Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6955
Tipo do documento: Tese
Title: Corpos no armário: performances narrativas das masculinidades e travessias homoeróticas na fronteira
Other Titles: Bodies in the closet: narrative performances of masculinities and homoerotic crossings at the border
Autor: Melo, Thiago Benitez de 
Primeiro orientador: Santos, Maria Elena Pires
Primeiro membro da banca: Alves, Fabio Lopes
Segundo membro da banca: Klauck, Samuel
Terceiro membro da banca: Leroy, Henrique Rodrigues
Quarto membro da banca: Quinalha, Renan Honório
Resumo: O objetivo desta pesquisa, situada na Tríplice Fronteira do Iguaçu, foi investigar as construções das performances narrativas das masculinidades (BUTLER, 2003; CONNELL, 2003) a partir de estratégias de mascaração da sexualidade homoerótica, por meio de travessias de fronteiras (Brasil-Argentina/Brasil-Paraguai), de homens que se relacionam sexoafetivamente com outros homens, buscando entender a formação dos discursos voltados ao “entrar e sair do armário” (SEDGWICK, 2007). Procurei, deste modo, analisar, compreender e discutir relatos de experiências sexuais dissidentes (BENTO, 2006; LOURO, 2004), narrativas e histórias de vida, por meio de conversas onlineOffline (MOITA LOPES, 2020), tanto virtuais como face a face, antes, durante e após a pandemia da Covid-19, com usuários do aplicativo de relacionamentos Grindr, focando em sujeitos que mantêm travessias fronteiriças em busca de práticas homoeróticas. Esta pesquisa insere-se no amplo campo do estudo das humanidades, seguindo as orientações no sentido de transgressão e rompimento com os limites disciplinares, em direção a uma perspectiva inter/trans/indisciplinar (MIGNOLO, 2008; MOITA LOPES, 2006), sob a luz da etnografia multissituada e em movimento (PEIRANO, 2014; MARCUS, 1995; RAMOS, 1990). A justificativa deste trabalho pautou-se na importância de se discutir questões focalizadas nos corpos e desejos que foram colocados no subterrâneo (POLLAK, 1989) por serem vistos como “desviados” (BECKER, 2008), além de terem suas práticas, vivências e experiências tomadas como infames e abjetas (PINHEIRO, 2018), o que, consequentemente, silenciou, negou, ocultou e jogou para o âmbito do privado esses modos de saber-viver. Essas subjetividades foram invisibilizadas e vituperadas, ao longo dos anos, pelos discursos hegemônicos: religioso, político-jurídico, biológico-científico, familiar patriarcal, escolar, midiático, entre outros (FOUCAULT, 2004). Ao analisar os processos indexicais (SILVERSTEIN, 2009), de entextualização (BAUMAN e BRIGGS, 1990) e as pistas linguísticas (BLOMMAERT, 2010) envolvidas na construção das performances narrativas de estratégias de sigilo (MISKOLCI, 2017), argumenta-se que, por medo de preconceitos, represálias e abandono, muitos homens que se relacionam sexoafetivamente com outros homens utilizam o espaço cibernético como esconderijo (um “armário virtual”) para suas práticas homoeróticas, performatizando masculinidades heteronormativas (como a o culto ao corpo musculoso) e atravessando fronteiras (mesmo em tempos de isolamento social) para não serem reconhecidos em seu território de origem, uma espécie de sexílio (GUZMÁN, 1997). Dessa maneira, as performances de gênero nãomasculinistas e as práticas sexuais que fogem à hegemonia da heterocisnormatividade acabam, ainda, sofrendo processos de rejeição e exclusão.
Abstract: The goal of this research, located in the Triple Frontier of Iguaçu, was to investigate the constructions of the narrative performances of masculinities (BUTLER, 2003; CONNELL, 2003) from masking strategies of homoerotic sexuality, through border crossings (BrazilArgentina/Brazil-Paraguay) of men who have sex-affective relationships with other men, seeking to understand the formation of discourses focusing on “coming in and out of the closet” (SEDGWICK, 2007). I sought to analyze, understand and discuss accounts of dissident sexual experiences (BENTO, 2006; LOURO, 2004) narratives and life stories through onlineOffline conversations (MOITA LOPES, 2020), both virtual and face-to-face, before, during and after the Covid-19 pandemic, with users of the relationship app Grindr, focusing on subjects who cross borders in search of homoerotic practices. This research is part of the broad field of study of the humanities, following guidelines towards transgression and breaking with disciplinary boundaries, towards an inter/trans/indisciplinary perspective (MIGNOLO, 2008; MOITA LOPES, 2006), under the light of multi-situated and moving ethnography (PEIRANO, 2014; MARCUS, 1995; RAMOS, 1990). The justification for this thesis was based on the importance of discussing issues focused on the bodies and desires that were placed underground (POLLAK, 1989) for being seen as “deviant” (BECKER, 2008), in addition to having their practices and experiences taken as infamous and abject (PINHEIRO, 2018), which, consequently, silenced, denied, concealed and threw into the private sphere these ways of knowing how to live. These subjectivities have been made invisible and reviled over the years by hegemonic discourses: religious, political-legal, biological-scientific, patriarchal family, school, media, among others (FOUCAULT, 2004). By analyzing the indexical processes (SILVERSTEIN, 2009), of entextualization (BAUMAN and BRIGGS, 1990) and linguistic cues (BLOMMAERT, 2010) involved in the construction of narrative performances of secrecy strategies (MISKOLCI, 2017), it is argued that, for fear of prejudice, reprisals and abandonment, many men who relate sexually and affectively with other men use cybernetic space as a hiding place (a “virtual closet”) for their homoerotic practices, performing heteronormative masculinities (such as the cult of the muscular body) and crossing borders (even in times of social isolation) in order not to be recognized in their territory of origin, a kind of sexile (GUZMÁN, 1997). Therefore, non-masculinist gender performances and sexual practices that escape the hegemony of heterocisnormativity still end up suffering processes of rejection and exclusion.
El objetivo de esta investigación, ubicada en la Triple Frontera de Iguazú, fue investigar las construcciones de performances narrativas de las masculinidades (BUTLER, 2003; CONNELL, 2003) a partir de estrategias de enmascaramiento de la sexualidad homoerótica, a través del cruce de fronteras (Brasil-Argentina/Brasil- Paraguay), de hombres que se relacionan sexual y afectivamente con otros hombres, buscando comprender la formación de discursos tendientes a “entrar y salir del ropero” (SEDGWICK, 2007). De esta forma, busqué analizar, comprender y discutir relatos de experiencias sexuales disidentes (BENTO, 2006; LOURO, 2004), narrativas e historias de vida, a través de conversaciones onlineOffline (MOITA LOPES, 2020), tanto virtuales como presenciales, antes, durante y después de la pandemia de Covid-19, con usuarios de la aplicación de relaciones sexuales Grindr, centrándose en sujetos que cruzan fronteras en busca de prácticas homoeróticas. Esta investigación se inscribe en el amplio campo de estudio de las humanidades, siguiendo pautas hacia la transgresión y la ruptura de los límites disciplinares, hacia una perspectiva inter/trans/indisciplinar (MIGNOLO, 2008; MOITA LOPES, 2006), a la luz de etnografía multissituada y en movimiento (PEIRANO, 2014; MARCUS, 1995; RAMOS, 1990). La justificación de este trabajo se basó en la importancia de discutir temas centrados en los cuerpos y deseos que fueron soterrados (POLLAK, 1989) por ser vistos como “desviados” (BECKER, 2008), además de contar con sus prácticas, experiencias y experiencias tomadas como infames y abyectas (PINHEIRO, 2018), que, en consecuencia, silenciaron, negaron, encubrieron y arrojaron a la esfera privada estas formas de saber vivir. Estas subjetividades han sido invisibilizadas y vilipendiadas a lo largo de los años por los discursos hegemónicos: religioso, políticojurídico, biológico-científico, familia patriarcal, escuela, medios de comunicación, entre otros (FOUCAULT, 2004). Al analizar los procesos indexicales (SILVERSTEIN, 2009), entextualización (BAUMAN y BRIGGS, 1990) y claves lingüísticas (BLOMMAERT, 2010) involucrados en la construcción de performances narrativas de estrategias de secreto (MISKOLCI, 2017), se argumenta que, por miedo de prejuicios, represalias y abandonos, muchos hombres que tienen relaciones sexo-afectivas con otros hombres utilizan el espacio cibernético como escondite (un “armario virtual”) para sus prácticas homoeróticas, performatizando masculinidades heteronormativas (como el culto al cuerpo musculoso) y el cruce de las fronteras (incluso en tiempos de aislamiento social) para no ser reconocidos en su territorio de origen, una especie de sexílio (GUZMÁN, 1997). De esta manera, las performances de género no masculinistas y las prácticas sexuales que escapan a la hegemonía de la heterocisnormatividad aún sufren procesos de rechazo y exclusión.
Keywords: Performances narrativas
Masculinidades
Fronteira
Travessias sexuais
Narrative performances
Masculinities
Border
Sexual crossings
Performances narrativas
Masculinidades
Fronteras
Cruces sexuales
CNPq areas: OUTROS::ESTUDOS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Melo, Thiago Benitez de. Corpos no armário: performances narrativas das masculinidades e travessias homoeróticas na fronteira. 2023. 213 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6955
Issue Date: 22-Sep-2023
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago_Benitez_de_Melo_2023.pdfDocumento principal4.41 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.