Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6187
Tipo do documento: Dissertação
Title: Abordagem temática no livro didático de química: uma análise das obras do programa nacional do livro didático
Other Titles: Thematic approach in the chemistry textbook: an analysis of the works of the national textbook program
Autor: Morschheiser, Luana Marciele 
Primeiro orientador: Justina, Lourdes Aparecida Della
Primeiro membro da banca: Nunes, Albino Oliveira
Segundo membro da banca: Carvalho, Marco Antonio Batista
Terceiro membro da banca: Fioresi, Claudia Almeida
Resumo: A pesquisa teve o objetivo de compreender como ocorre a abordagem dos temas nos LDs de Química, que contemplam todo o Programa Nacional do Livro Didático de Química desde seu início (2007-2018). Para o desenvolvimento deste estudo, foi desenvolvida a análise de 8 livros didáticos que compreendem duas coleções denominadas de Obra A para os livros que contemplam a coleção “Química Cidadã” e Obra B para os livros da Coleção “Química”. A pesquisa se apresenta como de caráter qualitativo de cunho bibliográfico. A metodologia utilizada para a análise dos dados seguiu os pressupostos da Análise de Conteúdo fundamentada por Laurence Bardin em sua obra datada de 2011. A fundamentação da Pesquisa seguiu a teorização investigativa acerca das Abodagens de Temas, pela qual foram elencadas denominações para terminologias que empregam os Temas no Ensino de Ciências em especial a Química, para serem investigados nos livros didáticos de Química. Foram elencadas as terminologias como proposições didáticas, sendo: (i) Temas Geradores; (Investigação Temática; (iii) Abordagem Temática Freireana e (iv) definição de Tema e Temática de acordo com os dicionários etimológicos. Aspectos de expressividade do tema diante da estrutura dos livros didáticos, também contemplaram a análise, quando à capa, texto dos capítulos, figuras, exercícios, atividades experimentais, boxes/caixas de texto. Diante da análise que compreendeu os requisitos mencionados e findados em uma matriz de análise, compreendemos que a Obra A se demonstrou com maior caráter “temático” diante da Obra B, permitindo que o professor no uso de suas atribuições para ministrar uma aula, possa utilizar como base a metodologia impregnada pelos temas, contribuindo assim com as relações entre o conhecimento científico e as problemáticas evidenciadas perante uma sociedade.
Abstract: The research aimed to understand how topics are approached in Chemistry textbooks, which cover the entire National Chemistry Textbook Program since its inception (2007- 2018). For the development of this study, the analysis of 8 textbooks was developed, comprising two collections called Work A for the books that include the “Química Cidadã” collection and Work B for the books of the “Chemistry” Collection. The research presents itself as a qualitative bibliographic research. The methodology used for data analysis followed the assumptions of Content Analysis founded by Laurence Bardin in his work dated 2011. The research foundation followed the investigative theorization about the theme approach, by which denominations for terminologies that employ the Themes in Science Teaching, especially Chemistry, to be investigated in Chemistry textbooks. The terminologies were listed as didactic propositions, as follows: (i) Generating Themes; (Thematic Research; (iii) Freirean Thematic Approach and (iv) definition of Theme and Theme according to etymological dictionaries, figures, exercises, experimental activities, boxes/text boxes. In view of the analysis that included the mentioned requirements and ended in an analysis matrix, we understand that Work A demonstrated itself with a greater "thematic" character in relation to Work B, allowing the teacher, in the use of his attributions to teach a class, can use as a basis the methodology employed by the themes, thus contributing to the relations between scientific knowledge and the problems evidenced before a society.
Keywords: Livro Didático
Ensino de Química
Tema Gerador
Investigação Temática
Abordagem Temática Freireana
Textbook
Chemistry teaching
Theme Generator
Thematic research
Freirean Thematic Approach
CNPq areas: Educação em ciências e Educação matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Morschheiser, Luana Marciele. Abordagem temática no livro didático de química: uma análise das obras do programa nacional do livro didático. 2022. 179 f. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6187
Issue Date: 5-May-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luana_Marciele_Morschheiser2022.pdfTexto completo3.62 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons