Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6248
Tipo do documento: Dissertação
Title: Um estudo sobre os livros de história da matemática para professores organizados pela sbhmat para os seminários nacionais de história da matemática
Other Titles: A study about the history of mathematics books for teachers organized by sbhmat for the national seminars on the history of mathematics
Autor: Rodrigues Junior, Antonio 
Primeiro orientador: Lübeck, Marcos
Primeiro membro da banca: Zara, Reginaldo Aparecido
Segundo membro da banca: Nobre, Sergio Roberto
Terceiro membro da banca: Sad, Ligia Arantes
Resumo: O propósito nessa dissertação é apresentar um estudo sobre os livros organizados pela Sociedade Brasileira de História da Matemática para os minicursos oferecidos nos Seminários Nacionais de História da Matemática dos últimos vinte anos. Esses textos, publicados bienalmente por educadores e pesquisadores, compõem uma coleção elaborada para professores, a qual objetiva subsidiá-los em suas atividades e que se mostra muito profícua às práticas educativas, em todos os níveis, destacando a importância da História para o ensino de Matemática. Assim, a partir de pesquisas em referências que versam sobre as potencialidades da História da Matemática, observando alguns documentos oficiais para Educação Básica, em particular, a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular do Paraná, respeitantes a disciplina de Matemática, foram sistematicamente analisados e destacados objetos de conhecimento nessa coleção, fazendo nisto um apanhado panorâmico das respectivas unidades temáticas e os seus relativos anos escolares. O objetivo principal foi analisar todos os livros produzidos, que totalizam 121 obras, lançadas entre 2001 e 2021, e, com isso, auxiliar professores e alunos no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, disponibilizando um registro prático e proveitoso que pode servir como instrumento de orientação para encontrar nos textos listados conteúdos escolares relacionados com a História da Matemática, e que podem ser trabalhados com essa metodologia, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. Metodologicamente, os dados apresentados aqui se apoiam na Pesquisa Bibliográfica. Sobre os resultados, esses ressaltam bem quais assuntos possuem algum material de apoio e, concomitantemente, deixam claro os que ainda não possuem, para que, oportunamente, sejam confeccionados. Com isso, espera-se que o estudo possa contribuir tanto para os alunos, em seu aprendizado, quanto para os professores, para o ensino, ao saberem onde obter suportes confiáveis e de qualidade, assim como aos autores/pesquisadores que se dedicam a produzir esses materiais, mostrando-lhes algumas lacunas ainda à serem completadas, o que torna este trabalho importante para a área de Educação Matemática.
Abstract: The purpose of this dissertation is present a study about the books organized by the Brazilian Society of History of Mathematics for the mini-courses offered at the National Seminars on the History of Mathematics of the last twenty years. These texts, published biennially by educators and researchers, make up a collection designed for teachers, which aims to support them in their activities and which proves to be very effective for educational practices, at all levels, highlighting the importance of History for the teaching of Mathematics. Therefore, from research in references that deal with the potentialities of the History of Mathematics, observing some official documents for Basic Education, in particular, the National Common Curricular Bases and the Curricular Reference of Paraná, regarding the subject of Mathematics, objects of knowledge were systematically analyzed and highlighted in this collection, providing a panoramic view of the respective thematic units and their relative school years. The main objective was to analyze all the books produced, which total 121, released between 2001 and 2021, and, with that, to help teachers and students in the teaching and learning Mathematics process, providing a practical and useful record that can serve as a guidance instrument to find school contents related to the History of Mathematics in the listed texts, which can be worked with this methodology, both in Elementary and High School. Methodologically, a Bibliographic Research supports the data presented here. Regarding the results, they clearly highlight which subjects have some support material and, at the same time, make clear those that do not yet have them, so that, in due course, they can be prepared. With this, it is expected that the study can contribute both to students, in their learning, and to teachers, to teaching, when they know where to get reliable and quality supports, as well as to authors/researchers who are dedicated to producing these materials, showing them some gaps still to be completed, which makes this dissertation important for the area of Mathematics Education.
Keywords: História da matemática
Metodologia de ensino
Coleção história da matemática para professores
Educação básica
History of mathematics
Teaching methodology
History of mathematics collection for teachers
Basic education
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Rodrigues Junior, Antonio. Um estudo sobre os livros de história da matemática para professores organizados pela sbhmat para os seminários nacionais de história da matemática. 2022. 137 f. Dissertação Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6248
Issue Date: 22-Feb-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio_Rodrigues_Junior_2022.pdfDocumento principal1.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons