Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/828
Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação do potencial de geração de biogás e de produção de energia a partir da remoção da carga orgânica de uma estação de tratamento de esgoto Estudo de caso
Autor: Faria, Rui Alexandre Pereira 
Primeiro orientador: Santos, Reginaldo Ferreira
Resumo: A consequência do crescimento do processo de industrialização e urbanização resultou num aumento da quantidade de efluentes com alto teor de orgânicos, que são passíveis de causar grandes impactos ambientais negativos e a poluição dos corpos hídricos. Neste sentido, promover o saneamento ambiental, e ainda explorar o potencial energético das estações de tratamento de esgoto, com base na tecnologia de saneamento já existente, pode ser alternativa viável. O metano produzido pela degradação da matéria orgânica poderia ser canalizado e queimado em motores geradores de energia, com o intuito de minimizar os impactos ambientais e valorizar o biogás que representa uma fonte de energia limpa e renovável. No presente estudo de caso, a análise dos parâmetros físico-químicos serviu de parâmetros para verificar a eficiência do sistema UASB, seguido de duas lagoas facultativas, estimar a produção de biogás. O sistema como um todo atingiu índices de remoção da carga orgânica em torno de 82% de DQO, e 81% de DBO, em 2010, e 83% e 87% de DQO e DBO, respectivamente, em 2011, com estimativa média de produção de biogás de 513 e 702 m3 biogás/dia nos anos de 2010 e 2011, respectivamente. Os resultados alcançados indicaram um potencial significativo de produção de biogás a partir da remoção da carga orgânica, com possibilidades de aproveitamento energético a partir de uma fonte renovável.
Abstract: The consequence of industrialization s growth and urbanization has resulted in effluents increased amount with high organic content, which are likely to cause serious negative environmental impacts and water bodies pollution. In doing so, promoting environmental sanitation, and still explore these wage treatment s energy potential, based on existing sanitation technology, maybe a viable alternative, the methane produced by organic matter s degradation could be piped and burned in engines generators, in order to minimize environmental impacts, enrich biogas as source of clean and renewable energy. In this case study, the analysis of the physical-chemical parameters served to verify the UASB s efficiency followed by two facultative ponds, estimate the biogas production and assess the potential for electric energy production in the years 2010and 2011. The system as a whole reached removal of organic load s rates around 82% of COD, BOD and 81% in 2010and 83% and 87% of COD and BOD, respectively, in 2011, with estimated average production biogas of 513and 702m3 biogas/day in the years 2010 and 2011, respectively. The results indicated a significant potential for biogas production from the organic load s removal, with the possibility of harnessing energy from a renewable source.
Keywords: Biomassa Residual
Eficiência Energética
Biogás
Residual Biomass
Energetic Efficiency
Biogas
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Agroenergia
Program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Energia na Agricultura
Citation: FARIA, Rui Alexandre Pereira. Avaliação do potencial de geração de biogás e de produção de energia a partir da remoção da carga orgânica de uma estação de tratamento de esgoto Estudo de caso. 2012. 76 f. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/828
Issue Date: 24-Feb-2012
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rui Faria.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.