Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/702
Tipo do documento: Dissertação
Title: Seleção e caracterização de isolados do fungo Beauveria bassiana visando ao controle do ácaro branco Polyphagotarsonemus latus (Banks, 1904) (Acari: Tarsonemidae)
Autor: Martins, Claudecir Castilho 
Primeiro orientador: Alves, Luis Francisco Angeli
Primeiro membro da banca: Pinto, Fabiana Gisele da Silva
Segundo membro da banca: Oliveira, Daian Guilherme Pinto de
Resumo: Este trabalho teve por objetivo selecionar isolados do fungo Beauveria bassiana em condições de laboratório com potencial de uso em casa de vegetação e campo no controle do ácaro branco. Foi realizada uma seleção com 30 isolados de Beauveria spp., através de pulverização direta de conídios (1×108 conídios/mL) sobre discos foliares de pimenta contendo 15 ácaros. As avaliações foram realizadas ao terceiro e sexto dia contando-se o número de mortos, e confirmação do patógeno em câmara úmida. Parâmetros de diâmetro de colônia e produção de conídios foram realizados com os isolados que causaram mortalidade confirmada acima de 50%. Para o bioensaio em casa de vegetação foram preparados 10 parcelas, com 10 vasos contendo duas mudas de feijão em cada vaso, sendo 5 parcelas destinadas a testemunha, e cinco para aplicação do Unioeste 53 (1×108 conídios/mL em calda formulada, no volume de 800L/ha, utilizando pulverizador costal), a avaliação constou da contagem prévia e posterior à aplicação do número de ácaros vivos em 10 folíolos, tanto nas parcelas destinadas ao tratamento com fungo, quanto na testemunha. A fase de campo seguiu os mesmos padrões, porém, com área experimental total de 225m2, com oito parcelas de 10,24m2, sendo 4 testemunhas e 4 onde foi aplicado o isolado Unioeste 53 seguindo metodologia de aplicação e avaliação já descritas para casa de vegetação. Em laboratório o isolado Unioeste 53 causou mortalidade total de 70% e 57,7% de mortalidade confirmada, em casa de vegetação, apresentou redução da população de 76,71% 16 dias após aplicação, já em campo, a redução da população foi de 66% após 12 dias da aplicação.
Keywords: controle microbiano
fungos entomopatogênicos
ácaro branco
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Conservação e Manejo de Recursos Naturais
Program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Conservação e Manejo de Recursos Naturais
Citation: MARTINS, Claudecir Castilho. Seleção e caracterização de isolados do fungo Beauveria bassiana visando ao controle do ácaro branco Polyphagotarsonemus latus (Banks, 1904) (Acari: Tarsonemidae). 2014. 54 f. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/702
Issue Date: 8-Aug-2014
Appears in Collections:Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
dissertacao_claudecir.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.