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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6921
Tipo do documento: Dissertação
Title: A inclusão escolar de estudantes surdocegos na perspectiva de professores do atendimento educacional especializado
Other Titles: The School Inclusion of deafblind students in the perspective of teachers of specialized educational care
Autor: Giza, Francieli 
Primeiro orientador: Bondezan, Andreia Nakamura
Primeiro membro da banca: Moraes, Denise Rosana da Silva
Segundo membro da banca: Cirino, Roseneide Maria Batista
Resumo: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma modalidade da Educação Especial existente nas escolas inclusivas. Os estudantes surdocegos, público-alvo desta pesquisa, são atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais – Surdez e Visual. Nesse contexto, o professor bilíngue identifica as demandas na área de surdocegueira, sendo que os alunos surdocegos também podem receber um acompanhamento por meio do AEE. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo central analisar as principais formas de comunicação e interação da pessoa surdocega e como se desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem na perspectiva de professores do AEE. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Tem como referencial teórico a abordagem Histórico-Cultural, a partir da compreensão de que a pessoa com deficiência aprende e se desenvolve a depender da qualidade de mediação que recebe, logo, a pessoa surdocega precisa de recursos diferenciados para essa aprendizagem. O trabalho de campo foi realizado por meio de entrevistas com quatro professores bilíngues que atuam com alunos surdocegos no AEE das instituições de ensino em diferentes municípios vinculados ao Núcleo Regional de Educação (NRE), sendo eles: Cascavel, Francisco Beltrão e Toledo, todos do estado do Paraná. Após as discussões e análises empreendidas, pode-se concluir que a temática da surdocegueira precisa ser mais dialogada, tornando-se o foco de mais pesquisas, haja vista que muitos estudantes surdocegos não recebem o ensino adequado por não serem reconhecidos adequadamente. Além disso, é fundamental continuar investindo na formação inicial e continuada dos profissionais que atuam com esses sujeitos, garantindo-lhes o acesso a uma educação inclusiva e de qualidade.
Abstract: Specialized Educational Assistance (SEA) is a modality of Special Education existing in inclusive schools. Deafblind students, the target audience of this research, are served in the Multifunctional Resource Rooms - Deafness and Visual. In this context, the bilingual teacher identifies the demands in the area of deafblindness, and deafblind students can also receive monitoring through SEA. Given this, this research has as its central objective to analyze the main forms of communication and interaction of the deafblind person and how the teaching and learning process develops in the perspective of teachers of the SEA. The research is qualitative, descriptive, and exploratory. Its theoretical framework is the Historical-Cultural approach, based on the understanding that the person with disabilities learns and develops depending on the quality of mediation they receive, therefore, the deafblind person needs differentiated resources for this learning. The fieldwork was carried out through interviews with four bilingual teachers who work with deafblind students in the ESA of educational institutions in different municipalities linked to the Regional Center of Education (NRE), namely: Cascavel, Francisco Beltrão, and Toledo, all from the state of Paraná. After the discussions and analyses were undertaken, it can be concluded that the theme of deafblindness needs to be more dialogue, becoming the focus of more research, given that many deafblind students do not receive adequate education because they are not properly recognized. In addition, it is essential to continue investing in the initial and continuing training of professionals who work with these subjects, guaranteeing them access to inclusive and quality education.
Keywords: Inclusão escolar
Surdocegueira
Educação
School inclusion
Deafblindness
Education
CNPq areas: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Giza, Francieli. A inclusão escolar de estudantes surdocegos na perspectiva de professores do atendimento educacional especializado. 2023. 167 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6921
Issue Date: 5-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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