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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6931
Tipo do documento: Dissertação
Title: O bom professor na percepção de licenciados em matemática da Unioeste
Other Titles: The good teacher in the perception of matematics undergraduates at Unioeste
Autor: Wilhelm, Shirley Mara Texeira 
Primeiro orientador: Zara, Reginaldo Antonio
Primeiro membro da banca: Almeida, Shiderlene Vieira de
Segundo membro da banca: Andrade, Susimeire Vivien Rosotti de
Resumo: A composição de um retrato universal do “bom professor” é uma tarefa difícil, se não impossível. No entanto, a observação de características recorrentes na percepção dos estudantes sobre aqueles que consideram bons professores, extraídas de estudos sistematizados e rigorosos relacionados a este tema, podem fornecer indícios sobre os atributos mais desejáveis a serem inseridos neste panorama. Esta dissertação tem como objetivo investigar as características do bom professor na percepção de discentes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, com atenção aos cursos da área de Matemática. A revisão teórica deste trabalho foi construída a partir de obras de pesquisadores importantes, como Paulo Freire, Perrenoud, Demo, Tardiff entre outros e busca apresentar os princípios formadores da docência em busca de parâmetros para descrição de um bom professor. Em relação à percepção de discentes sobre o boom professor, realizamos um levantamento de dados em publicações de periódicos coletados a partir do repositório do portal de periódicos da CAPES e através de buscas no Google, utilizando um conjunto de expressões-chave previamente definidas. O conjunto de trabalhos selecionados foi submetido a uma análise temática, extraindo os principais objetivos e resultados obtidos. Para a coleta de dados junto aos estudantes da Unioeste foi aplicado um questionário autopreenchido, disponibilizado de forma online aos discentes dos cursos de licenciatura em Matemática dos campi de Cascavel e de Foz do Iguaçu. O questionário é composto por questões abertas e discursivas com o objetivo de capturar a percepção espontânea do respondente, e por questões de múltipla escolha, visando capturar percepções a partir de respostas estimuladas. As repostas discursivas à questão aberta foram analisadas utilizando as ideias da Análise de Conteúdo e adotando as características associadas às dimensões humana, técnica e ideológica do trabalho pedagógico como categorias a priori. As questões fechadas valoram a importância ou o impacto de determinada ação ou característica na atuação do professor. Estas valorações foram comparadas com as expressões emergentes nas respostas discursivas. A análise dos dados sugere um cenário em que os alunos valorizam atributos associados à dimensão humana da atuação do professor, em especial as características relacionais ligadas à empatia e à capacidade de comunicação efetiva com os alunos. Na percepção dos estudantes, o bom professor possui domínio técnico sobre o que ensina, mas não se preocupa em ser conteudista, adota o diálogo saudável com os alunos e utiliza de estratégias de ensino em que cada sujeito seja envolvido no processo de aprendizagem. Valoriza-se também o professor enquanto ser social, que exerce a sua cidadania e estimula o exercício da cidadania pelos alunos, para que os professores em formação cresçam enquanto pessoas e enquanto profissionais.
Abstract: Composing a universal portrait of the “good teacher” is a difficult, if not impossible, task. However, the observation of recurring characteristics in the perception of students about those they consider good teachers, drawn from systematic and rigorous studies related to this topic, can provide clues about the most desirable attributes to be included in this panorama. This dissertation aims to investigate the characteristics of a good teacher in the perception of students from undergraduate courses at the State University of Western Paraná - Unioeste, with attention to courses in the area of Mathematics. The theoretical review of this work was built from the works of important researchers, such as Paulo Freire, Perrenoud, Demo, Tardiff, among others, and seeks to present the teaching principles in search of parameters for the description of a good teacher. Regarding the perception of students about the good teacher, we carried out a survey of data in journal publications collected from the repository of the CAPES journal portal and through Google searches, using a set of previously defined key expressions. The set of selected works was submitted to a thematic analysis, extracting the main objectives and results obtained. For data collection from Unioeste students, a self-administered questionnaire was applied, made available online to students of the Mathematics Licentiate Courses on the Cascavel and Foz do Iguaçu campuses. The questionnaire is composed of open and discursive questions aiming to capture the respondent's spontaneous perception, and multiple-choice questions, aiming to capture perceptions based on stimulated responses. The discursive answers to the open question were analysed using the ideas of Content Analysis and adopting the characteristics associated with the human, technical and ideological dimensions of the pedagogical work as a priori categories. Closed questions value the importance or impact of a certain action or characteristic on the teacher's performance. These valuations were compared with the expressions emerging in the discursive responses. Data analysis suggests a scenario in which students value attributes associated with the human dimension of the teacher's performance, especially the relational characteristics linked to empathy and the ability to communicate effectively with students. In the students' perception, the good teacher has technical mastery of what he teaches, but is not concerned with being a content writer, adopts a healthy dialogue with students and uses teaching strategies in which each subject is involved in the learning process. The teacher is also valued as a social being, who exercises his citizenship and encourages the exercise of citizenship by students, so that teachers in training can grow as people and as professionals.
Keywords: Saberes docentes
Bom professor
Prática docente do professor de matemática
Teaching knowledge
Good teacher
Teaching practice
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Wilhelm, Shirley Mara Texeira. O bom professor na percepção de licenciados em matemática da Unioeste. 2021. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6931
Issue Date: 8-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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