Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6534
Tipo do documento: Dissertação
Title: Compreensão leitora e a relação com o uso das estratégias de aprendizagem no ensino fundamental
Other Titles: Reading comprehension and the use of learning strategies in elementary school
La comprensión lectora y el uso de estrategias de aprendizaje en la escuela primaria
Autor: Maraschin, Sheyla de Souza Polhasto 
Primeiro orientador: Moura, Cynthia Borges de
Primeiro membro da banca: Sá, Maria Isabel Fernandes de
Segundo membro da banca: Mombelli, Monica Augusta
Resumo: A compreensão leitora é uma habilidade necessária e de importância a vida acadêmica e social dos estudantes e o uso das estratégias de aprendizagem pode facilitar a aquisição de conhecimento quando empregadas competentemente. Deste modo, o presente estudo teve por objetivo avaliar o nível de compreensão leitora e sua relação com o uso de estratégias de aprendizagem entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de dados, de campo, de natureza aplicada e descritiva, e de caráter qualiquantitativa. Participaram deste estudo 66 alunos de turmas de 5º anos de quatro escolas da região norte de Foz do Iguaçu. Para o alcance das respostas foram aplicados dois instrumentos coletivamente aos estudantes, sendo o primeiro o teste de Cloze que avalia os níveis de compreensão leitora dos alunos e o segundo, a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental que busca identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas. Nesta pesquisa portanto, foram investigados o nível de compreensão leitora dos alunos e quais estratégias de aprendizagem eles utilizam, além de analisar quais estratégias de aprendizagem se relacionam com um melhor desempenho em compreensão leitora. Os dados obtidos apresentaram que os alunos se encontram no nível de autonomia, ou seja, quando apresentam êxito em compreensão leitora. Contudo, esse destaque ficou para os alunos provenientes das escolas privadas e do sexo feminino, realçando que os demais alunos acabaram ficando em diferentes níveis. Além disso, foi possível observar que os estudantes utilizam as estratégias de aprendizagem de forma insuficiente, empregando com maior frequência as metacognitivas. Com a análise correlacional surgiram indicações de uma relação entre a compreensão leitora e as estratégias metacognitivas. Por fim, a presente pesquisa expôs que o uso de estratégias cognitivas pontuais e apropriadas pode ser favorável à aprendizagem da compreensão leitora dos alunos, pactuando uma relação entre a compreensão leitora e o uso das estratégias em benefício da aprendizagem.
Abstract: Reading comprehension is a necessary and important skill for students' academic and social lives, and the use of learning strategies can facilitate the acquisition of knowledge when used competently. Thus, the present study aimed to evaluate the level of reading comprehension and its relationship with the use of learning strategies among students of the 5th year of Elementary School I. It is a survey of data, from the field, from applied and descriptive nature, and qualitative and quantitative. Sixty-six students from 5th grade classes from four schools in the northern region of Foz do Iguaçu participated in this study. To reach the answers, two instruments were applied collectively to the students, the first being the Cloze test that evaluates the students' reading comprehension levels and the second, the Learning Strategies Assessment Scale for Elementary School that seeks to identify the strategies of learning used. In this research, therefore, the level of reading comprehension of the students and which learning strategies they use were investigated, in addition to analyzing which learning strategies are related to a better performance in reading comprehension. The data obtained showed that students are at the level of autonomy, that is, when they are successful in reading comprehension. However, this highlight was for students from private and female schools, emphasizing that the other students ended up at different levels. In addition, it was possible to observe that students use learning strategies insufficiently, using metacognitive strategies more frequently. With the correlational analysis, indications of a relationship between reading comprehension and metacognitive strategies emerged. Finally, this research showed that the use of punctual and appropriate cognitive strategies can be favorable to the learning of students' reading comprehension, agreeing on a relationship between reading comprehension and the use of strategies for the benefit of learning.
La comprensión lectora es una habilidad necesaria e importante para la vida académica y social de los estudiantes, y el uso de estrategias de aprendizaje puede facilitar la adquisición de conocimientos cuando se utilizan de manera competente. Así, el presente estudio tuvo como objetivo evaluar el nivel de comprensión lectora y su relación con el uso de estrategias de aprendizaje entre estudiantes del 5º año de la Enseñanza Básica I. Se trata de un levantamiento de datos, de campo, de carácter aplicado y descriptivo, y cualitativa y cuantitativa. Participaron de este estudio 66 alumnos de 5º grado de cuatro escuelas de la región norte de Foz do Iguaçu. Para llegar a las respuestas se aplicaron colectivamente dos instrumentos a los estudiantes, siendo el primero la prueba Cloze que evalúa los niveles de comprensión lectora de los estudiantes y el segundo, la Escala de Evaluación de Estrategias de Aprendizaje para Primaria que busca identificar las estrategias de aprendizaje utilizadas. En esta investigación, por tanto, se investigó el nivel de comprensión lectora de los estudiantes y qué estrategias de aprendizaje utilizan, además de analizar qué estrategias de aprendizaje se relacionan con un mejor desempeño en la comprensión lectora. Los datos obtenidos mostraron que los estudiantes se encuentran en el nivel de autonomía, es decir, cuando tienen éxito en la comprensión lectora. Sin embargo, este destaque fue para estudiantes de colegios privados y femeninos, destacando que los demás estudiantes terminaron en diferentes niveles. Además, se pudo observar que los estudiantes utilizan insuficientemente las estrategias de aprendizaje, utilizando con mayor frecuencia estrategias metacognitivas. Con el análisis correlacional surgieron indicios de una relación entre la comprensión lectora y las estrategias metacognitivas. Finalmente, esta investigación demostró que el uso de estrategias cognitivas puntuales y adecuadas puede ser favorable para el aprendizaje de la comprensión lectora de los estudiantes, coincidiendo en una relación entre la comprensión lectora y el uso de estrategias en beneficio del aprendizaje.
Keywords: Habilidade leitora
Cloze
Ensino e aprendizagem
Educação
Reading skill
Cloze
Teaching and learning
Education
Habilidad lectora
Cloze
Enseñando y aprendiendo
Educación
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Maraschin, Sheyla de Souza Polhasto. Compreensão leitora e a relação com o uso das estratégias de aprendizagem no ensino fundamental. 2023. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6534
Issue Date: 17-Feb-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sheyla_de_Souza_Polhasto_Maraschin_2023.pdfDocumento principal1.62 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons