Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7073
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação continuada para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades
Other Titles: Continuing education for the inclusion of students with autism spectrum disorder: chalenges and possilities
Autor: Munaretti, Andreza dos Santos 
Primeiro orientador: Lübeck, Marcos
Primeiro membro da banca: Zilly, Adriana
Segundo membro da banca: Rodrigues , Thiago Donda
Resumo: A necessária valorização das diferenças presentes no contexto escolar é fundamental para auxiliar no desenvolvimento de todos os alunos, particularmente daqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). E a promoção de uma Educação Inclusiva e a capacitação dos educadores para a implementação da inclusão escolar nas rotinas das salas de aula têm uma influência decisiva nesse cenário. Assim, essa pesquisa visou compreender as percepções de professores no processo de inclusão escolar dos alunos com TEA e realizou uma formação continuada para esses docentes.Configurou-se, essencialmente, como um estudo qualitativo, de caráter exploratóriodescritivo, empregando técnicas da observação participante. A coleta de dados envolveu questionários encaminhados a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental focando em práticas inclusivas para alunos com TEA. Além disso, foi implementado um programa de educação continuada, incluindo neste um curso de extensão e uma consultoria colaborativa, com o objetivo de fornecer conhecimento teórico e prático sobre o TEA. Para a pesquisa utilizou-se, na etapa da consultoria colaborativa, uma Escala de Autoeficácia do Professor de Alunos com Autismo para verificar a autoavaliação dos docentes. Os resultados foram analisados com suporte na estrutura da Análise Textual Discursiva (ATD). Esses resultados evidenciam que os docentes enfrentam uma série de desafios diários em sua prática educacional e frequentemente expressam a necessidade de formação para todos os profissionais envolvidos, com entendimento comum sobre a relevância do conhecimento acerca do autismo e suas aplicações para Educação Inclusiva.
Abstract: The necessary appreciation of the diversity present in the school context is fundamental to helping the development of all students, particularly those with autism spectrum disorder (ASD). And the promotion of Inclusive Education and the training of educators to implement inclusion in classroom routines have a decisive influence on this scenario. Therefore, this research aimed to understand the perceptions of teachers in the process of school inclusion of students with ASD and carried out continuing training for these teachers. It was a qualitative, exploratory-descriptive study, using participant observation techniques. Data collection involved questionnaires sent to elementary school teachers, focusing on inclusive practices for students with ASD. In addition, a continuing education program was implemented, including an extension course and collaborative consultancy, with the aim of providing theoretical and practical knowledge about ASD. In the collaborative consultancy stage, the research used a Self-Efficacy Scale for Teachers of Students with Autism to verify the teachers' self-assessment. The results were analyzed using the Textual Discourse Analysis (TDA) framework. The results show that teachers face a series of daily challenges in their educational practice and often express the need for training for all the professionals involved, with a common understanding of the relevance of knowledge about autism and its applications for Inclusive Education.
Keywords: Autismo
Consultoria colaborativa
Educação inclusiva
Formação de professores
Anos iniciais
Autism
Collaborative consultation
Inclusive education
Teacher training
Elementary years
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Munaretti, Andreza dos Santos. Formação continuada para inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades. 2023. 132 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7073
Issue Date: 11-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreza_dos_Santos_Munaretti_2023.pdfDocumento principal3.29 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.