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https://tede.unioeste.br/handle/tede/6738
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Formação continuada dos diretores (gestores escolares) da rede pública estadual da educação básica do Paraná (2019-2022): implicações e perspectivas para uma educação crítica e emancipadora |
Other Titles: | Continuing education of directors (school managers) of the state public network of basic in Paraná (2019-222): implications and perspetives for a critical education and emancipatory |
Autor: | Tramontin, Cheila Soethe |
Primeiro orientador: | Malanchen, Julia |
Primeiro membro da banca: | Sousa, Joceli de Fátima Arruda |
Segundo membro da banca: | Zanardini, Isaura Monica Souza |
Terceiro membro da banca: | Farias, Adriana Medeiros |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objeto de estudo e análise as diretrizes políticopedagógicas da formação çontinuada dos Diretores (Gestores Escolares) da rede pública estadual da educação básica do Paraná, no recorte temporal da Gestão 2019-2022, sob o manto da Nova Gestão Pública (NGP) – gestão gerencialista, adotada no Plano de Governo desse período. Percebe-se que esse modelo de gestão define os objetivos presentes na formação continuada dos Diretores (Gestores Escolares) e exerce as medidas e sua materialização nas escolas. A pesquisa é de caráter social, com abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, tendo os pressupostos metodológicos do materialismo histórico-dialético. Serão consideradas a Reforma do Aparelho do Estado Brasileiro da década de 1990 que estabelece as diretrizes para a administração pública; o Plano de Governo - Gestão 2019-2022; documentos legais nacionais e estaduais que amparam as formações continuadas aos profissionais da educação e da gestão escolar; Programa de Formação Continuada dos Diretores (Gestores Escolares) desse período, Notas, Cartas, Boletins Informativos das Associações, Representantes dos Professores e Funcionários do Estado do Paraná; Universidades e Fóruns. Apresentar-se-á a sua materialização por meio dos programas e projetos implementados pela Secretaria na escola, os instrumentos de controle do trabalho do diretor e docente, e a padronização do processo de ensino e aprendizagem. A priori, o governo, a Secretaria de Estado da Educação delineia a gestão escolar no modelo gerencialista, e passa a atender aos interesses do setor privado na educação pública paranaense. Com referência nos fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, busca-se apontar possíveis elementos de uma formação continuada aos Diretores (Gestores Escolares) na concepção da gestão democrática para uma educação crítica e emancipadora. |
Abstract: | The present research has as its object of study and analysis the political-pedagogical guidelines of the continuing education of Directors (School Managers) of the state public network of basic education in Paraná, in the time frame of the 2019-2022 Management, under the mantle of New Public Management (NGP) – managerial management, adopted in the Government Plan of that period, it is clear that this management model defines the objectives present in the continuing education of Directors (School Managers) and exercises the measures and their materialization in schools. The research is of a social nature, with a qualitative, bibliographical and documental approach, having the methodological assumptions of historical-dialectical materialism. The Government Plan - Management 2019-2022; national and state legal documents that support continuing education for education professionals and school management; Continuing Education Program for Directors (School Managers) of this period, Notes, Letter, Newsletters of Associations, Representatives of Teachers and Employees of the State of Paraná; Universities; Forums. Its materialization will be presented through the programs and projects implemented by the Secretariat in the school, the instruments of control of the director's and teacher's work, and the standardization of the teaching and learning process. A priori, the government, through the Department of Education, outlines school management in the managerial model, and starts to meet the interests of the private sector in public education in Paraná. With reference to the theoretical foundations of HistoricalCritical Pedagogy, the aim is to point out possible elements of continued education for Directors (School Managers) in the conception of democratic management for a critical and emancipating education. |
Keywords: | Formação continuada Rede pública estadual do Paraná Gestão escolar gerencialista e democrática Pedagogia Histórico-crítica Continuing education. State public network of Paraná Managerial and democratic school management Historical-critical pedagogy |
CNPq areas: | EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Tramontin, Cheila Soethe. Formação continuada dos diretores (gestores escolares) da rede pública estadual da educação básica do Paraná (2019-2022): implicações e perspectivas para uma educação crítica e emancipadora. 2023. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6738 |
Issue Date: | 6-Mar-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
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