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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7010
Tipo do documento: Tese
Title: Agricultura familiar e mudanças climáticas (Brasil e Espanha):percepções e desafios emergentes da educação ambiental para a saúde planetária
Autor: Gonzalez, Aline Costa 
Primeiro orientador: Carniatto, Irene
Primeiro coorientador: Pereira, Vilmar Alves
Primeiro membro da banca: Carniatto, Irene
Segundo membro da banca: Pereira, Vilmar Alves
Terceiro membro da banca: Ahlert, Alvori
Quarto membro da banca: Roesler, Marli Renate von Borstel
Quinto membro da banca: Eichenberger, Jacqueline Rogerio Carrilho
Resumo: O estilo de vida dos seres humanos tem levado o planeta ao seu limite biofísico. O crescimento desordenado das cidades, o manejo inadequado dos solos, as emissões de gases do efeito estufa e a exploração dos recursos naturais de maneira ilimitada vêm desequilibrando os ecossistemas e aumentando os efeitos das Mudanças Climáticas. O contexto deste estudo considera as previsões científicas que indicam que os desastres naturais estão aumentando em frequência e intensidade, trazendo insegurança alimentar, danos humanos e prejuízos financeiros, principalmente às populações mais vulneráveis, como é o caso dos agricultores familiares. Assim, esse estudo buscou primeiramente fazer um levantamento dos impactos dos desastres naturais no Oeste do Paraná, utilizando como parâmetro as cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo em uma pesquisa exploratória, documental e quali-quantitativa para maior conhecimento do assunto e visualização mais aprofundada das consequências da Emergência Climática. Em um segundo momento, a pesquisa utilizou uma abordagem descritiva e qualitativa, por meio da captura das impressões de agricultores familiares da região Oeste do Paraná (Brasil) e da Galícia (Espanha), através de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo, a fim de compreender as percepções e demandas desses atores sociais sobre os impactos das Mudanças Climáticas na produção de alimentos. Justifica-se estudar essas regiões por serem áreas cuja agricultura familiar é pujante, tradicional e de grande potencial. E, por fim, objetivou-se, por meio de pesquisa documental e investigação narrativa, encontrar práticas pedagógicas de Educação Ambiental que contribuam para a criação de agendas educativas e Políticas Públicas para o enfrentamento dos impactos das Mudanças Climáticas no campo, com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares, a construção de territórios sustentáveis e resilientes e colaborar com a saúde planetária. Foi possível observar que as ocorrências de eventos extremos afetaram muitas vidas, além causarem alto prejuízo financeiro. Ao compreender como os agricultores familiares percebem essas alterações climáticas em suas produções, refletiu-se sobre os desafios e demandas apontados para que sejam valorizados e recebam a assistência necessária para seguirem produzindo alimento de qualidade, de maneira sustentável, incluindo pensar formas de amenizar os danos e melhorar a formação de cidadãos mais conscientes e com autonomia para discutir as questões relacionadas à crise socioambiental. Isso posto, o trabalho buscou agregar ideias e possibilidades de práticas pedagógicas sociais, acreditando que a inserção da Educação Ambiental nas diferentes áreas da sociedade, em especial na agricultura familiar, tem papel fundamental na expansão e sistematização dos conhecimentos, para que haja uma reconexão entre humano-natureza onde a real transformação aconteça, para que se privilegie a redução das desigualdades sociais, a qualidade de vida e a justiça climática.
Abstract: For many decades, human lifestyle has been pushing the planet to its biophysical limits. The disorderly growth of cities, inadequate soil management, large greenhouse gas emissions and the exploitation of natural resources in an unlimited manner has been unbalancing ecosystems and increasing the effects of Climate Change in the world. The context of this study considers the scientific research and predictions that indicate that natural / socio-environmental disasters are increasing in frequency and intensity, bringing food insecurity, human damages and financial losses, especially to the most vulnerable populations, such as family farmers. Thus, this study first aims to research the impacts of socio-environmental disasters in the West of Paraná, using the cities of Cascavel, Foz do Iguaçu and Toledo as parameters. This research is exploratory, documentary and qualitative-quantitative in order to achieve a greater knowledge of the subject and a deeper visualization of the consequences of the Climate Emergency. Secondly, the research uses a descriptive and qualitative approach by capturing the impressions of family farmers in the Western Region of Paraná (Brazil) and Galicia (Spain), through semi-structured interviews and content analysis, in order to understand the perceptions and demands of these social actors on the impacts of Climate Change on food production. The study of these two regions is justified as they both are areas whose family farming is thriving, is traditional, and has great potential where they are geographically located. Finally, through documentary research and narrative investigation to find pedagogical practices of Environmental Education, which can contribute to the creation of educational agendas and Public Policies to face the impacts of Climate Change on the land, in order to improve the quality of life of family farmers, the construction of sustainable and resilient territories and collaboration with planetary health. Thus, by understanding how family farmers perceive these climate changes in their production, it was possible to reflect on the challenges and demands pointed out by them so that they are valued and receive the necessary assistance to continue producing quality food in a sustainable manner, as well as thinking of ways to mitigate the damage and improve the formation of more aware citizens with the autonomy to discuss issues related to the socio environmental crisis. That said, the work sought to add ideas and possibilities for social pedagogical practices, believing that the inclusion of Environmental Education in different areas of society, especially in family farming, plays a fundamental role in the expansion and systematization of knowledge, so that there is a reconnection between human-nature and with everyone's contribution, real transformation takes place so that quality of life is privileged, social inequalities are reduced and climate justice is achieved.
Keywords: Emergência climática
Desastres
Agricultura familiar
Sustentabilidade
Políticas públicas
Educação Ambiental
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: GONZALEZ, Aline Costa. Agricultura familiar e mudanças climáticas (Brasil e Espanha):percepções e desafios emergentes da educação ambiental para a saúde planetária. 2023. 129 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7010
Issue Date: 15-Sep-2023
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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