Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6743
Tipo do documento: Dissertação
Title: Colégio Estadual Barão do Rio Branco de Foz do Iguaçu: a resistência contra o fechamento do curso de magistério (1997-2004)
Other Titles: Teaching at colégio estadual Barão do Rio Branco in Foz do Iguaçu: resistance against course closure
Autor: Nascimento, Maura Sandra da Silva do 
Primeiro orientador: André, Tamara Cardoso
Primeiro membro da banca: Sousa, Joceli de Fátima Arruda
Segundo membro da banca: Ribeiro, Luciana Mello
Resumo: O Programa de Expansão do Ensino Médio no Paraná (PROEM), resultado de acordo entre governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), previu a reformulação do Ensino Médio por meio do fechamento de todos os cursos técnicos, acarretando na proposta de fechamento do Curso de Magistério do Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Este trabalho resgata aspectos históricos do movimento de resistência ao fechamento do curso, que se iniciou entre trabalhadores da educação e comunidade escolar. Dado o sucesso do movimento de resistência, o Colégio Estadual Barão do Rio Branco não deixou de contribuir para a formação de parte da população da cidade de Foz do Iguaçu, tornando-se a única escola da educação básica da cidade a ofertar o Curso de Formação de Docentes. A pesquisa investiga como se deu o processo de resistência ao fechamento do magistério do Colégio Estadual Barão do Rio Branco entre 1997 e 2004. Para isso, discute as políticas educacionais e apresenta entrevistas com docentes que fizeram parte do movimento de resistência. A concepção teórica e metodológica adotada é o materialismo dialético, a partir das seguintes categorias: historicidade, gestão democrática e ação de resistência. Conclui-se que os fatores fundamentais para que o movimento de resistência ao fechamento do curso tivesse êxito foram: a relação do colégio com universidade e sindicato, a formação crítica, o conhecimento sobre legislação, a participação da comunidade escolar e a gestão democrática.
Abstract: The High School Expansion Program in Paraná (PROEM), the result of an agreement between the State government and the Inter-American Development Bank (IDB), provided for the reformulation of High School through the closing of all technical courses, resulting in the proposal to close of the Teaching Course of the State College Barão do Rio Branco. This work rescues the history of the resistance movement to the closing of the course, which began among education workers and the school community. Given the success of the resistance movement, Colégio Estadual Barão do Rio Branco did not fail to contribute to the training of part of the population of the city of Foz do Iguaçu, becoming the only school of basic education in the city to offer the Training Course of Teachers. The research investigates how the process of resistance to the closing of the teaching staff of Colégio Estadual Barão do Rio Branco took place between 1997 and 2004. For this, it discusses educational policies and presents interviews with teachers who were part of the resistance movement. The theoretical and methodological conception adopted is dialectical materialism, based on the following categories: historicity, democratic management and resistance action. It is concluded that the fundamental factors for the movement of resistance to the closing of the course to be successful were: the relationship between the school and the university and union, critical training, knowledge about legislation, the participation of the school community and democratic management.
Keywords: PROEM
Gestão democrática
Políticas educacionais
Resistência
PROEM
Democratic management
Educational policies
Resistance action
CNPq areas: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Nascimento, Maura Sandra da Silva do. Colégio Estadual Barão do Rio Branco de Foz do Iguaçu: a resistência contra o fechamento do curso de magistério (1997-2004). 2022. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6743
Issue Date: 27-Sep-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maura_Sandra_da_Silva_do_Nascimento_2022.pdfDocumento principal1 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons