Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7117
Tipo do documento: Dissertação
Title: IV FECI-TOO - Feira de Ciências de Toledo como espaço de discussão a partir dos Indicadores de Alfabetização Científica e Tecnológica
Other Titles: IV FECI-TOO Toledo Science Fair as a Space for Discussion Based on Scientific and Technological Literacy Indicators
Autor: Albuquerque, Gean Carlos de Souza 
Primeiro orientador: Beber, Silvia Zamberlan Costa
Primeiro coorientador: Leite, Rosana Franzen
Primeiro membro da banca: Dantas, Josivania Marisa
Segundo membro da banca: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Terceiro membro da banca: Kluber, Tiago Emanuel
Resumo: A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) promove aos sujeitos uma visão de mundo que busca entender as relações e influências da ciência e da tecnologia na sociedade. Seu desenvolvimento ocorre rotineiramente nas escolas, mas, estende-se além desses espaços. As Feiras de Ciências, por exemplo, são eventos de produção e divulgação da ciência e da tecnologia que se estabelecem em espaços formais e não formais de ensino, protagonizando momentos únicos para a promoção da ACT. Por desenvolver-se nestes espaços, relacionamos estudos, destacando referenciais sobre ACT, Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica (AC) e as Dimensões da AC, para espaços formais de ensino e, para espaços não formais, os Indicadores de AC. Com isso, objetivamos explorar a relação existente entre a ACT e as Feiras de Ciências por meio dos Indicadores de AC. Os indicadores, além de fazerem parte do referencial teórico, também se configuraram como nossa ferramenta analítica. Essa ferramenta foi adaptada à realidade das Feiras de Ciências, especificamente à IV Feira de Ciências de Toledo (IV FECI-TOO). A coleta de dados para esta pesquisa na Feira foi realizada por documentos escritos, enviados pelos expositores para a inscrição e por gravações de vídeo dos projetos expostos no dia do evento. A análise desses documentos foi auxiliada pelo software ATLAS.ti. Como resultado dessas análises, identificamos a presença da ACT na Feira de Ciências a partir do Indicador Científico, de Interface Social, Institucional e Interação. O Indicador mais recorrente encontrado foi o Indicador Científico, que foi mais profundamente desenvolvido. O segundo mais recorrente foi o Indicador Interface Social, demonstrando questões sociais envolvendo contextos pessoais e globais. O Indicador Institucional foi superficialmente desenvolvido como meio de apresentação da instituição educacional ou clube de ciências ao qual os expositores pertenciam. O Indicador Interação foi identificado a partir das interações espontâneas desenvolvidas na forma de interações físicas, estético-afetivas e principalmente cognitivas, a partir de questionamentos e diálogos. Esta pesquisa destaca nas exposições dos projetos o melhor desenvolvimento de questões científicas e sociais e indica ausência de aspectos institucionais e interativos que poderiam contribuir com o desenvolvimento da ACT. A pesquisa possibilitou entender as Feiras de Ciências como um processo e não apenas como um evento isolado, bem como propôs novos caminhos no que tange a construção do conhecimento científico neste processo. A investigação contribuiu para a compreensão da complexidade da relação entre Feira de Ciências e ACT, indicando o potencial a ser alcançado se apoiada nas premissas dessa relação.
Abstract: Scientific and Technological Literacy (STL) provides individuals with a worldview focused on understanding the relationships and influences of science and technology in society. Its development routinely occurs in schools but extends beyond these spaces. Science Fairs, for instance, are events for the production and dissemination of science and technology, occurring in both formal and non-formal educational settings, providing unique moments for promoting STL. Through this study, we relate research findings, highlighting references on STL, Structuring Axes of Scientific Literacy (SL), and the Dimensions of SL for formal educational settings, and for non formal settings, the Indicators of SL. Our aim is to explore the existing relationship between STL and Science Fairs through the Indicators of SL. These indicators, in addition to being part of the theoretical framework, also serve as our analytical tool. This tool was adapted to the reality of Science Fairs, specifically the IV Science Fair of Toledo (IV FECI-TOO). Data collection for this research at this Fair was conducted through written documents submitted by exhibitors for registration and recordings of project presentations on the day of the event. Analysis of these documents was aided by the ATLAS.ti software. As a result of these analyses, we identified the presence of STL at the Science Fair through the Scientific, Social Interface, Institutional, and Interaction Indicators. The most recurring indicator found was the Scientific Indicator, which was more deeply developed. The second most recurring was the Social Interface Indicator, demonstrating social issues involving personal and global contexts. The Institutional Indicator was superficially developed as a means of presenting the educational institution or science club to which the exhibitors belonged. The Interaction Indicator was identified through spontaneous interactions developed in the form of physical, aesthetic-affective, and primarily cognitive interaction through questioning and dialogue. This research highlights in project presentations the better development of scientific and social issues and indicates the absence of institutional and interactive aspects that could contribute to the development of STL. The research facilitated understanding Science Fairs as a process rather than just an isolated event, as well as proposing new ways regarding the construction of scientific knowledge in this process. The research contributed to an understanding of the complexity of the relationship between Science Fairs and STL, indicating the potential to be achieved if supported by the premises of this relationship.
Keywords: Educação Básica
Ensino de Ciências
Espaço não formal de ensino
Eixos Estruturantes
Dimensões da Alfabetização Científica
Basic Education
Science Education
Non-formal Educational Space
Structural Axes
Dimensions of Scientific Literacy
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Albuquerque, Gean Carlos de Souza. IV FECI-TOO - Feira de Ciências de Toledo como espaço de discussão a partir dos Indicadores de Alfabetização Científica e Tecnológica. 2024. 154 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7117
Issue Date: 6-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gean Carlos de Souza Albuquerque.pdfArquivo completo4.63 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.