Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorThiele, Luciane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1642625714136721por
dc.contributor.advisor1Klüber, Tiago Emanuel-
dc.contributor.advisor-co1Powell, Arthur Belford-
dc.contributor.referee1Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de-
dc.contributor.referee2Detoni, Adlai Ralph-
dc.contributor.referee3Caetano, Richael Silva-
dc.date.accessioned2023-06-15T12:01:12Z-
dc.date.issued2023-04-19-
dc.identifier.citationThiele, Luciane. Aprendizagem de frações no 6° ano do Ensino Fundamental na perspectiva de medição: um enfoque Fenomenológico.. 2023. 208 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6689-
dc.description.resumoO ensino e a aprendizagem de frações são temas importantes e recorrentes nas pesquisas em Educação Matemática e perpassam por inúmeras abordagens ou modos de ensinar e aprender os números fracionários. O enfoque na perspectiva da parte-todo é predominante tanto em documentos quanto nas pesquisas. Frente a isso, compreende-se que se faz necessário investir em pesquisas sob outra perspectiva, neste caso, a de medição, que tem características histórico-epistemológicas para a compreensão e construção do número fracionário. Essa perspectiva foi investigada sob a interrogação de pesquisa: O que se mostra sobre a aprendizagem de frações ensinadas na perspectiva de medição, com enfoque na ideia de magnitude e da construção da unidade? Assumiu-se a pesquisa qualitativa em uma perspectiva fenomenológica. Para tanto, os dados desta pesquisa foram constituídos a partir da experiência vivida da professora nas suas aulas de matemática. As atividades baseadas na perspectiva de medição foram implementadas em uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental. Todo o material produzido, diálogos (entre professora e alunos ou entre alunos) e registros simbólicos ou não simbólicos (representações figurais) dos estudantes ou da professora foram gravados, transcritos e, posteriormente, analisados. Nessa análise, utilizou-se como instrumento facilitador o software de análise qualitativa, Atlas.ti e procedemos segundo a perspectiva fenomenológica, destacando as Cenas Significativas e, a partir delas, mediante reduções sucessivas, chegou-se às Unidades de Significado. Em busca do que se manifestava, foi realizada a articulação das unidades que convergiam e, dessas, a elaboração das categorias. A pesquisa culminou em sete categorias abertas: C1) Compreensões iniciais sobre frações; C2) Relação da unidade de medida comum com a relação multiplicativa; C3) A unidade e sua relativização; C4) A necessidade e o reconhecimento da unidade; C5) Manifestação do sentido da igualdade; C6) Simbolização e/ou representação das frações; e C7) Compreensão das frações sem barras. Essas categorias foram interpretadas hermeneuticamente e evidenciaram o sentido da unidade como aspecto central para a compreensão dos números fracionários. Essa unidade não é fixa, é escolhida, elegida no contexto da própria medição. Além disso, a comparação se mostrou como a ação mais recorrente e merece destaque, uma vez que o entendimento da unidade comum foi se mantendo nas várias possibilidades de arranjo entre as barras.por
dc.description.abstractThe teaching and learning of fractions are important and recurring subjects in Mathematics Education researches and undergo numerous approaches or methods of teaching and learning fractional numbers. The focus on the part-whole perspective is predominant in both documents and researches. Faced with this, it is understood that there is a need to invest in researches on another perspective, in this case, that of measurement, which has historic-epistemological characteristics for the comprehension and construction of a fractional number. This viewpoint was investigated under the research’s questioning: What shows about the learning of fractions taught from the measurement perspective, with emphasis on the idea of magnitude and unit construction? The qualitative research took on a phenomenological approach. For this purpose, this paper’s data was gathered from the lived experience of the teacher in her mathematics classes. The activities based on the perspective of measurement were implemented in a class of the 6th grade at Elementary School. All of the material produced, dialogs (between the teacher and the students or between students) and symbolic records or non symbolic (figurative representations) of the students or of the teacher were recorded, transcribed and, later on, analyzed. In this analysis, the qualitative analysis software, Atlas.ti, was used as a facilitating instrument and we proceeded according to the phenomenological perspective, highlighting the Meaningful Scenarios and, starting from them, through successive reductions, got to the Meaning Units. Seeking what was being demonstrated, the converging units were articulated and, from them, the categories were elaborated. The research culminated in seven open categories: C1) Inicial understandings about fractions; C2) Common unit of measurement relationship with multiplicative relationship; C3) The unit and its relativism; C4) The necessity and recognition of the unit; C5) Demonstration of the equivalent meaning; C6) Symbolization and/or representation of the fractions; and C7) Comprehension of fractions without rods. These categories were interpreted hermeneutically and emphasized the unit’s meaning as a central aspect for the understanding of fractional numbers. This unit is not fixed, it is chosen, elected in the context of its own measurement. Furthermore, the comparison revealed itself as the most recurrent action and deserves a spotlight, once the understanding of the common unit was maintained in the various arrangement possibilities between the rods.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2023-06-15T12:01:12Z No. of bitstreams: 2 Luciane_Thiele.2023.pdf: 3610210 bytes, checksum: bc2d5dfc9b8c6f06e147b9ae22980600 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-15T12:01:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Luciane_Thiele.2023.pdf: 3610210 bytes, checksum: bc2d5dfc9b8c6f06e147b9ae22980600 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-04-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectFraçõespor
dc.subjectUnidade de medidapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectFractionseng
dc.subjectUnit of measureeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICApor
dc.titleAprendizagem de frações no 6° ano do Ensino Fundamental na perspectiva de medição: um enfoque Fenomenológico.por
dc.title.alternativeLearning Fractions in the 6th Year of Elementary School from the Perspective of Measurement: A Phenomenological Approach.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciane_Thiele.2023.pdf3.52 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons