Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6452
Tipo do documento: Dissertação
Title: PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Other Titles: SELF-ASSESSMENT SURVEY OF PHARMACEUTICAL SCIENCES POSTGRADUATE PROGRAM OF THE WESTERN PARANA STATE UNIVERSITY
Autor: Horvath, Barbara Sackser 
Primeiro orientador: Simoes, Marcia Regina
Primeiro membro da banca: Menolli, Rafael Andrade
Segundo membro da banca: Conterno, Solange de Fátima Reis
Resumo: Para contribuir com a garantia da qualidade da pós-graduação brasileira, a CAPES implantou o processo de Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós graduação stricto sensu regulamentado pela Portaria nº 59 de 21 de março de 2017. Um dos quesitos avaliados na Avaliação Quadrienal constitui na elaboração de um plano obrigatório de autoavaliação institucional, que teve como objetivo monitorar a qualidade do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIOESTE (PCF). Para realizar esse trabalho, foi utilizada a Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) como ferramenta pedagógica para diagnóstico autoavaliativo em um grupo de 158 pessoas do PCF, com os seguintes personagens: docentes, discentes, alunos evadidos, servidores técnicos e alunos egressos. Posteriormente, foi desenvolvido um questionário de autoavaliação baseado nos resultados da matriz FOFA e aplicado aos personagens. Os resultados obtidos nessa segunda etapa da pesquisa foram submetidos à análise estatística descritiva e sumarizados individualmente por meio dos percentuais obtidos nas opções de respostas fornecidas e na avaliação da concordância através da escala de Likert. A avaliação comparativa entre os grupos foi realizada para cada questão comum entre eles. As matrizes das respostas foram convertidas em medidas de similaridade e analisadas pela técnica de ordenação de coordenadas principais (PCoA). Houve dispersão entre os grupos avaliados pela análise de homogeneidade (Permdisper), e pela análise dos testes t e HSD Tukey, observou-se quais opções de resposta para cada pergunta foram responsáveis pela dispersão dos dados entre os grupos e das medidas centrais. Os resultados levantados apontam similaridade nas respostas dos discentes e dos alunos egressos, e certa dissonância das respostas dos docentes, o que sugere que os aspectos de melhoras precisam ser avaliados de acordo com cada grupo, pois os docentes e os discentes avaliaram os pontos fortes e fracos do PCF sob perspectivas diferentes.
Abstract: To contribute to ensuring the quality of Brazilian graduate studies, CAPES implemented the Quadrennial Evaluation process of stricto sensu Graduate Programs, regulated by Ordinance N. 59 of March 21st, 2017. One of the assessed items included in the Quadrennial Evaluation is the elaboration of a mandatory institutional self-assessment plan. This self-assessment work aimed to monitor the quality of the Graduate Program in Pharmaceutical Sciences at UNIOESTE (PCF). To perform this research, the SWOT analysis (Strengths, Opportunities, Weaknesses and Threats) was used as a pedagogical tool for self-assessment diagnosis in a group of 158 participants, with the following characters: professors, students, dropout students, technical employees and former students. Subsequently, a self-assessment questionnaire was developed based on the results of the SWOT analysis and applied to the group of characters. The results obtained in this second stage of the research were submitted to descriptive statistical analysis, individually summarized through the percentages from the response options provided and in the assessment of agreement through the Likert scale. A comparative assessment between the groups was performed for each common question between them. The response matrices were converted into similarity measurements and analyzed using the principal coordinate ordering technique (PCoA). There was dispersion between the groups evaluated by the analysis of homogeneity (Permdisp), and by the analysis of the t and HSD Tukey tests, it was observed which answer options for each question were responsible for the dispersion of the data between the groups and of the central measures. There was similarity in the response of students and graduates and a certain dissonance in the response of professors, which suggests that the aspects of improvement need to be evaluated according to each group, as professors and students have evaluated the strengths and weaknesses of the PCF under different perspectives.
Keywords: Avaliação
Qualidade
CAPES
Matriz F.O.F.A
Assessment
Quality
CAPES
SWOT analysis
CNPq areas: CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas
Campun: Cascavel
Citation: Horvath, Barbara Sackser. PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. 2022. 125 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6452
Issue Date: 28-Nov-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Farmacêuticas (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Barbara_Horvath.2022.pdfArquivo completo6.83 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons