Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6796
Tipo do documento: Dissertação
Title: Discriminação e exclusão racial envolvendo estudantes negros: compreensão de professores de colégio público e privado
Other Titles: Racial discrimination and exclusion involving black students: the understanding of public and private school teachers
Autor: Azarias, Clodoaldo Reis 
Primeiro orientador: Priotto, Elis Maria Teixeira Palma
Primeiro membro da banca: Zara, Reginaldo Aparecido
Segundo membro da banca: Rosa, Waldemir
Resumo: Historicamente, no Brasil, negros foram alijados da sociedade, sendo relegados como sendo de classe inferior, é assim, desde a escravização, passando pela abolição da escravatura e chegando aos dias atuais. O racismo no Brasil está estruturado, e traz consigo algumas formas de violências, destacamos aqui o preconceito, a exclusão e a discriminação. Nas últimas décadas foram criados manifestos e movimentos com a intenção de mudar a situação do racismo no Brasil, e como resultado dessas ações relacionadas a violência contra o negro, tem se buscado implementar formas de prevenção e combate à violência racial no ambiente escolar. A pesquisa objetiva investigar qual a compreensão dos professores frente a violência racial envolvendo o estudante negro no ambiente escolar da rede Estadual e Privada, do Ensino Fundamental II e Médio de Foz do Iguaçu/PR. Método: estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa, em colégios da rede pública e privada com professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de Foz do Iguaçu. Utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise descritiva. Resultados Os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nos Colégios Públicos e Privado de Foz do Iguaçu, PR, entrevistados entendem o preconceito, a discriminação e a exclusão como uma realidade nos ambientes escolares. Sobre a existência do racismo, os professores afirmaram já terem presenciado atitudes discriminatórias como ofensas raciais. Em relação ao currículo História e Cultura Afro-brasileira, oriundo da lei 10639/2003, os entrevistados confirmam a utilização, no entanto, na concepção dos professores, o currículo é subutilizado, enquanto outros materiais didáticos que retratem a história e a cultura afro-brasileira são inexistentes nos colégios dos professores entrevistados. A violência envolvendo o negro é histórica e contínua, isso significa dizer, que ela é uma ação contínua. O racismo está estruturado e se manifesta em toda a sociedade. Algumas formas de manifestações do racismo vêm como retórica; institucional; estrutural; interpessoal; recreativo e cultural. Esses são comportamentos identificados na pesquisa e na sociedade brasileira, e perpetuam o racismo, e a escola como estrutura social não está imune às práticas e atitudes racistas. Os professores, tanto da instituição pública como privado, concordam que há discriminação e exclusão do estudante negro e reconhecem a existência dessas formas de violência por meio de agressão física e verbal, e que eles encontram dificuldades para compreender e lidar com a hostilidade envolvendo os estudantes negros. Identificamos diferenças no encaminhamento dado pelos colégios no enfrentamento ao racismo. O colégio público trata as questões pontuais, quando há atitudes entendidas como racista pelo professor e a questão é resolvida em sala de aula; no colégio privado as ações são permanentes por meio da conscientização durante o ano letivo.
Abstract: Historically, in Brazil, black people have been excluded from society, being relegated to an inferior class, since the time of slavery, the abolition of slavery, and up to the present day. Racism in Brazil is structured, and brings with it some forms of violence, here we highlight prejudice, exclusion, and discrimination. In the last decades, manifestations and movements have been created with the intention of changing the situation of racism in Brazil, and as a result of these actions related to violence involving black people, it has been sought to implement ways to prevent and combat racial violence in the school environment. The research aims to investigate the perception of teachers regarding racial violence involving black students in the school environment of the State and private Elementary II and Secondary schools in Foz do Iguaçu/PR. Method: a descriptive, exploratory, qualitative study was carried out in public and private schools with Elementary II and High School teachers in Foz do Iguaçu. We used semi-structured interviews and descriptive analysis. Results The interviewed Elementary II and High School teachers from public and private schools in Foz do Iguaçu, PR, understand prejudice, discrimination and exclusion as a reality in school environments. Regarding the existence of racism, the teachers said they had already witnessed discriminatory attitudes such as racial offenses. In relation to the Afro-Brazilian History and Culture curriculum, originated from the Law 10639/2003, the interviewees confirm its use, however, in the teachers' conception, the curriculum is underused, while other didactic materials that portray Afro-Brazilian history and culture are non-existent in the schools of the interviewed teachers. Violence involving blacks is historical and continuous, that is to say, it is a continuous action. Racism is structured and manifests itself throughout society. Some forms of manifestations of racism come as rhetorical; institutional; structural; interpersonal; recreational and cultural. These are behaviors identified in the research and in Brazilian society, and they perpetuate racism, and the school as a social structure is not immune to racist practices and attitudes. The teachers of both public and private institutions agree that there is discrimination and exclusion of black students and recognize the existence of these forms of violence through physical and verbal aggression, and that they find it difficult to understand and deal with the hostility involving black students. We identified differences in the ways schools deal with racism. The public school deals with specific issues, when there are attitudes perceived as racist by the teacher and the issue is solved in the classroom; in the private school, the actions are permanent, through awareness-raising during the school year.
Keywords: Exclusão e discriminação
Racismo e escola
Violência contra o negro
Exclusion and discrimination
Racism and school
Contagious violence
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Azarias, Clodoaldo Reis. Discriminação e exclusão racial envolvendo estudantes negros: compreensão de professores de colégio público e privado. 2023. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6796
Issue Date: 27-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clodoaldo_Reis_Azarias_2023.pdfDocumento principal1.77 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons