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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6631
Tipo do documento: Tese
Title: O Programa Residência Pedagógica como política de formação de professores: o caso da Universidade Federal da Fronteira Sul.
Other Titles: The pedagogical residency program as a teacher training policy: the case for the Federal University of fraonteira Sul
Autor: Deus, Andreia Florencio Eduardo de
Primeiro orientador: Malacarne, Vilmar
Primeiro membro da banca: Cacciamani, Jackson Luis Martins
Segundo membro da banca: Carvalho, Marco Antonio Batista
Terceiro membro da banca: Justina, Lourdes Aparecida Della
Quarto membro da banca: Bartelmebs, Roberta Chiesa
Resumo: As transformações sociais proporcionadas pela evolução da Ciência ocorrem em uma velocidade crescente. É consenso que tais mudanças precisam também ser incorporadas pelos sistemas de ensino em seus diferentes níveis. Para tal, diferentes ações e politicas de formação de professores tem sido desenvolvidas com o intuito de avançar e quem sabe atingir a mesma velocidade de transformações a que sociedade é submetida. É necessário conhecer o estudante nato digital, nativo do processo de globalização, imerso no mundo de informações muitas vezes sem bases científica e fragilizado emocionalmente que chega as instituições de ensino. Tais características são cada vez mais necessárias aos professores. Porém, indagamos: quais os processos imbricados na formação do professor para tais demandas? Os cursos de licenciaturas tem repensado seus currículos de modo a superar tais desafios. Diferentes propostas de formação são apresentadas. Neste trabalho questionamos: como as ações oriundas da política de formação de professores vigente no Brasil impacta a formação dos futuros professores? Qual o papel exercido pelas instituições formadoras neste processo? Para responder tais questionamentos a pesquisa objetivou analisar os impactos da política por meio de uma ação específica: O Programa Residência Pedagógica (PRP). O trabalho se desenvolveu na análise de um projeto submetido ao primeiro edital da CAPES 2018 - 2020. O campo de pesquisa escolhido foi uma instituição de ensino superior localizada nos três estados da região sul do Brasil. Uma vez que a intenção desta pesquisa foi compreender os desdobramentos do Programa Residência Pedagógica (PRP) no processo de formação de professores numa dinâmica de interação entre os sujeitos sociais pesquisados, a abordagem qualitativa de pesquisa se mostrou mais condizente, trata-se, portanto de uma abordagem descritiva interpretativa e analítica. Como instrumentos de constituição dos dados, foram utilizados questionários semiestruturados e roteiros de entrevistas similares e adaptados a cada grupo, que são: coordenadores locais, orientadores, gestores escolares, preceptores e residentes. A metodologia de análise definida foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Tal processo metodológico foi realizado com o corpus de análise em cada grupo separadamente, do qual resultaram categorias que deram vazão aos metatextos. Como resultado de conclusão emergiram deste processo outras duas categorias gerais finais que refletem por meio de metatextos o que foi levantado na pesquisa. Os dados constituídos permitiram algumas inferências, a formação centrada na prática pela prática se fez presentes nas percepções dos participantes. Dificuldades de compreensões a cerca do papel da escola e do preceptor, bem como dos objetivos do programa foram evidenciadas. As discussões em torno do PRP e a sua relação com o Estágio Curricular apresentam diferentes percepções, afinal, o PRP pode ser ação equivalente? ou complementar? Ou seja, foram observadas incertezas conceituais. A relação universidade escola é frágil e pautada em ações individuais e não coletivas e/ou institucionais. Ambas a instituições de ensino carecem de apoios de estados e municípios por meio de suas secretarias, o que revelou também certa carência estrutural. Porém, a imersão dos residentes na rotina escolar surgiu como um ponto fundamental, o tempo e as vivências no ambiente escolar proporcionaram aos residentes conhecer e compreender o futuro espaço de trabalho para além da sala de aula. Diante das percepções dos envolvidos na execução do PRP, compreende-se que ainda que tenhamos avançado em pesquisas e até mesmo em políticas de formação de professores, velhos problemas persistem: incompreensões acerca da relação teoria e prática na formação; dificuldades pautadas na relação universidade escola; desconhecimento do perfil social do estudante de licenciatura. Apesar disse defendemos que o PRP tem potencial para melhorar substancialmente o processo de formação de professores, e se constituir num espaço híbrido de formação, ou seja, que envolve futuros professores em formação inicial, professores atuantes em processo de formação contínua mediados por orientadores/pesquisadores. Tal condição permite uma dinâmica que pode contribuir para a melhoria da formação de professores e consequentemente da educação básica, e porque não dizer da educação superior. Contudo, carece de uma revisão sistemática das estruturas, como proposta de melhorias entendemos ser necessário propor cursos específicos para a formação de preceptores em nível de especialização; projetos de formação de orientadores nas universidades; constituir equipe de apoio técnico pedagógico com membros da universidade e da escola. Diante dos apontamentos realizados, consideramos que o Programa Residência Pedagógica teve como desdobramento na formação dos professores, para os sujeitos em formação: perceber a escola em toda sua complexidade, para os agentes formadores, reconhecer todo aparato social, profissional e científico que envolve a formação do professor, bem como a necessidade também de formação contínua. Aos formuladores das políticas, os dados indicam que não basta propor ações, é preciso oferecer suporte para elas aconteçam de fato, educação não se faz em tempo livre, mas resulta de um processo complexo de formação, ação, reflexão e formação contínuo.
Abstract: The social transformations led by science's evolution occur at an increasing speed. It is a consensus that the different levels of education systems need to incorporate these changes. Therefore, different teacher training actions and policies have been developed to advance and, maybe, reach the same speed of transformations society faces. One needs to understand the digital-native student, born into the globalization process, immersed in the information world, often with no scientific base and emotionally fragile, who arrives in the education institutions. These characteristics are increasingly more needed among teachers. Nonetheless, we question: what are the processes intertwined in teacher training to answer these demands? Undergraduate teaching degrees have been rethinking their curricula to overcome these challenges. Different training proposals are presented. In this work, we question: how do the actions from the teacher training policy in Brazil impact the education of future teachers? What is the role played by training institutions in this process? To answer these questions, the research aimed to analyze the policy impact through one specific action: the Programa Residencia Pedagógica (PRP- Pedagogical Residency Program). We developed the work by analyzing a project submitted to the first public call of CAPES 2018 - 2020. The research field was a higher education institution in the three states of the South region of Brazil. As the research intention was to understand the unfoldings of Programa Residência Pedagógica (PRP) in the teacher training process in a dynamic of interaction between the social subjects researched, we used the qualitative research approach. Thus, this is a descriptive, interpretative, and analytical study. To collect data, we used semi-structured questionnaires and interviews adapted to each group: local coordinators, counselors, school managers, advisors, and residents. The analytical methodology was discursive textual analysis (DTA), through which we analyzed the corpus of each group separately, resulting in categories that led to meta-texts. From this process, two other general refined categories emerged, reflecting what was raised during the research through meta text. The data allowed some inferences. The formation centered on 'practice by the practice' is present in the participants' perspectives. We could perceive difficulties in understanding the role of the school, the advisor, and the program's objectives. The discussions around PRP and its relation with the School Placement have different perceptions. After all, can PRP be an equivalent action? Or complementary? That is, we could see some conceptual uncertainties. The relationship between university and school is fragile, grounded on the support by the state and the city halls through their secretaries, portraying a certain structural deficiency. However, the immersion of residents in the school routine emerged as a fundamental point. The time and the experiences in the school environment allowed the residents to know and understand their future workspace beyond the classroom. Faced by the perception of those involved in the implementation of PRP, we also understand that, though there has been advancements in the studies and teacher-training policies, some old problems linger: misunderstandings related to theory and practice in training; difficulties in the relationship between university and school; lack of knowledge on the social profile of Teaching degree students. Despite this, we believe that PRP can substantially improve the teacher training process and become a hybrid training space, i.e., involving pre-service teachers, in-service teachers, teacher trainers, and those in continuous training, mediated by advisors/researchers. Such a condition allows for a dynamic that can improve teacher training and, consequently, K-12 education and higher education. However, there needs to be a systematic review of the structures. As an improvement proposal, we understand there need to be specific courses to train advisors at a specialization level, projects to train advisors in the universities, and establish teams of pedagogical technical support with members from the university and the school. From these remarks, we understand that the Pedagogical Residency Program had some unfoldings for teacher training among the training subjects: they could perceive the school in all its complexity for the training agents, recognize the whole social, professional, and scientific apparatus that involves teacher training, and the need for continuous training. For the policy markers, the data indicate that the action proposal is insufficient. It needs to be supported to implement them. Education does not happen in free time but results from a complex process of training, action, reflection, and continuous formation.
Keywords: Formação inicial de professores das Ciências
Formação continuada de professores das Ciências
Políticas de formação de professores
Espaço híbrido de formação
Science teacher pre-service training
Science teacher continuous training
Teacher training policies
Hybrid Training Space
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Deus, Andreia Florencio Eduardo de. O Programa Residência Pedagógica como política de formação de professores: o caso da Universidade Federal da Fronteira Sul.. 2023. 192 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6631
Issue Date: 15-Mar-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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