadas de 1950 e 1960, bem como destacar elementos importantes da sociedade estadunidense da época que estavam sendo contestados.por
dc.description.abstractThe concept of teenager, which during the first half of the 20th century was being discussed in the United States, received importance since 1950, when it was definitely noticed that the adolescence constituted a huge cultural and social phenomenon on the American society. A noticeable characteristic from that generation was the contest of some determined social values. This phenomenon got much bigger during the 1960 s with the counter culture, that took the rebel youth as the main character of its manifestations. The cinema produced by Hollywood also influenced and at the same tame influenced these manifestations. Trough a process called juvenilization of the cinema, the cinematography industry of the United States started to produce a lot of work that were bringing a diversity of representations of the issues related to the youth theme during the 1950 s, and the rebel characteristic of a significant part of those young people was used as an argument for a lot of these films, the same happened during the 1960 s during the XXX. Trough the analyses of the movies The Wild One (1954), Rebel Without a Cause (1955) and Easy Rider (1969), we intend to comprehend the social imaginary and the behavior of some determined youth groups of the 1950 s and 1960 s, as well as highlight important elements of the American society from the times they were being contested.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:55:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cristiano_ Marlon_Viteck.pdf: 7663531 bytes, checksum: f19cc9ce99771dabbdaaeb23f860f4d1 (MD5) Previous issue date: 2009-09-03eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectContraculturapor
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectCounter Cultureeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIApor
dc.titleRebeldia em cena: a juventude transviada no cinema hollywoodiano nas décadas de 1950 e 1960por
dc.title.alternativeRebellion on scene: the rebel youth in Hollywood cinema on the 1950s and 1960seng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondon-
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cristiano_ Viteck_20097.48 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.