Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6708
Tipo do documento: Dissertação
Title: O gênero discursivo convite de casamento: configuração e proposta didática para aulas de língua portuguesa
Other Titles: The discursive genre of wedding invitation: configuration and didatic proposal for portuguese language classes
Autor: Mendes, Paula Marina 
Primeiro orientador: Lunardelli, Mariangela Garcia
Primeiro membro da banca: Kraemer, Márcia Adriana Dias
Segundo membro da banca: Martins, Maridelma Laperuta
Resumo: Esta pesquisa procura analisar as dimensões do convite de casamento pela perspectiva bakhtiniana dos gêneros do discurso e propor sua didatização para as aulas de Língua Portuguesa do ensino médio. Por apresentar contextos de produção, circulação e recepção próprios, interlocutores envolvidos em suas posições ideológicas, conteúdo temático único, estrutura composicional definida e marcas linguístico-enunciativas peculiares, o convite de casamento traz grandes possibilidades de estudo na área dos estudos dialógicos da linguagem. A pesquisa ancora-se em três eixos teóricos: i) o eixo do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2010; 2013; 2016; VOLOCHÍNOV, 2013; VOLÓCHINOV, 2018), de base filosófico-linguística, para o estudo dos enunciados concretos pertencentes ao gênero discursivo convite de casamento; ii) o eixo dos estudos sobre o contexto histórico do casamento, tendo em vista a cerimônia de casamento como evento sócio-histórico-discursivo, por Del Priore (2007; 2011), Engels (2012), Gandra (1983) e Prost e Vincent (1992); e iii) o eixo didático, fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1991; 2013; 2019) e adaptado da proposta didática específica para os gêneros do discurso de Lunardelli (2021). A partir dos três eixos, investigamse: i) Como seriam as dimensões extraverbal e verbovisual do convite de casamento, à luz da perspectiva bakhtiniana dos gêneros do discurso? E ii) De que modo os estudos dialógicos da linguagem brasileiros, alinhados à Pedagogia Histórico-Crítica, podem propor caminhos didáticos ao ensino do gênero discursivo convite de casamento para as aulas de Língua Portuguesa do ensino médio? Como objetivo geral, a pesquisa intenta investigar a configuração do gênero discursivo convite de casamento pela perspectiva do Círculo de Bakhtin e propor encaminhamentos didático-metodológicos para o ensino do gênero. Como objetivos específicos, elencam-se: i) discutir os conceitos relacionados ao escopo do gênero do discurso pela perspectiva do Círculo de Bakhtin e pelos estudos dialógicos da linguagem brasileiros; ii) contextualizar histórica e socialmente o casamento como cerimônia/evento; iii) identificar as dimensões extraverbal e verbovisual de enunciados do gênero discursivo convite de casamento; e iv) propor caminhos didáticos para o ensino do gênero discursivo convite de casamento nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio. Esta pesquisa teórica caracteriza-se por ser de natureza social, pertencendo à Linguística Aplicada, de abordagem qualitativa, com análise documental por amostragem. A geração de dados se configura a partir dos convites de casamento cedidos pelas famílias, por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. No que concerne à análise dos convites de casamento, considera-se que há mudanças significativas de relacionamento afetivo na sociedade, transformações e processos de construção familiar: de uma sociedade com valores mais conservadores para uma sociedade mais criativa e aberta para novos amores. O trabalho com tal gênero discursivo nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio é relevante, a fim de os professores refletirem com os seus alunos a respeito das diversas formas de ensinar e de aprender a língua portuguesa, aliadas à ampliação do repertório dos gêneros discursivos como objetos de ensino-aprendizagem. Por fim, a pesquisa contribui para a inserção do gênero discursivo convite de casamento nas aulas de Língua Portuguesa, promovendo a reflexão sobre o posicionamento social/ideológico dos seres humanos com o casamento.
Abstract: This research seeks to analyze the dimensions of the wedding invitation from the Bakhtinian perspective of discourse genres and to propose its didacization for high school Portuguese classes. By presenting its own contexts of production, circulation, and reception, interlocutors involved in their ideological positions, unique thematic content, defined compositional structure, and peculiar linguistic-enunciative marks, the wedding invitation brings great possibilities for study in the area of dialogical language studies. The research is anchored on three theoretical axes: i) the Bakhtin Circle axis (BAKHTIN, 2010; 2013; 2016; VOLOCHÍNOV, 2013; VOLÓCHINOV, 2018), of philosophical-linguistic basis, for the study of concrete utterances belonging to the discursive genre wedding invitation; ii) the axis of studies on the historical context of marriage, taking into account the wedding ceremony as a socio-historical-discursive event, by Del Priore (2007; 2011), Engels (2012), Gandra (1983), and Prost and Vincent (1992); and iii) the didactic axis, grounded in Critical-Historical Pedagogy (SAVIANI, 1991; 2013; 2019) and in specific didactic proposal for genres of discourse, by Lunardelli (2021). From the three axes, we investigate: i) What would the extraverbal and verbal-visual dimensions of the wedding invitation look like, in the light of the Bakhtinian perspective of discourse genres? ii) In what ways can Brazilian dialogical language studies, aligned to Critical-Historical Pedagogy, propose didactic paths to teaching the discursive genre wedding invitation for high school Portuguese classes? As a general objective, the research aims to investigate the configuration of the discourse genre of wedding invitations from the perspective of Bakhtin's Circle and to propose didactic-methodological directions for the teaching of the genre. As specific objectives, they are listed: i) discuss the concepts related to the scope of genre of discourse from the perspective of Bakhtin's Circle and Brazilian dialogical studies of language; ii) historically and socially contextualize marriage as a ceremony/event; iii) identify the extraverbal and verbal-verbal dimensions of utterances of the discursive genre wedding invitation; and iv) propose didactic paths for the teaching of the discourse genre wedding invitation in high school Portuguese classes. This theoretical research is characterized by being of a social nature, belonging to Applied Linguistics, of qualitative approach, with documentary analysis by sampling. The data generation is configured from the wedding invitations given by the families, by means of the Free and Informed Consent Form. Regarding the analysis of the wedding invitations, it is considered that there are significant changes in affective relationships in society, transformations and family building processes: from a society with more conservative values to a more creative and open society for new loves. Working with this discourse genre in high school Portuguese classes is relevant, in order for teachers to reflect with their students about the various ways of teaching and learning the Portuguese language, allied to expanding the repertoire of discourse genres as teaching-learning objects. Finally, the research contributes to the insertion of the discourse genre wedding invitation in Portuguese language classes, promoting reflection on a given social/ideological positioning of man in his world, in this case, the relationship of human beings with marriage.
Keywords: Estudos dialógicos da linguagem
Ensino de língua portuguesa
Pedagogia histórico-crítica
Gênero discursivo
Convite de casamento
Dialogic language studies
Portuguese language teaching
Critical historical pedagogy
Discourse genre
Wedding invitation
CNPq areas: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Mendes, Paula Marina. O gênero discursivo convite de casamento: configuração e proposta didática para aulas de língua portuguesa. 2022. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6708
Issue Date: 3-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula_Marina_Mendes_2022.pdfDocumento principal4.4 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons